Juventude e Educação Profissional e Tecnológica

o IFNMG/Salinas na socialização juvenil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14891

Palavras-chave:

Juventude, Educação, EPT, EMI

Resumo

O presente artigo discute as relações entre juventude e educação, problematizando o lugar que a EPT ocupa na socialização dos estudantes EMI do IFNMG/Salinas. O percurso metodológico foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, adotando-se os procedimentos de revisão bibliográfica e aplicação de um questionário aos estudantes do EMI do IFNMG/Salinas, estruturados a partir de um estudo exploratório e descritivo. Os jovens desejam que a escola melhore seu aprendizado e seu conhecimento, mas também querem fazer amigos, estimular o desenvolvimento pessoal e aprender a lidar melhor com suas emoções. Entender como a escola é vista pelos jovens e quais as perspectivas deles em relação a ela, é fundamental para a construção de uma educação pautada na formação humana integral.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bergston Luan Santos, IFNMG-Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Campus Montes Claros

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Montes Claros e especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela mesma instituição. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Professor de História no Instituto Federal Norte de Minas Gerais-IFNMG. Doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG em Educação e Inclusão Social. Atualmente é professor EBTT no Ensino Integrado e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) atuando na linha de Organização, História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica EPT. Tem experiência na área de História em pesquisas sobre Ensino de História e Currículo, Jogos Digitais e Aprendizagem Histórica; Teoria da Tecnologia e da Educação, Lúdico e Ludicidade em contextos educacionais.

Referências

ABRAMO, Helena Wendel; LEÓN, Oscar Dávila. Introdução. In: FREITAS, M. V. (Org.). Juventude e adolescência no Brasil: referências conceituais. São Paulo: Ação Educativa, 2005. p. 6-8.

ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia; WAISELFISZ, Júlio Jacobo. Juventudes na escola, sentidos e buscas: Por que frequentam? /. Brasília-DF: Flacso - Brasil, OEI, MEC, 2015.

AZEVEDO, Janete Maria Lins de. Juventude, exclusão educacional e políticas locais: o caso da cidade do Recife. Disponível em http://www.recife.pe.gov/pr/secplanejamento/pnud2006. Acesso em: 01/12/2022.

BRASIL. Lei n. 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm. Acesso em 10 de jul. de 2022.

BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2021/julho/trinta-e-um-anos-do-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-confira-as-novas-acoes-para-fortalecer-o-eca/ECA2021_Digital.pdf Acesso em 10 de jul. de 2022.

CARRANO, Paulo César Rodrigues. Identidades juvenis e escola. Alfabetização e Cidadania. São Paulo: Rede de Apoio à Ação Alfabetizadora no Brasil (RAAAB), nov. 2000. n.10.

DAYRELL, Juarez Tarcísio. O Jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação. Belo Horizonte (UFMG), n. 24, set/out/nov/dez., 2003.

DAYRELL, Juarez Tarcísio. A Escola “Faz” as Juventudes? Reflexões em torno da Socialização Juvenil. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007.

DORE, Rosemary; LÜSCHER. Ana Zuleima. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cad. Pesq. São Paulo, n.144, p. 770-789, dez. 2011a, v.41. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/jgRKBkHs5GrxxwkNdNNtTfM/abstract/?lang=pt Acesso em: 28 dez. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa

Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Nota técnicas. Versão 1.7. 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br Acesso em: 29 de set. de 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG). Conheça o IFNMG. 2019. Disponível em: https://www.ifnmg.edu.br/ifnmg/conheca Acesso em 29 de set. de 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG) CAMPUS SALINAS. Histórico. 2020. Disponível em: https://www.ifnmg.edu.br/menu-salinas/historico Acesso em 29 de set. de 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG) CAMPUS SALINAS. Bloqueio de R$ 7,6 milhões no orçamento do IFNMG dificultará funcionamento da instituição. 2022.Disponível em: https://www.ifnmg.edu.br/mais-noticias-portal/612-portal-noticias-2022/29507-bloqueio-de-r-7-6-milhoes-no-orcamento-do-ifnmg-dificultara-funcionamento-da-instituicao. Acesso em 29 de set. de 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG). Estatuto do Grêmio Central – IFNMG, 2023.

