O curso Técnico de Teatro do Colégio Estadual do Paraná

alguns elementos de sua trajetória (1982 – 2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13559

Palavras-chave:

Educação Profissional, Ensino Técnico, História da Educação, Colégio Estadual do Paraná.

Resumo

As reflexões contidas neste artigo estão divididas em duas partes, a primeira, de âmbito geral, relata resultados de pesquisa que investiga a história do Colégio Estadual do Paraná, iniciado no ano de 1846 com a denominação de Licêo de Coritiba, passando por inúmeras mudanças, permanências e rupturas até chegar ao que nós conhecemos hoje como Colégio Estadual do Paraná (CEP). A segunda parte apresenta a relação do teatro e o CEP desde 1952 passando pela criação do curso técnico de Teatro do Colégio Estadual do Paraná no ano de 1982 e elementos de sua trajetória até o ano de 2020. Trata-se de uma pesquisa situada no âmbito da história das instituições escolares e utiliza como fonte, artigos de jornais, documentos, sites e pesquisa bibliográfica. Objetiva-se neste estudo investigar a trajetória histórica do curso técnico de Teatro do Colégio Estadual do Paraná desde sua criação até os dias atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayza Adriely Ferreira, SMED - Secretaria Municipal de Educação de Araucária (PR).

Docente da SMED - Secretaria Municipal de Educação de Araucária (PR). Especialista em Educação Profissional e Técnica de Nível Médio do IFPR – Campus Curitiba. Graduada em Pedagogia pela UFPR.

Wilson Lemos Junior, IFPR - Instituto Federal do Paraná

Doutor  em Educação pela PUC-PR. Mestre em Educação pela UFPR. Professor do IFPR (Campus Curitiba). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Instituição Associada: Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Referências

ARCHANJO, Léa R. Relações de gênero e educação escolar: Colégio Estadual do Paraná (1950/1960). 146 f. Dissertação (Mestrado em História) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1996.

CEP. Ensino Profissional. Disponível em: http://www.cep.pr.gov.br/Ensino-Profissional. Acesso: 25. Agosto. 2021.

CEP EM CENA, Cadernos de Teatro. Edição n.º 01, 2017. Disponível em: https://view.joomag.com/revista-cep-em-cena-revista-teatro-cep-n1/0869045001496543902?short. Acesso em: 15. Set. 2021.

TÉCNICO EM TEATRO. Ensino Profissional. Disponível em: https://artedramaticacep.wordpress.com/institucional/historico-do-curso/. Acesso em: 15. Set. 2021.

FERREIRA, Rayza. A. PEREIRA, Cynthia, P. História e Memória do Colégio Estadual do Paraná: Uma Ação Educativa Com Alunos Do 6° Ano. Trabalho de conclusão do curso de Pedagogia da UFPR. 2015. Disponível em: http://www.educacao.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2016/07/T7-tcc-2015.pdf

FIGUEIREDO, Jorge D. O Paradigma do Teatro Moderno: Novos Rumos e Novos Conceitos.

GAZETA DO POVO. Um celeiro de atores. Curitiba, 03/07/2010. Disponível em https://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/um-celeiro-de-atores-2e7yiq0mqkz2oqc8jgio702fi/. Acesso em: 10. Jun. 2021.

GAZETA DO POVO. Colégio Estadual do Paraná faz 170 anos com arquitetura e educação revolucionárias. Curitiba 02/02/2016. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/haus/estilo-cultura/ao-mestre-com-carinho/. Acesso em: 11. Out. 2021.

GIL, Antônio Carlos. Técnicas de pesquisa em economia e elaboração de monografias. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002. GONÇALVES, Nadia G. Centro de memória do Colégio Estadual do Paraná: considerações sobre seu acervo documental. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011, Vitória - ES. VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Vitória - ES: UFES, 2011. v. 1. p. 1-15.

GONÇALVES, Nádia G. Organização de arquivos históricos escolares: contribuições para uma discussão necessária. XI Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2009. Didponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2011/historia/6nadia_artigo_organizacao.pdf. Acesso em: 15. Set. 2021.

KRUGEL, V. C.; LEMOS JUNIOR, W. Políticas públicas para a Educação Profissional no Brasil (1988-1998). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 20, e10386, 2021 ISSN 2447-1801 | DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10386

LIMA, Suderli O. Colégio Estadual do Paraná como centro de irradiação cultural: uma análise de suas atividades complementares. (Décadas de 1960 - 1970). 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008. Disponível no link: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28752/4/EscolaModernaBrasil.pdf

LIMA, Suderli O. Ultrapassando as fronteiras do Colégio Estadual do Paraná: Uma análise sobre as ações educativas das Atividades Paraescolares. Anais do XXIV Simpósio Nacional De História, 2007. Disponível no link: https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019- 01/1548210560_a24ccb68b0fe0ed842591c0b956b3bf0.pdf

MARTINS, G.S.L. O teatro educação no ensino médio. Anais VI Fórum de Pesquisa Científica em Arte. Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Curitiba, 2008-2009.Disponível em: http://www.embap.pr.gov.br/arquivos/File/Forum/anais-vi/04GuaraciMartins.pdf

OLIVEIRA, L. H. M. M.; GATTI JÚNIOR. D. História das instituições educativas: um novo olhar historiográfico. Cadernos de História da Educação - v. 1. - n.º 1 - jan./dez. 2002

PARANÁ. Colégio Estadual do Paraná. Projeto Político Pedagógico. CEP: Curitiba, 2015a. Acesso em: 15. Set. 2021. https://artedramaticacep.files.wordpress.com/2015/07/ppp20142015-1.pdf

PARANÁ; Plano de Ação do curso técnico em arte dramática, 2015b. Curitiba. Disponível em: https://artedramaticacep.files.wordpress.com/2015/07/ppp-ad-integrado-subsequente.pdf Acesso em: 10/10/2021.

PARANÁ. Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Colégio Estadual do Paraná. Disponível em: http://www.historia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=508&evento=3. Acesso em: 15. Set. 2021.

QUADROS, E. Trajetória Histórica do Curso Normal/Magistério No Colégio Estadual José Armim Matte, Em Chopinzinho – Pr (1960 – 1999). Dissertação. 271 f. ProfEPT (Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica) do IFPR – Campus Curitiba. 2021.

SANTOS, R. C. Como se fazem artistas? Em busca de uma webcartografia para a profissionalização em teatro na educação profissional e tecnológica. Dissertação. 94 f. Profept (Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica) do IFPR – campus Curitiba. 2021.

STRAUBE, E. C. Do Licêo de Coritiba ao Colégio Estadual do Paraná: 1846-1993. Curitiba: Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná, 1993.

ZACHARIAS, Mariana R. Espaços e processos educativos do ginásio paranaense: Os ambientes especializados e seus artefatos (1904-1949). 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/31217/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20ROCHA%20ZACHARIAS.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Downloads

Publicado

14/11/2024

Como Citar

FERREIRA, Rayza Adriely; JUNIOR, Wilson Lemos. O curso Técnico de Teatro do Colégio Estadual do Paraná: alguns elementos de sua trajetória (1982 – 2020). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e13559, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.13559. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13559. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.