Imagens e Fotografias

fontes históricas para análise da imposição do trabalho e a negação da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17043

Palavras-chave:

Imagem; Fotografia; Contradição; Trabalho; Educação.

Resumo

Com imagens e fotografias, a partir do conceito de contradição, analisamos a imposição do trabalho e a negação da educação na vida dos trabalhadores, na Colônia e no Império, pela escravização; na República pela ausência de regulamentação das relações de trabalho e políticas restritivas na educação pública. Primeiro, tratamos da questão conceitual da contradição; em segundo lugar, a história do presente enraizado no passado, a herança da escravidão; terceiro, apresentamos a imposição do trabalho e a negação da educação, pelos documentos históricos e pela evidência visual das imagens; quarto, os sinais de resistência e de superação do acesso à educação e à inserção social em fotografias de nosso tempo.

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Publicado

14/06/2024

Como Citar

CIAVATTA, Maria. Imagens e Fotografias: fontes históricas para análise da imposição do trabalho e a negação da educação. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e17043, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.17043. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17043. Acesso em: 25 jun. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: Políticas, História e Formação Docente.

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