Corpos em trabalho, trabalho de corpos
As meninas francesas nos cursos de formação "técnica industrial
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13907Resumo
Este trabalho tem como objeto de estudo os corpos de jovens meninas francesas estudantes de cursos de educação profissional industrial, ou seja, de especialidades “masculinas”. Mais especificamente, apresento minhas pesquisas relacionadas às mudanças nas práticas dessas meninas, direcionando minhas análises para os corpos e a aparência, para seus discursos, assim como para os discursos de seu ambiente familiar e escolar. Observamos que é desde o momento da entrada na educação profissional que os corpos dessas meninas são colocados à prova, tanto por meio da socialização profissional quanto pelos modos masculinos de socialização dessas “casas de homens”. Três tipos de movimentos foram identificados: a ausência de modificação da aparência, a “neutralização” e a feminização. Os efeitos da dominação masculina, simbólica ou até mesmo física, vão além dos arranjos entre os sexos no decorrer de suas interações, para se inserir de forma mais duradoura nos corpos e reativar as representações tradicionais.
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