Ensino Médio e Educação Profissional no século XXI

avanços e retrocessos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17187

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado; Novo Ensino Médio; Educação Profissional e Tecnológica; Políticas de Ensino Médio e Educação Profissional.

Resumo

Neste artigo expomos momentos da política pública de ensino médio e educação profissional nos quais entendemos ter havido avanços. Enfatizamos o período de 2003 a 2004 devido à construção política na lógica democrática, no contexto da primeira vitória de Luís Inácio Lula da Silva à Presidência da República, quando se levou para o interior do Estado estrito senso o acúmulo teórico-prático em defesa da escola pública, gratuita, laica e de qualidade social. Em seguida, discutimos momentos de regressão, quando se retoma a determinação pelo capital de forma tensa e na lógica da exceção. Finalizamos perguntando sobre qual pode ser o movimento possível das contradições atualmente e que perspectivas estão sendo assumidas para a educação da classe trabalhadora.

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Publicado

14/06/2024

Como Citar

RAMOS, Marise Nogueira. Ensino Médio e Educação Profissional no século XXI: avanços e retrocessos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e17187, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.17187. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17187. Acesso em: 25 jun. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: Políticas, História e Formação Docente.

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