Tecnologia e mídia interativa como ferramentas eficazes no progresso da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11067Palavras-chave:
Tecnologia. Mídia Interativa. Recursos Tecnológicos.Resumo
O presente artigo apresenta orientações gerais aos professores sobre práticas apropriadas ao desenvolvimento cognitivo, emocional e social de crianças mediante o uso da tecnologia e mídia interativa. Enfatiza que a tecnologia e mídia interativa não devem substituir outras atividades educacionais. Ressalta a importância quanto ao apoio aos profissionais da educação infantil, pois, eles precisam de recursos tecnológicos e de mídias disponíveis, acessíveis, bem como links on-line, para melhorar e aprimorar o uso da tecnologia e mídia interativa. Necessitando exemplificar positivamente como a tecnologia foi selecionada, usada, integrada e avaliada com sucesso em suas salas de aula. No entanto, mais pesquisas são necessárias para entender melhor como as crianças usam e aprendem com a tecnologia e mídia interativa, e seus efeitos em curto prazo.
Downloads
Referências
ADAMS, M.J. Tecnologia para o desenvolvimento da linguagem infantile alfabetização: trazendo reconhecimento de fala para a sala de aula. NovoYork: O Centro Joan Ganz Cooney no Sesame Workshop. http: //joanganzcooneycenter.org/Reports-30.html, 2011.
ANDERSON, D.R. e T.A. PEMPEK. “Televisão e Muito Jovem Crianças." American Behavioral Scientist 48 (5): 505–22, 2005.
ANDERSON, G.T. “Computadores em um Desenvolvimento Apropriado Currículo." Crianças pequenas 55 (2): 90-93, 2000.
BARRON, B., G. CAYTON-HODGES, L. BOFFERDING, C. COPPLE, L. DARLINGHAMMOND, e M.H. LEVINE. Dê um passo gigante: um plano para Ensinar crianças pequenas na era digital. Nova Iorque: Joan Ganz Cooney Centro na Oficina de Gergelim. www.joanganzcooneycenter.org/Reports-31.html, 2011.
BECKER, H.J. "Quem está conectado e quem não está: acesso das crianças a e uso da tecnologia de computador.” O Futuro das Crianças 10 (2): 44-75. www.crito.uci.edu/tlc/FINDINGS/WhosWiredWhosNot.pdf, 2000.
BIRCH, L. L., L. PARKER E A. BURNS, eds. Obesidade na primeira infância Políticas de prevenção. Washington, DC: National Academies Press. www. iom.edu/Reports/2011/Early-Childhood-Obesity-Prevention-Policies. Aspx, 2011.
Buckleitner, W. Um código de ética para os editores da Mídia Interativa Mídia para crianças. http://bit.ly/eo9cui, 2011.
BURDETTE, H.L., E R.C. WHITAKER. “Um Estudo Nacional de Segurança no Bairro, Brincadeiras ao Ar Livre, Televisão e Obesidade em crianças pré-escolares.” Pediatrics 116 (3): 657–62. http: // pediatria. aappublications.org/content/116/3/657.full, 2005.
CENTER, Fred, Rogers. Aprendizagem precoce e mídia infantil. Publicado simultaneamente em por Routledge, 711 Terceira Avenida, Nova York, NY 10017 e Associação Nacional para a Educação de Crianças Pequenas, 1313 I. Street NW, Suite 500, Whashington, DC 20005, 2015.
CHRISTAKIS, D.A., F.J. ZIMMERMAN, D.L. DIGIUSEPPE, e C.A. MCCARTY. “Exposição precoce à televisão e problemas subsequentes de atenção em Crianças." Pediatrics 113 (4): 708–13. http: //pediatrics.aappublications. org / content / 113/4 / 708.full.html, 2004.
CROSS, C.T., T.A. WOODS, e H.A. SCHWEINGRUBER, eds. Matemática Aprendizagem na primeira infância: caminhos para a excelência e a equidade, 2009.
EDUTOPIA. O que é uma integração tecnológica de sucesso? Uso bem integrado de recursos tecnológicos por professores completamente treinados possibilita a aprendizagem do século XXI. www.edutopia.org/ Descrição da guia de integração de tecnologia, 2007.
EDUTOPIA. Guia de conexões de casa à escola: dicas, ferramentas técnicas, e Estratégias para melhorar a comunicação entre família e escola. Rafael, CA: Fundação educacional George Lucas. www.edutopia.org/ guia casa-escola-conexões, 2011.
FISCHER, M.A. & C.W. GILLESPIE. "Computadores e crianças pequenas Desenvolvimento: a experiência do One Head Start Classroom". Jovens Crianças 58 (4): 85–91, 2003.
GUERNSEY, L. "Telas, crianças e a declaração de posição do NAEYC." Early Ed Watch (blog), 2 de agosto. Washington, DC: Nova América Fundação. http://earlyed.newamerica.net/blogposts/2010/screens_kids_and_the_naeyc_position_statement-35103, 2010.
GUERNSEY, L. “EdTech para os mais novos? “Não sem treinamento Professores." Huffington Post (blog), 17 de novembro. Www.huffingtonpost. com / lisa-guernsey / edtech-for-the-playdough-_b_1097277.html, 2011.
