A Production scientifique sur la Formation Professionnelle et Technologique

uma perspectiva cienciométrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14355

Palavras-chave:

publicação, profissional, cienciometria

Resumo

O objetivo deste trabalho foi quantificar e qualificar a produção científica relacionada à EPT, utilizando-se para tal a técnica de pesquisa denominada “Cienciometria”. Adotou-se como plataforma de pesquisa o banco de dados da Coleção Principal do Web of Science (WoS) e como marco temporal o período de 1945 a 2021. A busca foi realizada no mês de julho de 2022. Como resultado foram encontrados 885 documentos, publicados na Core Colection. Deste total, 51,64% são de artigos originais de pesquisa básica e/ou aplicada. Do total de artigos encontrados, 64 reportaram o Brasil como país de origem dos pesquisadores. Contudo, apenas 38 trataram especificamente sobre EPT. Conclui-se que é necessário o desenvolvimento e aplicação de pesquisas relativas a EPT, no mundo e, especialmente, no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Honorato Nascimento, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em Farmácia - UFG, Graduado em Química - UEG, Graduado em Ciências Biológicas - UEG; Graduado em Pedagogia – IBRADF; Mestre em Química – UFG; Doutor em Biotecnologia – UFG/UnB.

Professor de Química – Universidade Estadual de Goiás, Campus Central -SEDE-CET – Anápolis, Goiás.

Marlene de Paula Pereira, Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais

Graduada em Direito- UFV; Mestre em Direito – UERJ; Doutora em Extensão Rural – UFV

Professora de Direito do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba, MG.

 

Referências

BARROS, L. G.; LANGHI, R. Um Estudo Cienciométrico da Pesquisa em Ensino de Ciências Em Espaços Não Formais Em Periódicos Nacionais da Área de Ensino (2008 – 2019). Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 36–64, 2023. DOI: 10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p36.

BIRKLE, Caroline; PENDLEBURY David A.; SCHNELL, Joshua; ADAMS, Jonathan. Web of Science as a data source for research on scientific and scholarly activity. Quantitative Science Studies 2020; 1 (1): 363–376. DOI: https://doi.org/10.1162/qss_a_00018.

BRASIL. Lei de Criação das Escolas de Aprendizes Artífices. Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. Dispõe sobre a criação de escolas de aprendizes artífices para o ensino profissional. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 23 set. 1909.

BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil de 10 de novembro. Diário Oficial da União. Rio de Janeiro, 10 nov. 1937. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao37.htm. Acesso em 02/09/2022.

BRASIL. LEI No 5.692, DE 11 DE AGOSTO DE 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 12 ago. 1971. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/547565/publicacao/15714278. Acesso em 11/09/2024.

BRASIL. LEI N.º 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em 02/09/2022.

BRASIL. LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em : http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em 02/09/2022.

CIAVATTA, M. História da Educação Profissional: Esperanças, lutas e (in)dependências. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 23, p. 1-16 e14776, Jun. 2023. ISSN 2447-1801. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14776

CONDE, F. M.; OLIVEIRA, R. T. C. Políticas para a educação profissional e tecnológica no Brasil (2003-2017). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.3, p. 1797–1812, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.3.12764. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-021-04080-0.

DÁVILA, E. da S. Análise das dissertações e teses dos PPGs da área do ensino de ciências e matemática do RS – 2000 a 2011. 2012. 62f. Dissertação (Mestrado) – UFSM, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2012.

ESCOTT, C. M.; MORAES, M. A. C. DE. (2012). História da educação profissional no Brasil: as políticas públicas e o novo cenário de formação de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. In: IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “história, sociedade e educação no Brasil”. (pp. 1492- 1508). João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba.

GIL, A. C. Como fazer pesquisa qualitativa. 1ª ed. São Paulo: Gen-Atlas, 2021.

HAYASHI, M. C. P. I. Afinidades eletivas entre a cientometria e os estudos sociais da ciência. Filosofia e Educação, 5(2), 57-88, 2013. DOI:https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635395

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do Trabalho Científico. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2021.

LI, K.; ROLLINS, J.; YAN, E. Web of Science use in published research and review papers 1997–2017: a selective, dynamic, cross-domain, content-based analysis. Scientometrics, 115, 1-20, 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-017-2622-5.

LIMA, E. dos S.; FRANÇA-CARVALHO, A. D.; ALCOFORADO, J. L. M.; DA SILVA, B. Educação profissional e tecnológica no Brasil: notas históricas. Cuadernos de Educación y Desarrollo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 356–373, 2023. DOI: 10.55905/cuadv15n1-018.