JESUS, Rodrigo Edinlson; REIS, Juliana Batista. Cadernos temáticos Juventude Brasileira e Ensino Médio. Caderno 10: Juventude e diversidade étnico-racial. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2014.

LEÃO, Geraldo; CARMO, Helen Cristina do Os jovens e a escola. Cadernos temáticos Juventude Brasileira e Ensino Médio. Organizadoras: Licinia Maria Correa, Maria Zenaide Alves e Carla Linhares Maia. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. v.14.

LEÃO, Geraldo; DAYRELL, Juarez Tarcísio. REIS Juliana Batista. Juventude, Projetos de Vida e Ensino Médio Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 117, p. 1067-1084, out.-dez. 2011.

MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, Rio Grande do Norte, v.01, n.01, p. 23-38, 2015.

NAVES, Flaviana Franco. Interfaces entre a Psicologia sócio-histórica e a educação popular com adolescentes. Minas Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 9, n. 1, jan-jun, 2016, p. 32-49. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v9n1/v9n1a04.pdf Acesso em: 10 de jul. de 2022.

NOSSO ENSINO MÉDIO. Formação geral básica: A escola do ensino médio, os jovens e seus projetos de vida. 2019. Disponível em: www.nossoensinomedio.org.br Acesso em: 10 de jul. de 2022.

PACHECO, Eliezer. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Moderna: SP, 2011.

PACHECO, Fabiane do Amaral. Saúde mental e o contexto escolar: percepções de um estudo de caso na educação profissional. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha. Jaguari/RS, 2019.

PIVESSO, Letpicia Pasquini; SOARES, Maísa Stefani.; BARBOSA, Aldovano Dantas. Juventude e educação: a redescoberta do ser jovem dentro da escola, intrínseca à relação educador(a)-educando(a). II Seminário Internacional de Pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social. UNESP, 2016.

RAMOS, Marise. Concepção do Ensino Médio Integrado. 2008. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf. Acesso: 15 de dez. de 2022.

RESULTADOS da Pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção. Portal Porvir, [s.l.], [2019]. Disponível em: https://porvir.org/nossaescolarelatorio/ Acesso em: 10 jul. 2022.

RIBEIRO, Eliane; LÂNES, Patrícia; CARRANO, Paulo. Juventude Brasileira e Democracia: participação, esferas e políticas públicas. Rio de Janeiro: Ibase/Polis, 2005.

RODRIGUES, Solange. Como a juventude brasileira se relaciona com a religião? Observatório Jovem do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, 2007. Disponível em: http://www.observatoriojovem.uff.br/?q=materia/como-juventude-brasileira-se-relaciona-com-religi%C3%A3o Acesso em 14 de fev. de 2023.

SILVA, Carla Regina; LOPES, Roseli Esquerdo. Adolescência e juventude: entre conceitos e políticas públicas. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 17, n.2, p 87-106. São Carlos, Jul-dez. 2009.

SEPULVEDA, Denize; CORREA, Renan; FREIRE, Priscila. Gêneros e sexualidades [livro eletrônico]: noções, símbolos e datas. Rio de Janeiro, RJ: Ed. dos Autores, 2021.

SPÓSITO, Marília Pontes. Algumas reflexões e muitas indagações sobre as relações entre juventude e escola no Brasil. Abramo, H,W.; Branco,P.P.M. Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Instituto Cidadania: Fundação Perseu Abramo, 2005. P. 87-128.

Downloads

Publicado

18/11/2024

Como Citar

CASTRO, Renata Xavier; SANTOS, Bergston Luan. Juventude e Educação Profissional e Tecnológica: o IFNMG/Salinas na socialização juvenil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14891, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14891. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14891. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.