Os ataques em curso contra a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13780

Palavras-chave:

Reforma do ensino médio, Modelos formativos, Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, Formação para o mercado, Mercado da educação.

Resumo

Neste artigo, analisamos como as reformas educacionais dos governos Temer e Bolsonaro que, em linha de continuidade e de aprofundamento, se orientam por princípios de caráter neoconservadores e ultra neoliberais, constituem-se em ameaça ao espaço público com desdobramentos de ataque à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPCT). Com base no delineamento do desenvolvimento histórico dos modelos de ensino profissional no Brasil, identificamos uma lógica em relação às medidas que operam na perspectiva do esgarçamento curricular da educação profissional e do ensino médio ofertado na RFEPCT e que se articulam em um duplo movimento de esvaziamento do financiamento da educação e de sua mercantilização, para fazer a formação para mercado e o mercado da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Lima, Universidade Federal do Espírito Santo

Pedagogo pela UFES, Doutor em educação e Pós doutor em historigrafia do campo trabalho e educação pela UFF. Docente da UFES-Ce-DEPS-PPGE,

Referências

ARAÚJO, R. M. L. Ensino médio brasileiro: dualidade, diferenciação e desigualdade social. Cad. Pesq., v. 26, n. 4, out./dez., 2019. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13051. Acesso em: 16 mar. 2022.

BRASIL. Um passado vestido de futuro: fragmentos da memoria da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnolóica. BRASILIA: Editora IFB, 2012. Disponível em: http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/editoraifb/article/view/381. Acesso em: 16 mar. 2022.

BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XXI. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1987.

FRIGOTTO, G. (Org). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018. Disponível em: https://proen.ifes.edu.br/images/stories/Institutos_Federais_de_Educa%C3%A7%C3%A3o_Ci%C3%AAncia_e_Tecnologia_-_Rela%C3%A7%C3%A3o_com_o_Ensino_M%C3%A9dio_Integrado_e_o_Projeto_Societ%C3%A1rio_de_Desenvolvimento.pdf. Acesso em: 16 mar. 2022.

LIMA, M. Tempo socialmente necessário para a formação profissional. Vitória, [s.d.].

LIMA, M. Futuro do trabalho e da educação: das impressões biográfixas às questões teóricas. Educação Perspectiva, Viçosa, v. 11, n.00, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8561. Acesso em: 16 mar. 2022.

LOMBARDI, J. C. Educação e ensino na obra de Marx e Engels. Org. & Demo., Marília, v. 13, n. 2, p. 133-138, jul./dez., 2012. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/2666. Acesso em: 16 mar. 2022.

MACIEL, S. L. A política de educação profissional do governo Dilma: o direito à educação no contexto da expansão da rede federal de educação profissional e do Pronatec. 2016. 256 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/handle/10/8598. Acesso em: 16 mar. 2022.

MARX, K. O Capital (livro 1). São Paulo: Boitempo Editorial, 2013.

MARINI, R. M. Dialéctica de la dependencia. Serie popular Era. México. 1973. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/secret/critico/marini/capitulos/04dialectica2.pdf. Acesso em: 16 mar. 2022.

TEIXEIRA, Z. S. A trajetória histórica dos modelos de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (1952-2002). 2018. 263 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/jspui/handle/10/8625. Acesso em: 16 mar. 2022.

Publicado

24/03/2022

Como Citar

LIMA, Marcelo; MACIEL, Samanta Lopes. Os ataques em curso contra a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e13780, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.13780. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13780. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Em defesa do projeto de formação humana integral

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.