Formação no trabalho em movimentos populares na Argentina

Autores

  • Anahi Guelman IICE UBA

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17124

Palavras-chave:

Movimentos populares, economia popular, formação no trabalho

Resumo

O artigo apresentado dá conta dos processos de formação de sujeitos que ocorrem nos projetos produtivos e nos espaços de cuidado que ocorrem nos movimentos populares da Argentina, no âmbito da economia popular. Para isso, os movimentos populares são descritos, analisados ​​e historicizados. Uma de suas principais características é a organização da subsistência dos setores populares, por meio de projetos produtivos de bens e espaços de trabalho assistencial. A visão sobre essas áreas é empírica: observa e analisa os próprios processos de formação no trabalho, na sua realização no trabalho, em sua concretude através da criação e circulação de conhecimentos técnicos, políticos, subjetivos e de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES R. Los sentidos del trabajo: Ensayo sobre la afirmación y la negación del trabajo. Bs. As: Ediciones Herramienta. 2005

CARACCIOLO BASCO Y FOTI LAXALDE. Economía solidaria y capital social. Contribuciones al desarrollo local. Bs. As: Paidos. 2003

CORAGGIO J L., La economía social como vía para otro desarrollo social. Revista Peripecias. Bs. As: junio 2007

GRAMSCI A. Los Intelectuales y la organización de la cultura. Bs. As: Nueva Visión. 2009

GUELMAN A., Pedagogía y política: la formación para el trabajo en los movimientos sociales. El caso de la Escuela de Agroecología de

MOCASE-VC (2009-2012). URI: http://repositorio.filo.uba.ar/handle/filodigital/2973 o http://repositorio.filo.uba.ar/xmlui/bitstream/handle/filodigital/2973/uba_ffyl_t_2015_899265.pdf?sequence=1&isAllowed=y. 2015

GUELMAN, A, y PALUMBO, M.M. Prácticas Pedagógicas Descolonizadoras en experiencias productivas autogestionadas de movimientos sociales: el principio formativo del trabajo. Revista Interamericana de Educación de Adultos. Año 37. Número 2. México: 2015

MALDOVANI J. y otros. Políticas públicas e instituciones de regulación socio-laboral para la Economía Popular: Supuestos y tensiones en el debate por la ley de Emergencia Social. 13º CONGRESO ASET. Bs. As: 2017

MANZANO, V. Lugar, trabajo y bienestar: la organización barrial tupac amaru en clave de política relacional. Antropología y Ciencias Sociales, 0 (19). Disponible en: http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/publicar/article/view/7844. 2015

NÚÑEZ SOTO, O. La economía popular asociativa y autogestionaria. Managua: CIPRES, 1995

OUVIÑA H. La pedagogía prefigurativa en el joven Gramsci. Una aproximación a la teoría y la práctica de la educación futura. En Hillert Fl., Ouviña H., Rigal L. y Suarez D., Gramsci y la educación: Pedagogía de la praxis y políticas culturales en América Latina. Bs As: Noveduc. 2011

SARRIA ICAZA, A. y TIRIBA, L. Economia Popular. Catanni (coord.). A outra economia. São Paulo: Editora Veraz. 2003

TAPIA L. Política salvaje. La Paz: Coediciones CLACSO - Muela del Diablo – Comunas. 2008

THOMPSON, E. P. La Formación de la Clase Obrera en Inglaterra. Barcelona: Editorial Crítica. 1989.

UNIVERSIDAD POPULAR BARRIOS DE PIE, Informe Cuidar es Trabajo; URI: https://cuidarestrabajo.com.ar/wp-content/uploads/2023/06/informe_cuidar_es_trabajo_v01.pdf Bs. As: Universidad Barrios de Pié.2024

VILAS, C. Actores, sujetos y movimientos: ¿Dónde quedaron las clases?. Revista Sociológica. Mexico: UNAM, Mayo – Agosto de 1995.

Downloads

Publicado

14/06/2024

Como Citar

GUELMAN, Anahi. Formação no trabalho em movimentos populares na Argentina. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e17124, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.17124. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17124. Acesso em: 25 jun. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: Políticas, História e Formação Docente.

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.