História da Educação Profissional

esperanças, lutas e (in)dependências.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14776

Palavras-chave:

Trabalho-educação;, História;, Educação Profissional;, Fotografia;, (In)dependência.

Resumo

Este artigo é parte de um projeto de pesquisa sobre a fotografia como fonte de pesquisa histórica em história da educação e história de trabalho-educação. Temos por base a história como processo e a história como método a partir do método da economia política e da história como produção social da existência; os conceitos de totalidade social, suas mediações e contradições, e a fotografia como fonte histórica. São três as questões básicas abordadas: primeiro, uma reflexão sobre a mundo do trabalho e sua relação com a Educação Profissional: trata-se de superar a visão estrita dos processos escolarizados e de preparação para o trabalho pautada pelas necessidades estritas da produção. A seguir, tratamos da questão do trabalho e a (in)dependência econômica e social: não obstante as transformações havidas no país, desde a (In)Dependência, há 200 anos, nossas elites sempre cultivaram a dependência econômica e política, espelhando-se nos modelos europeu e americano. Em terceiro lugar, consideraremos a história da Educação Profissional, suas lutas e resistências: a produção historiográfica sobre trabalho-educação é restrita a alguns grandes trabalhos, livros e artigos, teses, dissertações.  Finalizamos com uma síntese breve de estudos elaborados sobre como se escreve a história da Educação Profissional.

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Biografia do Autor

Maria Ciavatta, UFF

Universidade Federal Fluminense

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Publicado

23/06/2023

Como Citar

CIAVATTA, Maria. História da Educação Profissional: esperanças, lutas e (in)dependências. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e14776, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.14776. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14776. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Guarnicê da Educação, da Democracia e da formação dos trabalhadores

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