Espaços não formais de educação

importância e contribuições para Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15211

Palavras-chave:

Educação formal, Educação não formal, Educação informal, Espaço não convencional

Resumo

Espaços não formais de educação têm apresentado importante contribuição no desenvolvimento do ensino e aprendizagem e diversos(as) educadores(as) têm lançado mão desse recurso para possibilitar aos/as alunos(as) contato prático direto com os diversos temas abordados em sala de aula. A elaboração deste trabalho tem por finalidade verificar essa importância e contribuições que esses espaços não formais têm para a educação, especialmente, para a educação profissional e tecnológica. Para tanto, adotamos a pesquisa de natureza básica, do tipo exploratória, sendo concretizada por meio de uma pesquisa bibliográfica. Os resultados nos levam a compreensão de que esses espaços têm grande potencial colaborativo no desenvolvimento do ensino e aprendizagem e que as Instituições educacionais devem promover a realização de tais atividades, com o objetivo de alcançar sempre melhores resultados.

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Biografia do Autor

Júnior da Costa Moreira, Instituto Federal do Acre-IFAC

Possui Graduação em Tecnologia em Redes de Computadores pela Faculdade Barão do Rio Branco (2009). Especialização Lato Sensu em Computação Forense pela Faculdade Barão do Rio Branco (UNINORTE). Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC. Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Acre - IFAC/Campus Xapuri. Tem experiência nas Áreas de Redes e Manutenção de Computadores com suporte à usuários

Luís Pedro de Melo Plese, Instituto Federal do Acre

Possui graduação em Faculdade de Agronomia do Oeste Paulista pela Universidade do Oeste Paulista (1997), mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2000) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Fui Bolsista DCR e professor visitante da Universidade Federal do Acre. Atuei na gestão no cargo de Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do Instituto Federal do Acre durante 10 anos e 6 meses. Atualmente sou docente da área de meio ambiente do Instituto Federal do Acre. Atuo no Programa de Mestrado Profissional em Ensino Profissional e Tecnológico (Profept) e no Programa de Doutorado da Bionorte da Universidade Federal do Acre como associado. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Defesa Fitossanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: sulfentrazone, milho, calcário, reatividade e relação cálcio e magnésio.

Keila Lima Sanches, Instituto Federal de Brasília

Engenheira Florestal formada pela Universidade de Brasília (2007). Mestre (2009) e Doutora (2014) em Economia Florestal pela UnB. Docente e pesquisadora do Instituto Federal de Brasília - IFB. Membro do corpo docente do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Membro do banco de avaliadores do INEP/MEC e da SETEC/MEC. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Tecnologia de Produtos Florestais, Tecnologias de beneficiamento dos Insumos e Resíduos Florestais, Elaboração e Avaliação Econômica de Projetos, Avaliação de mobiliário e objetos escolares, Marketing Verde, Modelagem, Valoração Econômica, Alternativas Econômicas para o desenvolvimento sustentável, RAD, dentre outros. Desde 2019, tem intensificado pesquisas na pós-graduação com a linha Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT com processos de concepção e organização do espaço pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. 

Referências

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Publicado

20.11.2024

Como Citar

MOREIRA, Júnior da costa; PLESE, Luís Pedro de melo; SANCHES, Keila Lima. Espaços não formais de educação: importância e contribuições para Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e15211, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15211. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15211. Acesso em: 31 mar. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

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