Democracia e Direito

perspectivas inclusivas de jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista no Mundo do Trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15249

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autismo, Mundo do trabalho, Educação Profissional Inclusiva

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser considerado como um transtorno do neurodesenvolvimento. Dentre suas características, estão as alterações no uso da linguagem (sendo ela verbal ou não-verbal), a dificuldade em estabelecer relações sociais e os comportamentos estereotipados e/ou preferências restritas. Desse modo, este trabalho visa compreender através de uma revisão de literatura como estão apresentadas as discussões acerca da inserção das pessoas com TEA no mundo do trabalho. A coleta de dados ocorreu através de pesquisas dos trabalhos brasileiros registrados nas plataformas Periódicos da Capes, Google Acadêmico e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Para fim de delimitação temporal, as análises foram feitas do período de 2011 a 2021, no entanto, foi perceptível o quanto ainda tem sido escassas as produções envolvendo a temática, o que justifica a realização dessa pesquisa como instrumento de incentivo à continuidade dos estudos sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Alves Gutierrez, IFBA

IFBA

Danilo Almeida Souza, IFBA

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia -Campus Ilhéus.

Referências

ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA (APA) - American Psychiatric Association. Transtorno do Espectro Autista. In: DSM-5 Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. Tradução Maria Inês Corrêa Nascimento (et al). 5ª edição. Porto alegre: Artmed. 2014.

ASSIS, Lúcia. BORNAL, Marcella. PEREIRA, Gabriela. Autismo e Mercado de trabalho: uma inclusão possível. In: SCHMIDT, Carlo. et al. (Ed./Org.). Autismo: Caminhos para a Aprendizagem. Ed. 1. Bogotá: Corporación Universitaria Iberoamericana, Editorial ĬbërAM, 2018. 146 p.

AYDOS, Valéria. Deficiência, trabalho e políticas públicas: os modos de gestão das políticas de inclusão social das pessoas com deficiência nas organizações empresariais. 29ª Reunião Brasileira de Antropologia. Natal, Rio Grande do Norte. 2014. Disponível em: http://www.29rba.abant.org.br/resources/anais/1/1406654637_ARQUIVO_ArtigoREESCRITOValeriaAydos-GT83-DeficienciaTrabalhoePoliticasPublicas25-07.pdf.

AYDOS, Valéria. Agência e Subjetivação na Gestão De Pessoas Com Deficiência: A Inclusão No Mercado De Trabalho De Um Jovem Diagnosticado Com Autismo. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 22, n. 46, p. 329-358, jul./dez. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832016000200012 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832016000200012

AYDOS, Valéria. A (des)construção social do diagnóstico de autismo no contexto das políticas de cotas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Anuário Antropológico, v. 44, n.1, 2019, p. 93-116. DOI: https://doi.org/10.4000/aa.3492

AYDOS, Valéria. Quando cidadania demanda cuidado: políticas públicas e moralidades na inclusão de pessoas com autismo no mercado de trabalho. Reunião Brasileira de Antropologia, 29ª, V REA XIV ABANNE. João Pessoa, PB.

AYDOS, Valéria. Construindo o “bom trabalhador”: inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Revista do Centro em Rede de Investigação em Antropologia, vol. 25 (2), 2021, p. 289-314. DOI: https://doi.org/10.4000/etnografica.9818

AYDOS, Valéria. Sobre Pessoas e Diagnósticos: A experiência de Tomás no Programa BPC Trabalho. V Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia, Porto Alegre, maio de 2025. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/react/article/view/1394/745.

AYDOS, Valéria. Não é só atender aos padrões": uma etnografia sobre cidadania, políticas públicas e autismo no mercado de trabalho. 2017. 252p. Tese/Dissertação (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

BRASIL. Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Lei de Benefícios da Previdência

Social. Vade Mecum. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm>. Acesso em: 26 de agosto de 2021.

BRASIL. Lei 8.368, de 02 de dezembro de 2014. Regulamenta a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/Decreto/D8368.htm. Acesso em 26 de agosto de 2021.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 25 de agosto de 2021.

BORGES, Liliam Faria Porto. Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács. Revista Educação em Questão, Natal, v. 55, n. 45, p. 101-126, jul/set. 2017. Disponível em https://periodicos.ufrn./br/educacaoemquestao/article/viwe/12747. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12747

COSTA, Bruna Santos; NAKANDAKARE, Eduardo Bento; PAULINO, Eduardo. A inserção do autista no meio acadêmico e profissional de tecnologia da informação. Refas: Revista Fatec Zona Sul, v.4, n.4, junho, 2018.

DELLA FONTE, Sandra Soares. Formação no e para o trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista. v. 2, n° 2. Vitória: IFES, 2018, p. 6 – 19. Disponível em: http://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1221/709. DOI: https://doi.org/10.36524/profept.v2i2.383

GALVÃO, Taís Freire; PEREIRA, Mauricio Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 23, n. 1, p.183-184, mar. 2014. Instituto Evandro Chagas. Disponível em http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script =sci_arttext&pid=S1679- 49742014000100018&lng= pt&nrm=iso. Acesso em: 12 de novembro de 2021. DOI: https://doi.org/10.5123/S1679-49742014000100018

KUENZER, Acacia Zeneida. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. Anais. Reunião Científica Regional da ANPED – XI ANPED SUL. Curitiba/PR, 2016. p. 1 – 22. Disponível em: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/eixo-21-educacao-e-trabalho/.

LEOPOLDINO, Claudio Bezerra. Inclusão de autistas no mercado de trabalho: uma nova questão de pesquisa. Revista Eletrônica Gestão & Sociedade, v.9, n.22, p. 853-868 Janeiro/Abril – 2015. DOI: https://doi.org/10.21171/ges.v9i22.2033

LEOPOLDINO, Claudio Bezerra; COELHO, Pedro Felipe da Costa. O processo de inclusão de autistas no mercado de trabalho. E&G Economia e Gestão, Belo Horizonte, v. 17, n. 48, Set./Dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2017v17n48p141-156

RIBEIRO, Aline. A inclusão da pessoa com deficiência: análise das políticas de inclusão dos trabalhadores autistas no mercado de trabalho amazonense. 2020. 101p. Tese/Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) – Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2020.

ROSA, Fernanda. Autistas em idade adulta e seus familiares : recursos disponíveis e demandas da vida cotidiana. 2015. 193p. Tese/Dissertação (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, jan./abr.2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012

SILVA, A. C. M. da. Autismo: o acesso ao trabalho como efetivação dos direitos humanos. Dissertação (Mestrado em Direito) –Recife, UNICAP –Universidade Católica de Pernambuco, 2013.

SOUZA, Marcelo. As experiências de trabalho para pessoas com autismo em Fortaleza: diálogo interdisciplinar entre o biológico e o social. 2019. 92p. Tese/Dissertação (Mestrado em Humanidades) – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus Ceará. Redenção, 2019.

Downloads

Publicado

29/06/2023

Como Citar

GUTIERREZ, Ariane Alves; SOUZA, Danilo Almeida. Democracia e Direito: perspectivas inclusivas de jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista no Mundo do Trabalho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15249. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15249. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Guarnicê da Educação, da Democracia e da formação dos trabalhadores

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.