Espaços não formais de educação
importância e contribuições para Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15211Palavras-chave:
Educação formal, Educação não formal, Educação informal, Espaço não convencionalResumo
Espaços não formais de educação têm apresentado importante contribuição no desenvolvimento do ensino e aprendizagem e diversos(as) educadores(as) têm lançado mão desse recurso para possibilitar aos/as alunos(as) contato prático direto com os diversos temas abordados em sala de aula. A elaboração deste trabalho tem por finalidade verificar essa importância e contribuições que esses espaços não formais têm para a educação, especialmente, para a educação profissional e tecnológica. Para tanto, adotamos a pesquisa de natureza básica, do tipo exploratória, sendo concretizada por meio de uma pesquisa bibliográfica. Os resultados nos levam a compreensão de que esses espaços têm grande potencial colaborativo no desenvolvimento do ensino e aprendizagem e que as Instituições educacionais devem promover a realização de tais atividades, com o objetivo de alcançar sempre melhores resultados.
Downloads
Referências
BATISTA, João M. de M.; LIMA, Nicácio N. A importância dos espaços não-formais no ensino de ciências e biologia: contribuições e perspectiva no processo de ensino-aprendizagem. In: VII Encontro Nacional das Licenciaturas. 7. 2018, Fortaleza-CE. Anais eletrônicos [...], Fortaleza-CE, 2018. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br. Acesso em: 27 jan. 2023.
BERNET, J. T. La educación fuera de la escuela. Âmbitos no formales y educación social. 2ª ed. Editora: Ariel. Asturias/España, 2003.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: Brasília: Presidência da República, [1988]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 27 jan. 2023.
BRASIL. [Constituição (1937)]. Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro: Presidência da República, [1937b]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 25 jan. 2023.
BRASIL. Decreto nº 4.127, de 25 de fevereiro de 1942. Estabelece as bases de organização da rede federal de estabelecimentos de ensino industrial. Rio de Janeiro: Presidência da República, [1942]. https://www2.camara.leg.br. Acesso em: 01 jan. 2022.
BRASIL. Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. Crêa nas capitaes dos Estados da República Escolas de Aprendizes Artifices, para o ensino profissional primário e gratuito. Rio de Janeiro: Presidência da República, [1909]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br. Acesso em: 23 jan. 2023.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República [2008]. http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 23 jan. 2023.
BRASIL. Lei nº 3.552, de 16 de fevereiro de 1959. Dispõe sobre nova organização escolar e administrativa dos estabelecimentos de ensino industrial do Ministério da Educação e Cultura, e dá outras providências. Rio de Janeiro: Presidência da República, [1959]. http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 23 jan. 2023.
BRASIL. Lei nº 378, de 13 de janeiro de 1937. Dá nova organização ao Ministério da Educação e Saúde Pública. Rio de Janeiro: Presidência da República [1937a]. https://www2.camara.leg.br. Acesso em: 23 jan. 2023.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, [1971]. https://www2.camara.leg.br. Acesso em: 03 jan. 2022.
BRASIL. Lei nº 6.545, de 30 de junho de 1978. Dispõe sobre a transformação das Escolas Técnicas Federais de Minas Gerais, do Paraná e Celso Suckow da Fonseca em Centros Federais de Educação Tecnológica e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, [1978]. http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 23 jan. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, [1996]. http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 20 jan. 2023.
BRUNO, Ana. Educação formal, não formal e informal: da trilogia aos cruzamentos, dos hibridismos a outros contributos. Mediações. v. 2, n. 2, p. 11-25, 2014.
Fonseca, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
CONIF, Assessoria de Comunicação. Há 113 anos fomando profissionais qualificados e transformando vidas. Brasília-DF, 23 set. 2022. Disponível em: https://113anos.redefederal.org.br/. Acesso em: 1 mar. 2024.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª Ed. Editora: Atlas. São Paulo, 2007.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal, aprendizagens e saberes em processos participativos. Investigar em Educação, IIª Série, n. 1, p. 35-50, 2014.
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, educador(a) social e projetos sociais de inclusão social. Meta: Avaliação, v. 1, n. 1, p. 28-43, jan./abr. 2009.
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. ENSAIO: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006.
JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica. Em extensão, v. 7, p. 55-66, 2008.
MARANDINO, M. Faz sentido ainda propor a separação entre os termos educação formal, não formal e informal? Ciência & Educação, v. 23, n. 4, p. 811-816, 2017.
RAMOS, Marise Nogueira. História e Política da Educação Profissional. 1ª ed. Editora: IFPR. Curitiba, 2014.
SENICIATO, T.; CAVASSAN, O. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciência & Educação, v. 10, n. 1, p. 133-147, 2004.
SILVA, Karla; FONSECA, Ayanne; VERÍSSIMO, Bruno; et al. A percepção dos docentes de uma escola do Município do Jaboatão dos Guararapes (Brasil) sobre as contribuições da utilização dos espaços não formais. Revista Espacios, v. 41, n. 16, p. 28, 2020.
SILVEIRA, Denise T.; CÓRDOVA, Fernanda P. A PESQUISA CIENTÍFICA. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA; D. T. (Org). Métodos de pesquisa. Editora UFRGS, u. 1, p. 11-29, 2009.
TOKARNIA, Mariana. Brasil contará com mais 100 campi de institutos federais. Brasília-DF, 15 dez. 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2023-12/brasil-contara-com-mais-100-campi-de-institutos-federais. Acesso em: 1 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.