Além-mar: Estudos franco-brasileiros sobre sexo, gênero e sexualidade na educação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.13147

Palavras-chave:

Educação Profissional, Gênero, Sexualidade, Brasil, França.

Resumo

Nesta resenha da obra Sexo, sexualidade e gênero na educação profissional no Brasil e na França:  estudos exploratórios, tratamos de apresentar em linhas gerais, aspectos relevantes de estudos e pesquisas potentes de autores franco-brasileiros, que se debruçam sobre as questões de gênero, sexo e sexualidade no campo epistemológico da educação profissional. A obra convida à reflexão sobre as desigualdades existentes na formação de mulheres e estudantes LGBTQI+, as invisibilidades, violências e tensionamentos presentes neste campo de formação. Recomendamos a leitura a estudantes e pesquisadores que pensam a educação profissional e tecnológica na perspectiva da interdependência das relações sociais de classe, gênero, sexo, sexualidade e raça, do combate a todas as formas de desigualdade e compreenda os estudantes em todas as dimensões da vida conforme a proposta de formação humana integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniella de Souza Bezerra, IFG

Pós-Doutora e Doutra em Educação pela USP.Professora do IFG, com atuação no ProfEPT.

Robelania Dos Santos Gemaque, Secretaria de educação do Estado do Pará

Secretaria de educação do Estado do Pará - email: robelania.gemaque@escola.seduc.pa.gov.br - Formação: Licenciada em Ciências Sociais - Mestre em Educação Profissional e Tecnológica

Robério Nunes Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciatura em Filosofia - FAFIC/Cajazeiras -PB - Graduado em Psicologia - UNIFacex/Natal-RN - Mestre em Educação pelo PPGED/UFRN. Membro do Observatório da Diversidade do IFRN.

Referências

LIMA NETO, A.;CAVALCANTE, I.F.; JACQUES, G.; THOMAS, J. (Orgs.) Sexo, sexualidade e gênero na educação profissional no Brasil e na França: estudos exploratórios. Natal: IFRN, 2020.

Downloads

Publicado

21/12/2021

Como Citar

BEZERRA, Daniella de Souza; GEMAQUE, Robelania Dos Santos; MAIA, Robério Nunes. Além-mar: Estudos franco-brasileiros sobre sexo, gênero e sexualidade na educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e13147, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.13147. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13147. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Mundo do trabalho, Educação Profissional e Identidade de Gênero

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.