A produção bibliográfica no campo da Educação Profissional em face do tema da reforma do Ensino Médio

uma caracterização qualitativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.16034

Palavras-chave:

Educação Profissional, Reforma do ensino médio, Trabalho e educação, Revisão bibliográfica

Resumo

O artigo apresenta, mediante análise bibliográfica da literatura mais recente, as principais características da produção no campo da educação profissional dedicada a analisar a reforma do ensino médio e suas implicações. Priorizamos uma abordagem qualitativa de caráter eminentemente exploratório. Como principal resultado desse esforço de pesquisa, oferecemos uma caracterização que, expectamos, deve auxiliar pesquisadores e estudiosos da temática na tarefa de navegar pelas complexas análises produzidas sobre a reforma educacional mencionada em suas interrelações com a educação profissional e o trabalho.

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Biografia do Autor

Hemerson Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGTE-UTFPR). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor de Sociologia do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Tecnologia (GETET-UTFPR) e do Laboratório de Estudos de Populações Tradicionais e Educação (LEPTE-IFMA).

Domingos Leite Lima Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Pós-doutor pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Salamanca (USAL). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba-PR. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Tecnologia (GETET).

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Publicado

28/11/2023

Como Citar

MOURA, Hemerson; LEITE LIMA FILHO, Domingos. A produção bibliográfica no campo da Educação Profissional em face do tema da reforma do Ensino Médio: uma caracterização qualitativa. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e16034, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.16034. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16034. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

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