Erotizar o currículo e (re)integrar as sexualidades na Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13698Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Sexualidades, Currículo, Cinema.Resumo
O presente texto problematiza o lugar das sexualidades na proposta pedagógica da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Emprega a fenomenologia de Merleau-Ponty (2018) como método e usa as Fichas de Análise Fílmica enquanto técnica de construção de dados. Através da análise dos filmes Ferrugem (2018) e Moonlight (2017), os currículos oculto e formal da EPT são analisados, notadamente por meio da relação com o Projeto Político-Pedagógico (PPP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Como resultados, o artigo aponta que não obstante as limitações do currículo integrado, ele se revela dispositivo apto a inserir as sexualidades no contexto da formação humana integral defendida pela EPT. Para isso, urge erotizar os processos de ensino-aprendizagem e dilatar as maneiras de compreender o ser humano, tarefa para a qual o cinema emerge como experiência prilegiada no context educativo.
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