As bases conceituais da educação profissional e tecnológica nas histórias de vida de professoras do IFPA campi de Bragança e Tucuruí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.9951

Palavras-chave:

Bases Conceituais da EPT, Histórias de Vida, Experiência Profissional,

Resumo

O trabalho tem por objetivo investigar as bases da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nas narrativas de vida de quatro professoras do IFPA, nos campi de Bragança e Tucuruí. O foco da pesquisa são os processos de identificação das pesquisadas sobre si mesmas como professoras e o papel das experiências de vida que repercutem na formação profissional docente. Utiliza-se como instrumental metodológico a história de vida com o uso da história oral e entrevista. O estudo trata das bases conceituais que fundamentam a EPT, que são: trabalho como princípio educativo, formação humana integral e politecnia, e descreve as histórias de vida das quatro professoras dos dois campi. Os resultados mostram que as bases estão presentes nas falas, sem o conhecimento conceitual; que se identificam com a prática docente; e que as experiências da vida particular encontram vazão na formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson de Sousa Feitosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT-IFAM turma 2017, especialista em Metodologia do Ensino de História pela FACINTER (2004) e licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1999). É servidor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, como Técnico em Assuntos Educacionais e assume atualmente a função de Coordenador Pedagógico. É membro dos grupos de pesquisa ETTHOS-IFPA (Educação, Trabalho, Tecnologia, Humanidades e Organização Social) e GUEAJA-UFPA (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia).

Referências

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 ago. 2018.

_______. Lei 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Brasília, 2008a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm. Acesso em: 25 ago. 2018.

_______. Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm#:~:text=L11892&text=LEI%20N%C2%BA%2011.892%2C%20DE%2029%20DE%20DEZEMBRO%20DE%202008.&text=Institui%20a%20Rede%20Federal%20de,Tecnologia%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 25 ago. 2018.

CAIRES, Vanessa Guerra; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Educação Profissional Brasileira: da Colônia ao PNE 2014-2024. Petrópolis: Vozes, 2016.

CATTANI, Antonio David; RIBEIRO, Jorge Alberto Rosa. Formação profissional. In: CATTANI, Antonio David; HOLZMANN, Lorena (org.). Dicionário de trabalho e tecnologia. 2. ed. Porto Alegre: Zouk, 2012.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: RAMOS, Marise; FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (org.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

FREITAS, Luiz Carlos de; CALDART, Roseli Salete (org.). A construção da pedagogia socialista. São Paulo: Expressão Popular, 2017.

GOMES, Heloisa Maria; MARINS, Hiloko Ogihara. A ação docente na educação profissional. São Paulo: SENAC, 2004.

NÓVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto, Portugal: Porto, 1995.

PISTRAK, Moisey M. Ensaio sobre a escola politécnica. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

RAMOS, Marise Nogueira. Concepção do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. In: PARANÀ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná (org.). O ensino médio integrado à educação profissional: concepções e construções a partir da implantação na rede pública do paraná. Curitiba: SEED-PR, 2009, v. 1. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf. Acesso em: 25 ago. 2018.

SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 1, 2003. Disponível em: http:http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a11v1234.pdf. Acesso em: 25 ago. 2018.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, p. 152-165, 2007. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234. Acesso em: 25 ago. 2018.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

Downloads

Publicado

16/06/2021

Como Citar

FEITOSA, Robson de Sousa. As bases conceituais da educação profissional e tecnológica nas histórias de vida de professoras do IFPA campi de Bragança e Tucuruí. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e9951, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.9951. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9951. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.