A formação docente para a educação profissional técnica e tecnológica

problema, solução ou desafio?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13374

Resumo

O objetivo é discutir a formação docente para a educação profissional técnica partindo de dados de uma instituição pública que oferta a modalidade. O texto está organizado em tópicos que discutem os indicadores das metas do Plano Nacional de Educação que tratam da formação de professores, identifica e problematiza a formação inicial e continuada dos docentes da instituição escolhida por meio de informações coletadas em campo e revisão bibliográfica sobre o tema. Considera-se que a formação docente ainda não ocupa o espaço necessário no debate embora seja fundamental na promoção da transformação social. Por fim, destaca-se ainda algumas sugestões de aprofundamento em aspectos não explorados pelo texto.

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Biografia do Autor

Leila Tania Azevedo Aranha, Instituto Federal del Norte de Minas Gerais

Licenciada en Pedagogía por la Universidad del Estado de Bahía - UNEB. Especialista en Tecnologías en Educación por la PUC/RJ. Especialista en Gestión Pública por la Universidad del Estado de Bahía - UNEB. Estudiante de Maestría del Programa de Posgrado en Educación Profesional y Tecnológica - ProfEPT - IFNMG - Campus Montes Claros. Trabajador Público del Estado de Bahía.

Solange dos Santos Nogueira, Secretaría Municipal de Educación de Urandi

Graduación en Letras/Portugués. Trabajador Público Municipal en el municipio de Urandi.

Bergston Luan Santos, Instituto Federal del Norte de Minas Gerais

Licenciado en Historia por la Universidad Estadual de Montes Claros. Magíster en Educación por la Universidad Federal de Uberlândia - UFU. Doctorado por la Universidad Federal de Minas Gerais - UFMG en Educación e Inclusión Social. Profesor de historia en el Instituto Federal del Norte de Minas Gerais.

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Publicado

28/10/2022

Como Citar

ARANHA, Leila Tania Azevedo; NOGUEIRA, Solange dos Santos; SANTOS, Bergston Luan. A formação docente para a educação profissional técnica e tecnológica: problema, solução ou desafio?. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e13374, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.13374. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13374. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS