Novas configurações de aprender ensinar no cenário da pandemia da Covid-19

algumas reflexões e vivências na educação profissional técnica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14249

Palavras-chave:

Covid-19, Crise da ciência moderna, Ensino remoto

Resumo

Em meio à pandemia da Covid-19, este artigo objetiva potencializar práticas educativas emancipatórias desenvolvidas em meio ao ensino remoto emergencial. Esta investigação, de caráter exploratório, deu-se por meio de pesquisa bibliográfica, reflexões e vivências nas atividades pedagógicas não presenciais realizadas no curso técnico em Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, campus Vitória. A metodologia caracterizou-se por observações, registros de reuniões e contatos virtuais com alunos, professores e gestores. As novas configurações de aprenderensinar, que se reinventaram e agenciaram novas/outras formas de pensar e fazer Educação, fizeram-se notar no processo avaliativo escolar, nos planejamentos de ensino, na utilização das tecnologias digitais e na incorporação da dimensão afetiva na racionalidade técnica.

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Biografia do Autor

Ana Raquel de Souza Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

E-mail: anaraquel@ifes.edu.br

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Publicado

18/11/2024

Como Citar

RODRIGUES, Ana Raquel de Souza. Novas configurações de aprender ensinar no cenário da pandemia da Covid-19: algumas reflexões e vivências na educação profissional técnica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14249, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14249. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14249. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

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