A formação docente para a educação profissional técnica e tecnológica

problema, solução ou desafio?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13374

Resumo

O objetivo é discutir a formação docente para a educação profissional técnica partindo de dados de uma instituição pública que oferta a modalidade. O texto está organizado em tópicos que discutem os indicadores das metas do Plano Nacional de Educação que tratam da formação de professores, identifica e problematiza a formação inicial e continuada dos docentes da instituição escolhida por meio de informações coletadas em campo e revisão bibliográfica sobre o tema. Considera-se que a formação docente ainda não ocupa o espaço necessário no debate embora seja fundamental na promoção da transformação social. Por fim, destaca-se ainda algumas sugestões de aprofundamento em aspectos não explorados pelo texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Tania Azevedo Aranha, Instituto Federal del Norte de Minas Gerais

Licenciada en Pedagogía por la Universidad del Estado de Bahía - UNEB. Especialista en Tecnologías en Educación por la PUC/RJ. Especialista en Gestión Pública por la Universidad del Estado de Bahía - UNEB. Estudiante de Maestría del Programa de Posgrado en Educación Profesional y Tecnológica - ProfEPT - IFNMG - Campus Montes Claros. Trabajador Público del Estado de Bahía.

Solange dos Santos Nogueira, Secretaría Municipal de Educación de Urandi

Graduación en Letras/Portugués. Trabajador Público Municipal en el municipio de Urandi.

Bergston Luan Santos, Instituto Federal del Norte de Minas Gerais

Licenciado en Historia por la Universidad Estadual de Montes Claros. Magíster en Educación por la Universidad Federal de Uberlândia - UFU. Doctorado por la Universidad Federal de Minas Gerais - UFMG en Educación e Inclusión Social. Profesor de historia en el Instituto Federal del Norte de Minas Gerais.

Referências

ANDRÉ, Marli. Formação de Professores: A constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 1-8, 19 dez. 2010. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/8075/5719. Acesso em: 16 nov. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 16 nov. 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 2 de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 1 jul. 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 16 nov. 2020.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP nº 2 de 20 de dezembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF: CNE/CP, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 26 jul. 2021.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução Nº 1 de 27 de outubro de 2020. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília, DF: CNE/CP, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 26 jul. 2021.

COSTA, Maria Adélia da. Políticas de formação de professores para a educação profissional e tecnológica: cenários contemporâneos. 2012. Tese (Doutorado) - Programa de pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13638/1/t.pdf. Acesso em: 16 nov. 2020.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 145-154, jul./dez. 2013. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/viewFile/758/531. Acesso em: 16 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v22.n40.758

GARIGLIO, José Ângelo. JÙNIOR, Geraldo Silvestre. Saberes da docência de professores da educação profissional. Revista Brasileira de Educação, [S.l.], v. 19, n. 59, p. 871-892, out.- dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v19n59/04.pdf. Acesso em: 21 jul 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900004

INEP. Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica: Brasília, 26, 27 e 28 de setembro de 2006. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2008. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/489018/Forma%C3%A7%C3%A3o+de+professores+para+educa%C3%A7%C3%A3o+profissional+e+tecnol%C3%B3gica/998485af-7fd3-4981-8be0-b4a834080d19?version=1.4. Acesso em: 16 nov. 2020.

LOUREIRO, Luís Humberto Ferrari. Como nos tornamos formadores na roda da licenciatura para a educação profissional e tecnológica. Tese (Doutorado) - Programa de Pós- graduação em Educação Ambiental. Universidade Federal de Rio Grande. Uberlândia, 2012. Disponível em: https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/0000010461.pdf. Acesso em: 16 nov. 2020.

LEOCÁDIO, Patrícia Renata de Azevedo; LINS, Carla Patrícia Acioli; SANTOS, Maria Cristina Xavier dos. Profissionalidade e profissionalismo docente, pensado e tecido na interdependência entre a gestão da escola e o professorado. Interritórios. Revista de Educação, Universidade Federal de Pernambuco; Caruaru, Brasil, v.3, n. 4, p. 123 a 127, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/22529. Acesso em: 25 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v3i4.22529

OLIVEIRA, Edna Guiomar Salgado; SANTOS, Bergston Luan; SILVA, Jaciely Soares da. A (in)utilidade das humanidades: debates sobre formação de professores na área de ciências da natureza. In: SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de; SILVEIRA, Éderson Luís. (Orgs.). Educação e ciências humanas: Reflexões entre desconfianças, a utilidade do inútil e a potência dos saberes. São Carlos: Pedro & João Editores. 2020.

PAULA JÚNIOR, Francisco Vicente de. Profissionalidade, profissionalização, profissionalismo e formação docente. Scientia, [S.l.] n. 1, p. 01 - 191, jun./nov. 2012. Disponível em: http://www.faculdade.flucianofeijao.com.br/site_novo/scientia/servico/pdfs/outros_artigos/Revista_area_AFIM_01.pdf. Acesso em: 16 nov. 2020.

SAVIANI, Demerval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, [S.l.] v.14, n.40, p.143-155, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf. Acesso em: 16 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100012

SOFFNER, Rosemary. Desenvolvimento, aprimoramento e consolidação de uma educação de qualidade. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: CNE/UNESCO, 2014. 79 p. Projeto 914BRZ1142.3 CNE/UNESCO, Brasília. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15890-formacao-professores-educacao-profissional-produto-1-pdf&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 16 nov. 2020.

Downloads

Publicado

28/10/2022

Como Citar

ARANHA, Leila Tania Azevedo; NOGUEIRA, Solange dos Santos; SANTOS, Bergston Luan. A formação docente para a educação profissional técnica e tecnológica: problema, solução ou desafio?. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e13374, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.13374. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13374. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS