As bases conceituais da educação profissional e tecnológica nas histórias de vida de professoras do IFPA campi de Bragança e Tucuruí
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.9951Palavras-chave:
Bases Conceituais da EPT, Histórias de Vida, Experiência Profissional,Resumo
O trabalho tem por objetivo investigar as bases da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nas narrativas de vida de quatro professoras do IFPA, nos campi de Bragança e Tucuruí. O foco da pesquisa são os processos de identificação das pesquisadas sobre si mesmas como professoras e o papel das experiências de vida que repercutem na formação profissional docente. Utiliza-se como instrumental metodológico a história de vida com o uso da história oral e entrevista. O estudo trata das bases conceituais que fundamentam a EPT, que são: trabalho como princípio educativo, formação humana integral e politecnia, e descreve as histórias de vida das quatro professoras dos dois campi. Os resultados mostram que as bases estão presentes nas falas, sem o conhecimento conceitual; que se identificam com a prática docente; e que as experiências da vida particular encontram vazão na formação profissional.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 ago. 2018.
_______. Lei 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Brasília, 2008a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm. Acesso em: 25 ago. 2018.
_______. Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm#:~:text=L11892&text=LEI%20N%C2%BA%2011.892%2C%20DE%2029%20DE%20DEZEMBRO%20DE%202008.&text=Institui%20a%20Rede%20Federal%20de,Tecnologia%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 25 ago. 2018.
CAIRES, Vanessa Guerra; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Educação Profissional Brasileira: da Colônia ao PNE 2014-2024. Petrópolis: Vozes, 2016.
CATTANI, Antonio David; RIBEIRO, Jorge Alberto Rosa. Formação profissional. In: CATTANI, Antonio David; HOLZMANN, Lorena (org.). Dicionário de trabalho e tecnologia. 2. ed. Porto Alegre: Zouk, 2012.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: RAMOS, Marise; FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (org.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
FREITAS, Luiz Carlos de; CALDART, Roseli Salete (org.). A construção da pedagogia socialista. São Paulo: Expressão Popular, 2017.
GOMES, Heloisa Maria; MARINS, Hiloko Ogihara. A ação docente na educação profissional. São Paulo: SENAC, 2004.
NÓVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto, Portugal: Porto, 1995.
PISTRAK, Moisey M. Ensaio sobre a escola politécnica. São Paulo: Expressão Popular, 2015.
RAMOS, Marise Nogueira. Concepção do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. In: PARANÀ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná (org.). O ensino médio integrado à educação profissional: concepções e construções a partir da implantação na rede pública do paraná. Curitiba: SEED-PR, 2009, v. 1. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf. Acesso em: 25 ago. 2018.
SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 1, 2003. Disponível em: http:http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a11v1234.pdf. Acesso em: 25 ago. 2018.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, p. 152-165, 2007. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234. Acesso em: 25 ago. 2018.
THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.