DEZ ANOS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: UM BALANÇO DA EFETIVAÇÃO HISTÓRICA DO SEU PROJETO POLÍTICO EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.9102

Palavras-chave:

educação profissional e tecnológica. Lei 11.892/2008. políticas públicas. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Resumo

Há pouco mais de dez anos, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) era instituída pela Lei 11.892, de 29 de Dezembro de 2008. Neste momento oportuno, que marca a primeira década de existência da RFEPCT, este artigo avalia a composição da oferta de vagas da RFEPCT, a partir do estudo do caso do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Demonstrando: que essa oferta persiste inadequada, apesar da clareza com que a Lei 11.892 orientou a sua composição; que os desvios observados têm conduzido ao abandono persistente da oferta de vagas em modalidades legalmente prioritárias; por fim, que as razões explícitas com as quais se tem pretendido justificar essa inadequação não se sustentam.

 

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Biografia do Autor

Lucas Alves Marinho, Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares

Lucas Alves Marinho é professor do Instituto Federal de Minas Gerais.

Pablo Menezes e Oliveira, Instituto Federal de Minas Gerais - campus Ouro Branco

Pablo Menezes e Oliveira é professor do Instituto Federal de Minas Gerais - campus Ouro Branco.

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Publicado

27/12/2019

Como Citar

MARINHO, Lucas Alves; OLIVEIRA, Pablo Menezes e. DEZ ANOS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: UM BALANÇO DA EFETIVAÇÃO HISTÓRICA DO SEU PROJETO POLÍTICO EDUCACIONAL. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 17, p. e9102, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.9102. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9102. Acesso em: 27 maio. 2024.

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