Modelo de gestão do curso técnico em apicultura na Educação a Distância da Universidade Federal do Piauí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.8853

Palavras-chave:

Educação a Distância. Modelo de Gestão. Curso Técnico em Apicultura.

Resumo

No artigo analisa-se o modelo de gestão do Curso Técnico em Apicultura na Educação a Distância da Universidade Federal do Piauí (UFPI), pertencente ao Programa da Rede eTec Brasil. Adotou-se a pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada em Stake (2011), utilizando-se a questão gerativa narrativa apoiada por Flick (2009) e Jovchelovich e Bauer (2010), além da análise bibliográfica e entrevistas realizadas no Colégio Técnico de Floriano com cinco colaboradores do curso pesquisado. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, fundamentada por Bardin (2016). Constatou-se que a implantação de modelo de gestão colaborativo permitiu manter a qualidade do ensino técnico e profissional, adotando a figura do professor-pesquisador aliado ao trabalho do professor tutor-presencial, como processo interativo com estudantes-produtores rurais e um despertar para formação continuada na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soraya Oka Lobo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Universidade Federal do Piauí

Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Colégio Técnico de Floriano vinculado à UFPI. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Tecnologia (GETET/ UTFPR). Doutoranda em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalização docente em Pedagogia (NUPPEd).

Domingos Leite Lima Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorado em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Pós-Doutorado na Facultad de Ciencias Sociales da Universidade de Salamanca (2009). É Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, área de concentração tecnologia e sociedade (mestrado e doutorado), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Coordenador do Doutorado Interinstitucional DINTER PPGTE/UTFPR-UFPI. É Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Tecnologia (GETET).

Laurielson Chaves Alencar, Colégio Técnico de Floriano vinculado a Universidade Federal do Piauí

Possui Especialização em Gestão Ambiental (2000), Mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí (2005) e Doutorado em Agronomia (Produção vegetal) pela Universidade Estadual Paulista. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Zootecnia e Fitotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: apicultura, cajucultura e elaboração de estudos ambientais (EIA/RIMA).

Referências

ALONSO, K. M. Algumas considerações sobre a educação a distância, aprendizagens e a gestão de sistemas não-presenciais de ensino. In: PRETI, et al. Educação a distância: ressignificando práticas. Brasília, DF: Liber Livro, 2005. p. 17-38.

AZEVEDO, Márcio Adriano de. Pesquisa em avaliação de políticas públicas e o Programa Escola Ativa: 20 anos depois. Curitiba: CRV, 2018.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, PT: Edições 70, 2016.

BERGER, Z. L. Estudos de caso de exemplo em ensino poste secundário, online. In: HART, G.; MASON, J. Procedimentos de ‘O Simpósio Universitário Virtual. Melbourne, Austrália, 21-22 de novembro de 1996. p. 99-105.

BRASIL. Ministério da Educação. Rede e-Tec Brasil: Apresentação. Brasília, DF, 2011. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/rede-e-tec-brasil>. Acesso em: 04 maio 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Pronatec: O Pronatec. Brasília, DF, 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pronatec/o-que-e>. Acesso em: 08 abr. 2019.

CATANI, A. M.; GUTIERREZ, G. L. Participação e gestão escolar: conceitos e potencialidades. In. FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios.4. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2003.

CELANI, M. A. A. Um programa de formação contínua. In: ______. Professores e formadores em mudança: relato de um processo de reflexão e transformação da prática docente. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

FLICK, U. Narrativas. In: ______ (Org.). Métodos de Pesquisa: Introdução à Pesquisa Qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009. p. 164-178.

HARVEY, D. A loucura da razão econômica: Marx e o capital no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2018.

IBIAPINA, I. M. L. de M. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília, DF: Líber Livro, 2008.

IBIAPINA, I. M. L. de M. REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DO CAMPO TEÓRICO-METODOLÓGICO DAS PESQUISAS COLABORATIVAS: gênese e expansão. In: IBIAPINA, I. M. L. de M.; BANDEIRA, H. M.; ARAUJO, F. A. M. (org.). Pesquisa colaborativa: multirreferenciais e práticas convergentes. Teresina, PI: EDUFPI, 2016. p. 33-62.

JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 90-113.

“Autor 2”. Capítulo de livro. In: Organizadores do livro. Título do livro. Cidade: editora, 2013.

“Autor 1”; “Autor 2”. Capítulo de livro. In: Organizadores do livro. Título do livro. Cidade: editora, 2017. p. 319-337.

“Autor 1”. Título. Dissertação (Mestrado) – Universidade, Centro, Cidade, 2012. 198p.

“Autor 1”. Capítulo de livro. In: Organizadores do livro. Título do livro. Cidade: editora, 2014, p. 133-144.

LIMA FILHO, D. L. Expansão da educação superior e da educação profissional no Brasil: tensões e perspectivas. Revista Educação em Questão, Natal, v. 51, n. 37, p. 195-223, jan./abr. 2015

MACIEL, I. M. Educação a Distância - Ambiente Virtual: Construindo Significados. 2010. Disponível em: < https://www.aedi.ufpa.br/parfor/letras/images/pdf/at_distancia/castanhal_1.2013/castanhal_2010.020/1.2013%20castanhal%202010-020%20tecn.%20ed.%20e%20ens.%20do%20port.%20texto%20iii%20profa.%20williane%20santos.pdf >. Acesso em: 21 mar. 2019.

MATTAR, J. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

MORAN, J. M. Perspectivas (virtuais) para a educação. Cadernos Adenauer, IV, 2003, n. 6, Rio de Janeiro, Fundação Konrad Adenauer, abril 2004. (Mundo Virtual).

PEREZ, José Roberto Rus. PASSONE, Eric Ferdinando Kanai. Psicologia e análise de implementação de políticas públicas: um diálogo interdisciplinar. Psicologia: ciência e profissão, Brasília, 33(3), 2013, p. 612-629.

SILVA, M. Criar e professorar um curso online: relato de experiência. In: SILVA, M. (org.). Educação Online. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003. p. 53-75.

STAKE, R. E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Tradução de Karla Reis. Porto Alegre, RS: Penso, 2011.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VALENTE, J. A.; MORAN, J. M. Pontuando e contrapondo. In: ARANTES, V. A. (org.). Educação a distância: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2011. p. 87-108.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Colégio Técnico de Floriano. Ata da Reunião Extraordinária do Ensino Técnico a Distância – Rede e-Tec Brasil, do Colégio Técnico de Floriano, maio 2014. Floriano, PI: CTF, 2014a.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Colégio Técnico de Floriano. Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Apicultura na modalidade à distância da Rede e-Tec Brasil. Floriano, PI: CTF, 2014b.

Downloads

Publicado

17/05/2021

Como Citar

LOBO, Soraya Oka; LEITE LIMA FILHO, Domingos; CHAVES ALENCAR, Laurielson. Modelo de gestão do curso técnico em apicultura na Educação a Distância da Universidade Federal do Piauí. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e8853, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.8853. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8853. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.