Memória e Educação Profissional no Brasil

usos e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14377

Palavras-chave:

Memória, História Oral, História da Educação Profissional

Resumo

Este artigo trata das possibilidades de pesquisa em História da Educação Profissional utilizando os procedimentos metodológicos da História Oral, caracterizando-se como um trabalho de caráter exploratório. Realizamos uma breve análise da história da educação profissional no Brasil, para compreender as permanências e rupturas que culminaram na criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, no ano de 2008.  Também foi realizada uma discussão sobre o conceito de História Oral e Memória, para justificar o uso desta metodologia nas pesquisas no campo da História da Educação. Por fim, apresentamos a experiência com História Oral através das pesquisas desenvolvidas no Centro de Memória do Instituto Federal de Educação de Minas Gerais, que nos permitiu concluir sobre a validade do uso da metodologia da História Oral, permitindo-nos acessar experiências invisíveis nos documentos.

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Biografia do Autor

Pablo Menezes e Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Pós Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre 2021/2022. Doutor em História pela UFMG (2013), mestre em História pela mesma Universidade (2005), e graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003).

Douglas Biagio Puglia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP , na linha de pesquisa História e Cultura Política. 

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Publicado

18/11/2024

Como Citar

OLIVEIRA, Pablo Menezes e; PUGLIA, Douglas Biagio. Memória e Educação Profissional no Brasil: usos e possibilidades. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14377, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14377. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14377. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

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