O curso Técnico de Teatro do Colégio Estadual do Paraná

alguns elementos de sua trajetória (1982 – 2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13559

Palavras-chave:

Educação Profissional, Ensino Técnico, História da Educação, Colégio Estadual do Paraná.

Resumo

As reflexões contidas neste artigo estão divididas em duas partes, a primeira, de âmbito geral, relata resultados de pesquisa que investiga a história do Colégio Estadual do Paraná, iniciado no ano de 1846 com a denominação de Licêo de Coritiba, passando por inúmeras mudanças, permanências e rupturas até chegar ao que nós conhecemos hoje como Colégio Estadual do Paraná (CEP). A segunda parte apresenta a relação do teatro e o CEP desde 1952 passando pela criação do curso técnico de Teatro do Colégio Estadual do Paraná no ano de 1982 e elementos de sua trajetória até o ano de 2020. Trata-se de uma pesquisa situada no âmbito da história das instituições escolares e utiliza como fonte, artigos de jornais, documentos, sites e pesquisa bibliográfica. Objetiva-se neste estudo investigar a trajetória histórica do curso técnico de Teatro do Colégio Estadual do Paraná desde sua criação até os dias atuais.

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Biografia do Autor

Rayza Adriely Ferreira, SMED - Secretaria Municipal de Educação de Araucária (PR).

Docente da SMED - Secretaria Municipal de Educação de Araucária (PR). Especialista em Educação Profissional e Técnica de Nível Médio do IFPR – Campus Curitiba. Graduada em Pedagogia pela UFPR.

Wilson Lemos Junior, IFPR - Instituto Federal do Paraná

Doutor  em Educação pela PUC-PR. Mestre em Educação pela UFPR. Professor do IFPR (Campus Curitiba). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Instituição Associada: Instituto Federal do Paraná (IFPR).

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Publicado

14/11/2024

Como Citar

FERREIRA, Rayza Adriely; JUNIOR, Wilson Lemos. O curso Técnico de Teatro do Colégio Estadual do Paraná: alguns elementos de sua trajetória (1982 – 2020). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e13559, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.13559. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13559. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

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