Ensino Médio e Educação Profissional no século XXI

avanços e retrocessos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17187

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado; Novo Ensino Médio; Educação Profissional e Tecnológica; Políticas de Ensino Médio e Educação Profissional.

Resumo

Neste artigo expomos momentos da política pública de ensino médio e educação profissional nos quais entendemos ter havido avanços. Enfatizamos o período de 2003 a 2004 devido à construção política na lógica democrática, no contexto da primeira vitória de Luís Inácio Lula da Silva à Presidência da República, quando se levou para o interior do Estado estrito senso o acúmulo teórico-prático em defesa da escola pública, gratuita, laica e de qualidade social. Em seguida, discutimos momentos de regressão, quando se retoma a determinação pelo capital de forma tensa e na lógica da exceção. Finalizamos perguntando sobre qual pode ser o movimento possível das contradições atualmente e que perspectivas estão sendo assumidas para a educação da classe trabalhadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. São Paulo: Boitempo, 2004.

BARATA-MOURA, José. Totalidade e contradição: acerca da dialética. Lisboa: Edições Avante, 2012.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 5.230-A de 2023. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a fim de definir diretrizes para o ensino médio, e as Leis nºs 14.818, de 16 de janeiro de 2024, 12.711, de 29 de agosto de 2012, e 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Brasília: Câmara dos Deputados, 2024. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=2399269. Acesso em: 08 abr. 2024.

CARVALHO, Marize. Realidade da Educação do Campo e os Desafios para a Formação de Professores da Educação Básica na Perspectiva dos Movimentos Sociais. 2011. 165 fls. Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, Salvador.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria, RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: EPSJV/Fiocruz e Cortez Editora, 2005a.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria, RAMOS, Marise. A política de educação profissional no Governo Lula: um percurso histórico controvertido. Educação e Sociedade, Brasil, v. 26, n. 92, p. 1087-1113, out. 2005b. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000300017

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Ensino médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília: MEC/SEMTEC, 2004.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, volume 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

GRUPO PERMANENTE DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO/SEMTEC/MEC. Referências para uma política nacional de educação do campo: caderno de subsídios. Brasília, 2004. Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2004.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre Educação e Ensino. Campinas, SP: Navegando, 2011.

MOURA, Dante; RAMOS, Marise; GARCIA, Sandra. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Brasília:

SEMTEC/MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 30 mar. de 2024.

RAMOS, Marise. A força material do conhecimento em trabalho e educação nos governos ligados ao PT: contradições da disputa no estado ampliado. Trabalho Necessário, v. 21, p. 1-25, 2023. DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57606

RAMOS, Marise. Educação Profissional e Tecnológica: (re)conceituando a (contra)hegemonia. In: Cláudio Nei Nascimento da Silva; Daniele dos Santos Rosa. (Org.). As Bases Conceituais na EPT. Brasília/DF: Grupo Nova Paidéia, 2021, v. 1, p. 28-43. DOI: https://doi.org/10.36732/EditoraNovaPaideia.2021.222

RAMOS, Marise. Ensino Médio no Brasil Contemporâneo: coerção revestida de consenso no Estado de Exceção. In: Lívia Diana Rocha Magalhães; José Alves Dias. (Org.). Memória com história da educação: desafios eminentes. Uberlândia: Navegando Publicações, 2020, v., p. 19-36. DOI: https://doi.org/10.29388/978-65-81417-21-5-0-f.19-36

RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. In: Adilson Cesar Araújo, Cláudio Nei Nascimento da Silva. (Org.). Ensino Médio Integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Editora Instituto Federal de Brasília, 2017a, p. 20-43.

RAMOS, Marise. O Pacto pelo Ensino Médio: reflexões (pregressas) sobre a educação científica. Revista Margens - Interdisciplinar, v. 11, p. 68-83, 2017b. DOI: https://doi.org/10.18542/rmi.v11i16.5384

RAMOS, Marise. A Educação da Classe Trabalhadora e o PNE (2014-2024). Holos (Natal. Online), v. 6, p. 3-21, 2016 DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2016.4982

RAMOS, Marise. Filosofia da práxis e práticas pedagógicas de formação de trabalhadores. Trabalho & Educação (Belo Horizonte), v. 23, p. 207-218, 2014.

RAMOS, Marise. Interdisciplinaridade: desafios de ensino e aprendizagem. Revista do Ensino Médio (Brasília) Ano 1 – No. 1, p. 8, junho julho, 2003a.

RAMOS, Marise. Conhecimento e competência: (não) está na hora de rever seus conceitos. Revista do Ensino Médio (Brasília) Ano 1 – No. 2, p. 5, outubro/novembro, 2003b.

RAMOS, Marise; RUIZ, Antonio Ibañez. Apresentação. A importância das falas reunidas nesta publicação. In: Anais do Seminário Políticas de Ensino Médio para os Povos Indígenas. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Diretoria de Ensino Médio, 2003.

RUIZ, Antonio Ibañez. Apresentação. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Ensino médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília: MEC/SEMTEC, 2004.

SEMTEC/MEC. Retorno da Secretaria de Educação Média e Tecnológica do Ministério da Educação às Instituições da Sociedade Civil e Política, pelas contribuições apresentadas no processo de construção da versão final da minuta de decreto que regulamenta os artigos 35 e 36 e 39 A 41 da LDB e revoga o Decreto no 2.208/97. Brasília, DF: Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/not251d.pdf. Acesso em: 30 mar. de 2024.

SETEC/MEC. Evolução educacional: Projeto integra ensino médio à educação profissional em três estados brasileiros. Experiências servirão de modelo para implantação da proposta no País. In: SETEC/MEC. Revista do Ensino Médio (Brasília), Ano 2 – No. 4, p. 6-7, 2004.

SILVA, Pedro. Ofensiva ideopedagógica dos institutos empresariais no Brasil: uma análise a partir da realidade cearense. 2023. 140 fls. Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

14/06/2024

Como Citar

RAMOS, Marise Nogueira. Ensino Médio e Educação Profissional no século XXI: avanços e retrocessos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e17187, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.17187. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17187. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: Políticas, História e Formação Docente.

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.