A produção bibliográfica no campo da Educação Profissional em face do tema da reforma do Ensino Médio
uma caracterização qualitativa
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.16034Palavras-chave:
Educação Profissional, Reforma do ensino médio, Trabalho e educação, Revisão bibliográficaResumo
O artigo apresenta, mediante análise bibliográfica da literatura mais recente, as principais características da produção no campo da educação profissional dedicada a analisar a reforma do ensino médio e suas implicações. Priorizamos uma abordagem qualitativa de caráter eminentemente exploratório. Como principal resultado desse esforço de pesquisa, oferecemos uma caracterização que, expectamos, deve auxiliar pesquisadores e estudiosos da temática na tarefa de navegar pelas complexas análises produzidas sobre a reforma educacional mencionada em suas interrelações com a educação profissional e o trabalho.
Downloads
Referências
ANDRADE, Isabela Assunção de Oliveira; ANDRADE, Gisele. Quando dois projetos colidem: a reforma do ensino médio versus a educação profissional integrada ao ensino médio nos institutos federais. Diálogo, Canoas, n. 50, p. 1-12, nov. 2022. Disponível em: https://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/9121. Acesso em: 15 jul. 2023.
BRASIL. Medida provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 set. 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/mpv/mpv746.htm. Acesso em: 31 ago. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 fev. 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 31 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Conselho Nacional de Educação (CNE). Câmara de Educação Básica (CEB). Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 nov. 2018a. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN32018.pdf. Acesso em: 31 ago. 2023.
BRASIL. Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de que trata o art. 212-A da Constituição Federal; revoga dispositivos da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 dez. 2020. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l14113.htm. Acesso em: 31 ago. 2023.
BRASIL. Decreto nº 10.656, de 22 de março de 2021. Regulamenta a Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020, que dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 mar. 2021a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/decreto/d10656.htm. Acesso em: 31 ago. 2023.
BRASIL. Lei nº 14.276, de 27 de dezembro de 2021. Altera a Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 dez. 2021b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/L14276.htm. Acesso em: 31 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pleno (CP). Resolução CNE/CP nº 1, de 6 de maio de 2022. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTN-Formação). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 maio 2022. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=236781-rcp001-22&category_slug=maio-2022-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 31 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 399, de 08 de março de 2023. Institui a consulta pública para a avaliação e reestruturação da política nacional de Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 8 mar. 2023. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-399-de-8-de-marco-de-2023-468762771. Acesso em: 31 ago. 2023.
CAPES. Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Quem somos. c2020. Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php/sobre/quem-somos.html. Acesso em: 15 jul. 2023.
COSTA, Maria Adélia; COUTINHO, Eduardo Henrique Lacerda. Educação Profissional e a Reforma do Ensino Médio: lei nº 13.415/2017. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1633-1652, out./dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/BbBvb3GQC8kv5DW57BfPcBg/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623676506
COUTINHO, Carlos Nelson. A época neoliberal: revolução passiva ou contra-reforma? Novos Rumos, Marilia, v. 49, n. 1, p. 117-126, jan./jun. 2012. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/novosrumos/article/view/2383. Acesso em: 31 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.36311/0102-5864.2012.v49n1.2383
FERRETTI, Celso João. A reforma do ensino médio: desafios à Educação Profissional. HOLOS, Natal, ano 34, v. 04, p. 261-271, 2018. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6975. Acesso em: 15 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2018.6975
FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino médio integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. O Proeja e a reforma do ensino médio (Lei nº 13.415/2017). HOLOS, Natal, ano 34, v. 03, p. 289-302, 2018. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7024. Acesso em: 15 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2018.7024
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Políticas de formação de professores: notório saber e possibilidades emancipatórias. Retratos da Escola, Brasília, v. 15, n. 31, p. 51-64, jan./abr. 2021. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1262. Acesso em: 15 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1262
MEDEIROS NETA, Olivia Morais. A configuração do campo da educação profissional no Brasil. HOLOS, ano 32, v. 6, p. 50-55, 2016. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4947. Acesso em: 31 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2016.4947
MEDEIROS, Tatiane Cimara dos Santos; PASSOS, Daniela Oliveira Ramos dos. Reformas do ensino médio e trabalhista: possíveis implicações para educação profissional técnica de nível médio. Trabalho Necessário, v. 17, n. 34, p. 252-271, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/38054. Acesso em: 15 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.22409/tn.17i34.p38054
MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite. A reforma do ensino médio: regressão de direitos sociais. Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 20, p. 109-129, jan./jun. 2017. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/760. Acesso em: 15 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.760
PELISSARI, Lucas Barbosa. A reforma da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: 2016 a 2021. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 39, p. 1-15, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/tNfT7jkd4WfXGDtYQWrFghf/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-469837056-t
PIOLLI, Evaldo; SALA, Mauro. A reforma do ensino médio e a educação profissional: da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a Educação Profissional. Revista Exitus, Santarém, v. 11, p. 1-25, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602021000100211. Acesso em: 15 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1543
POSSAMAI, Tamiris; SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da. O Ensino Médio Integrado diante da contrarreforma do ensino médio. Retratos da Escola, Brasília, v. 16, n. 34, p. 53-69, jan./abr. 2022. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1461. Acesso em: 15 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1461
SANTOS, Dinelise Sousa; CAVALCANTE, Rivadavia Porto; MALDANER, Jair José; PEREIRA FILHO, Albano Dias. O lugar da educação profissional e tecnológica na reforma do ensino médio em contexto brasileiro: da lei nº 13.145/2017 à BNCC. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 2, p. 1-14, jul./dez. 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9488. Acesso em: 15 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9488
SANTOS, Shilton Roque dos; AZEVEDO, Marcio Adriano. A contrarreforma do ensino médio e os rumos da educação profissional no Brasil. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 20, p. 78-95, jul./dez. 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/39504. Acesso em: 15 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.29148/labor.v1i20.39504
STERING, Silvia Maria dos Santos; ADAM, Joyce Mary. A reforma do ensino médio por meio da Lei nº 13.415/2017 e seus impactos no Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais. Revista Prática Docente, Confresa, v. 4, n. 2, p. 869-886, jul./dez. 2019. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/541. Acesso em: 15 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p869-886.id560
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.