EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

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DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10019

Resumo

O presente artigo é uma contribuição para que o ensino de Educação Financeira possa ser difundido e estimulado. Por meio de um produto educacional e com ênfase no consumo consciente do dinheiro e do crédito, esse trabalho objetivou registrar a percepção dos estudantes e do professor sobre a introdução do tema na Educação Profissional e Tecnológica. A coleta de dados se efetivou por meio de aplicação de questionários e ocorreu em três etapas. A aplicação do produto educacional, no formato de cartilha, foi realizada pelo professor, por meio de aula expositiva e com utilização de exemplos práticos do cotidiano. Este trabalho, além de facilitar a compreensão de conceitos, também fornece informações e condições para que estudantes e professor transformem os conhecimentos em comportamentos financeiros saudáveis.

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Biografia do Autor

Marina Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais , Campus Poços de Caldas. Especialista em Planejamento Tributário e Controladoria pela Univás, Universidade do Vale do Sapucaí (2013); Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Educacional de Machado (2010). Trabalhou como Técnica em Contabilidade na Prefeitura do município de Paraguaçu/MG. Atualmente é contadora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Machado.

Rafael Felipe Coelho Neves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

É doutor em Física Atômica e Molecular pela UFJF com período sanduíche na Flinders University de Adelaide, Austrália. O docente é professor de física do IFSULDEMINAS campus Poços de Caldas desde 2013 e atua nos cursos de ensino médio integrado em Administração, Eletroeletrônica e Informática, Graduação em Engenharia da Computação e Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. É docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Física Universidades Federais de Alfenas e São João Del-rey. Possui publicações e citações nas áreas de ensino e espalhamento de elétrons por átomos e moléculas. Coordenador do Centro de Popularização e  Divulgação da Ciência, CDPC do campus Poços de Caldas e possui experiência na produção de recursos didáticos utilizando realidade aumentada no ensino profissional e tecnológico. É Coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFSULDEMINAS campus Poços de Caldas desde 2016.

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Publicado

17/02/2021

Como Citar

GONÇALVES, Marina; NEVES, Rafael Felipe Coelho. EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e10019, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10019. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10019. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS