A formação docente para a educação profissional técnica e tecnológica
problema, solução ou desafio?
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13374Resumo
O objetivo é discutir a formação docente para a educação profissional técnica partindo de dados de uma instituição pública que oferta a modalidade. O texto está organizado em tópicos que discutem os indicadores das metas do Plano Nacional de Educação que tratam da formação de professores, identifica e problematiza a formação inicial e continuada dos docentes da instituição escolhida por meio de informações coletadas em campo e revisão bibliográfica sobre o tema. Considera-se que a formação docente ainda não ocupa o espaço necessário no debate embora seja fundamental na promoção da transformação social. Por fim, destaca-se ainda algumas sugestões de aprofundamento em aspectos não explorados pelo texto.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli. Formação de Professores: A constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 1-8, 19 dez. 2010. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/8075/5719. Acesso em: 16 nov. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 16 nov. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 2 de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 1 jul. 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 16 nov. 2020.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP nº 2 de 20 de dezembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF: CNE/CP, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 26 jul. 2021.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução Nº 1 de 27 de outubro de 2020. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília, DF: CNE/CP, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 26 jul. 2021.
COSTA, Maria Adélia da. Políticas de formação de professores para a educação profissional e tecnológica: cenários contemporâneos. 2012. Tese (Doutorado) - Programa de pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13638/1/t.pdf. Acesso em: 16 nov. 2020.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 145-154, jul./dez. 2013. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/viewFile/758/531. Acesso em: 16 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v22.n40.758
GARIGLIO, José Ângelo. JÙNIOR, Geraldo Silvestre. Saberes da docência de professores da educação profissional. Revista Brasileira de Educação, [S.l.], v. 19, n. 59, p. 871-892, out.- dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v19n59/04.pdf. Acesso em: 21 jul 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900004
INEP. Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica: Brasília, 26, 27 e 28 de setembro de 2006. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2008. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/489018/Forma%C3%A7%C3%A3o+de+professores+para+educa%C3%A7%C3%A3o+profissional+e+tecnol%C3%B3gica/998485af-7fd3-4981-8be0-b4a834080d19?version=1.4. Acesso em: 16 nov. 2020.
LOUREIRO, Luís Humberto Ferrari. Como nos tornamos formadores na roda da licenciatura para a educação profissional e tecnológica. Tese (Doutorado) - Programa de Pós- graduação em Educação Ambiental. Universidade Federal de Rio Grande. Uberlândia, 2012. Disponível em: https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/0000010461.pdf. Acesso em: 16 nov. 2020.
LEOCÁDIO, Patrícia Renata de Azevedo; LINS, Carla Patrícia Acioli; SANTOS, Maria Cristina Xavier dos. Profissionalidade e profissionalismo docente, pensado e tecido na interdependência entre a gestão da escola e o professorado. Interritórios. Revista de Educação, Universidade Federal de Pernambuco; Caruaru, Brasil, v.3, n. 4, p. 123 a 127, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/22529. Acesso em: 25 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v3i4.22529
OLIVEIRA, Edna Guiomar Salgado; SANTOS, Bergston Luan; SILVA, Jaciely Soares da. A (in)utilidade das humanidades: debates sobre formação de professores na área de ciências da natureza. In: SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de; SILVEIRA, Éderson Luís. (Orgs.). Educação e ciências humanas: Reflexões entre desconfianças, a utilidade do inútil e a potência dos saberes. São Carlos: Pedro & João Editores. 2020.
PAULA JÚNIOR, Francisco Vicente de. Profissionalidade, profissionalização, profissionalismo e formação docente. Scientia, [S.l.] n. 1, p. 01 - 191, jun./nov. 2012. Disponível em: http://www.faculdade.flucianofeijao.com.br/site_novo/scientia/servico/pdfs/outros_artigos/Revista_area_AFIM_01.pdf. Acesso em: 16 nov. 2020.
SAVIANI, Demerval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, [S.l.] v.14, n.40, p.143-155, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf. Acesso em: 16 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100012
SOFFNER, Rosemary. Desenvolvimento, aprimoramento e consolidação de uma educação de qualidade. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: CNE/UNESCO, 2014. 79 p. Projeto 914BRZ1142.3 CNE/UNESCO, Brasília. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15890-formacao-professores-educacao-profissional-produto-1-pdf&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 16 nov. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.