HASSELBRING, T.S., & C.H.W. GLASER. “Uso da Tecnologia da Computação para ajudar os alunos com necessidades especiais.” O Futuro das Crianças 10 (2): 102-22. http://familiestogetherinc.com/wp-content/uploads/2011/08/ COMPUTERTECHNEEDS.pdf, 2000.
HOBBS, R. Alfabetização digital e de mídia: um plano de ação. Washington, DC: O Instituto Aspen. http://www.knightcomm.org/wp-content/uploads / 2010/12 / Digital_and_Media_Literacy_A_Plan_of_Action.pdf, 2010.
JUIZ, S., K. PUCKETT E B. CABUK. “Equidade digital: novas descobertas do Estudo Longitudinal da Primeira Infância.” Revista de Pesquisa sobre Tecnologia na Educação 36 (4): 383–96. http://edinsanity.com/wp-content / uploads / 2008/02 / digital-equity_ecls.pdf, 2004.
KIRKORIAN LEE, S.J., S. BARTOLIC, e E.A. VANDEWATER. "Prevendo crianças Uso da mídia nos EUA: diferenças na seção transversal e longitudinal Análise." Jornal Britânico de Psicologia do Desenvolvimento 27 (1): 123–43, 2009.
NEUMAN, S.B., E.H. NEWMAN e J. DWYER. Efeitos educacionais da uma intervenção de vocabulário multimídia incorporado para Crianças pré-escolares em desvantagem: um estudo randomizado. Ann Arbor, MI: Universidade de Michigan. www.umich.edu/~rdytolrn/pdf/RTL2021210. pdf, 2010.
PASNIK, S., S. STROTHER, J. SCHINDEL, W.R. PENUEL E C. LLORENTE. Relatório à Iniciativa Pronto para Aprender: Revisão da Pesquisa sobre Mídia e alfabetização de crianças pequenas. Nova york; Menlo Park, CA: Educação Centro de desenvolvimento; SRI International. http://ctl.sri.com/publications/ downloads / EDC_SRI_Literature_Review.pdf, 2007.
RIDEOUT, V.J., A. LAURICELLA e E. WARTELLA. Crianças, mídia e Raça: uso da mídia entre brancos, negros, hispânicos e asiáticos americanos Crianças. Evanston, IL: Centro de Mídia e Desenvolvimento Humano, Escola de Comunicação, Northwestern University. http: // web5.soc.northwestern.edu/cmhd/wp-content/uploads/2011/06/ SOCconfReportSingleFinal-1.pdf, 2011.
ROGOW, F. Duas visões ou não duas visões: uma revisão da pesquisa Literatura sobre a conveniência da visualização de televisão para bebês e crianças, 2007.
SCHEPPER, R. "Apresentando o movimento Vamos! Cuidado Infantil: Ferramentas para Crianças e creches e casas de repouso”. Vamos mudar (blog), junho 8. www.letsmove.gov/blog/2011/06/08/introducing-let%E2%80%99smove-child-care-tools-child-and-day-care-centers-and-family-care-h, 2011.
SCHMIDT, M.E., M. RICH, S.L. RIFAS-SHIMAN, E. OKEN E E.M. Taveras. 2009. “Televisão na Infância e Cognição Infantil aos 3 Anos de Idade em uma coorte dos EUA.” Pediatria 123 (3): e370 – e375. http: // pediatria. aappublications.org/content/123/3/e370.full, 2009.
SIMON, F. E C. DONOHUE. “Ferramentas de engajamento: Relatório de status Tecnologia na Educação Infantil”. Troca 199: 16–22, 2011.
TAKEUCHI, L.M. As famílias importam: projetando mídias para a era digital.Nova York: O Joan Ganz Cooney Center no Sesame Workshop. http: // joanganzcooneycenter.org/Reports-29.html, 2011.
TANDON, P.S., C. ZHOU, P. LOZANO, & D.A. CHRISTAKIS. "Pré-escolares: Tempo total diário de tela em casa e por tipo de assistência à infância”. Diário of Pediatrics, 2011.
VANDEWATER, E.A. e S-J. LEE. "Medindo o uso da mídia infantil em a era digital: questões e desafios”. Cientista Comportamental Americano 52 (8): 1152-76. www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2745155/pdf/ nihms128628.pdf, 2009.
VAN SCOTER, J., D. ELLIS E J. RAILSBACK. Tecnologia no início Educação infantil: encontrando o equilíbrio. Portland, OR: Noroeste Laboratório Educacional Regional. www.netc.org/earlyconnections/ byrequest.pdf, 2001.
WAHI, G., P.C. PARKIN, J. BEYENE, E.M. ULERYK, e C.S. BIRKEN. “Eficácia de intervenções destinadas a reduzir o tempo de tela em crianças”. Arquivos de Pediatria e Medicina do Adolescente 165 (11): 979–86, 2011.
WAINWRIGHT, D.K. e D.L. LINEBARGER. Pronto para aprender: Literatura Reveja. Parte 1: Elementos da TV educacional eficaz. Filadélfia, PA: Escola de Comunicação Annenberg, Universidade da Pensilvânia, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.