PERCURSOS E TRAJETÓRIAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: OS CURSOS DE LICENCIATURA NO IFF CAMPUS CAMPOS CENTRO

Camila Borges Barreto de Carvalho, Gilmara Teixeira Barcelos

Resumo


A Educação Profissional e Tecnológica, como modalidade de educação voltada para a praxis, ganhou proeminência com o movimento de expansão da Rede Federal e sua abrangência no território nacional. Nesse contexto, à luz das categorias: institucionalidade, trajetória histórica e distintividade busca-se compreender o perfil institucional dos cursos de licenciatura do campus cCampos Centro do Instituto Federal Fluminense. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa com utilização de entrevistas semiestruturadas com gestores institucionais e os dados coletados foram analisados a partir da revisão da literatura e também por meio da análise de conteúdo.  O perfil institucional dos cursos investigados é constituído a partir da afinidade eletiva entre uma institucionalidade específica, uma trajetória histórica particular e uma distintividade que conferem um modelo próprio a essas licenciaturas.


Palavras-chave


Licenciaturas; Educação Profissional e Tecnológica; Institucionalidade.

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DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10378

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