Diálogos Internacionais em Educação Profissional: Tempo e produção de conhecimento no doutorado no Brasil e Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.13130

Palavras-chave:

Brasil, Portugal, Diálogos internacionais, Doutorado, Educação Profissional

Resumo

Neste artigo, o doutorado é compreendido como um processo que comporta diversas fases e momentos de complexidade, nos quais se torna possível a identificação de um tempo-recurso – definido pela quantidade de tempo disponível e de tempo desejado – para a execução de cada atividade e dos próprios modos de alocação do tempo e de estratégias para o desenvolvimento da produção científica. Dessa forma, nesta pesquisa, busca-se discutir sobre a produção do conhecimento no doutorado no Brasil e em Portugal, com o objetivo de apontar estratégias de desenvolvimento para a produção científica e de contribuir institucionalmente para o aprimoramento das ações pedagógicas da Pós-Graduação stricto sensu entre as instituições portuguesas e brasileiras.

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Biografia do Autor

Kadydja Karla Nascimento Chagas, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia - IFRN

Professora Doutora em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), especialista e Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida/RJ, mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Coordenadora da Editora IFRN. Tem experiência na área de Educação, Educação Física e Meio Ambiente, com ênfase nos seguintes temas: lazer, esporte, ludicidade, formação e autoformação profissional.

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Publicado

29/09/2021

Como Citar

CRUZ, Fernando Manuel Rocha da; CHAGAS, Kadydja Karla Nascimento; SOUZA, Marta Mariane Ferreira Gomes de. Diálogos Internacionais em Educação Profissional: Tempo e produção de conhecimento no doutorado no Brasil e Portugal. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e13130, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.13130. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13130. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Diálogos Internacionais sobre a Educação Profissional

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