O ensino médio e técnico na conjuntura do avanço de políticas ultraconservadoras

desafios teóricos e políticos

Autores

  • Marise Nogueira Ramos UERJ

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15279

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado; Educação Politécnica; Currículo Integrado; Interdisciplinaridade; Novo Ensino Médio.

Resumo

Este texto discute a integração entre ensino médio e técnico na perspectiva da politecnia considerando os desafios teóricos e políticos desse referencial, abordado em seus fundamentos ontológicos e epistemológicos e visando explicitar seu sentido pedagógico. Neste caso, traz à luz princípios da Pedagogia Histórico-Crítica visando a demonstrar que esses nos orientam na organização do currículo e da prática pedagógica. Apresenta um conciso posicionamento crítico sobre a pedagogia das competências, identificando seu caráter pragmático e pós-moderno afinado com o relativismo epistemológico, sendo a referência para o “Novo Ensino Médio”. Conclui argumentando sobre a necessidade de difundir a concepção do Ensino Médio Integrado e de resistir à hegemonia do pensamento conservador que tensiona fortemente com as forças progressistas que voltam a governar o Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CIAVATTA, Maria. O conhecimento histórico e o problema teórico-metodológico das mediações. Teoria e educação no labirinto do capital. São Paulo: Expressão Popular, 2014, pp. 7-300.

DUARTE, Newton. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, Lígia Martins, DUARTE, Newton (orgs.) Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, pp. 33-49

FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: JANTSCH, Ari Paulo;

BIANCHETTI, Lucídio. (orgs.). Interdisciplinaridade para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes, 2008, pp. 25-50.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, volume 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, volume 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

MAGALHÃES, Jonas. Competências socioemocionais: uma “nova” pedagogia? Estudo dos fundamentos de uma perspectiva educacional emergente. Tese (Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 518 p. 2022.

MARX, Karl. Crítica do Programa de Gotha. São Paulo: Boitempo, 2012.

RAMOS, Marise. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.

RAMOS, Marise. Trabalho, Educação e Correntes Pedagógicas no Brasil. Um estudo a partir da formação de técnicos em saúde. Rio de Janeiro: EdUFRJ e EPSJV, 2010.

RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO Gaudêncio; CIAVATTA. Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 1ed.São Paulo: Cortez, 2005, p. 106-127.

RAMOS, Marise; MAGALHÃES, Jonas. Revista Paradigma (Edición Temática – Docência, Pesquisa e Formação), Vol. XLIII, septiembre de 2022 / 451 – 479 DOI: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p451-479.id1279

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2005.

Downloads

Publicado

28/06/2023

Como Citar

RAMOS, Marise Nogueira. O ensino médio e técnico na conjuntura do avanço de políticas ultraconservadoras: desafios teóricos e políticos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15279, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15279. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15279. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Guarnicê da Educação, da Democracia e da formação dos trabalhadores

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.