LOBO-MOREIRA, A. B.; SILVA, A. G. da; CARVALHO, R. A. de; CARAMORI, S. S. Four decades of natural resources research in Brazil: A scientometric analysis. Revista Brasileira de Ciências Ambientais, Rio de Janeiro, v. 58, n. 3, p. 427–436, 2023. DOI: 10.5327/Z2176-94781694.

MASIC, I. Scientometrics: The Imperative for Scientific Validity of the Scientific Publications Content. Science, Art and Religion.1(1):56-80, 2022. DOI: https://doi.org/10.5005/jp-journals-11005-0017

MAURYA, A. An Introduction to Scientometrics. First Edition. ISBN: 978-81-952125- 2-1. Delhi (India): Universal Academic Books Publishers & Distributors, 2021.

MINUZZI, E. D.; COUTINHO, R. X. Produção de Conhecimento Sobre Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: Um Panorama Cienciométrico. Educação em Revista. 2020, v. 36, e228443. Epub 05 Out 2020. ISSN 1982-6621, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698228443

MIYASHITA, S.; SENGOKU, S. Scientometrics for management of science: collaboration and knowledge structures and complexities in an interdisciplinary researchproject. Scientometrics, 126, 7419-7444, 2021.

OCDE - ORGANIZATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT. Education at a Glance, Statistics / Education at a Glance - 2021: OECD Indicators. Paris, 2021. DOI: https://doi.org/10.1787/b35a14e5-en

PAOLI, N., J. O ensino com pesquisa e a produção de conhecimento. In: I Seminário sobre leitura e produção no Ensino Superior - COLE, Campinas, 1998.

PARRA, M. R.; COUTINHO, R. X.; PESSANO, E. F C. Um breve olhar sobre a Cienciometria: origem, evolução, tendências e sua contribuição para o ensino de ciências. Revista Contexto & Educação, v. 34, n. 107, p. 126-141, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.126-141

QUIQUETO, A. M. B. Análise história da revolução industrial à educação profissional no brasil. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 13, n. 01, p. 48-57, sep. 2020. ISSN 1984-7866.

RODRIGUES, R. F. L.; LIMA, G. A. B. Educação Profissional e Tecnológica e Educação Científica: um mapeamento bibliográfico sobre a metodologia da pesquisa em EPT. Revista Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, p. 57-74, 2022.

SANTOS, D. S.; CAVALCANTE, R. P.; MALDANER, J. J.; PEREIRA FILHO, A. D. O lugar da educação profissional e tecnológica na reforma do ensino médio em contexto brasileiro: Da Lei Nº 13.145/2017 À BNCC. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e9488, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9488.

SOARES, M. B. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília: Inep; Reduc, 1989.

SOARES CUNHA, M.; PIMENTEL, Á. Panorama Histórico da Educação Profissional E Tecnológica no Brasil. Vivências, [S. l.], v. 18, n. 36, p. 25-45, 2022. DOI: 10.31512/vivencias.v18i36.702. Disponível em: http://revistas.uri.br/index.php/v

SOORYAMOORTHY, R. Scientometrics for the humanities and social sciences. 1 ed. New York: Routledge-Taylor & Francis Group, 2021.

SOUSA, J. S. História da educação profissional, o ensino médio e sua conjuntura política. Research, Society and Development, v. 8, n. 8, p. e23881207, 2019.

SOUSA, F. C. S.; MEDEIROS NETA, O. M. Educação profissional e tecnológica no brasil no século XXI: expansão e limites. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 109–125, 2021. DOI: 10.36524/profept.v5i2.1222.

VIEIRA, A. M. D. P.; SOUZA JUNIOR, A. de S. A educação profissional no Brasil. Revista Interacções, [S. l.], v. 12, n. 40, 2016. DOI: 10.25755/int.10691. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/10691. Acesso em: 3 set. 2024.

VIEIRA, J. A. et al. Ensino com pesquisa na educação profissional e tecnológica: noções, perspectivas e desafios. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 12, n. 29, p. 279-298. São Cristóvão, Sergipe, Brasil, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v12i29.9306

Downloads

Publicado

18/11/2024

Como Citar

NASCIMENTO, Fernando Honorato; PEREIRA, Marlene de Paula. A Production scientifique sur la Formation Professionnelle et Technologique: uma perspectiva cienciométrica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14355, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14355. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14355. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.