Educação Profissional e acessibilidade: Reflexões a partir do estudo no contexto do laboratório de bioquímica do IFRS/POA

João Victor Chaves, Karin Tallini, Liliane Madruga Prestes, Milene Gehling Liska

Resumo


O presente artigo apresenta as reflexões produzidas a partir do estudo que teve como objetivo investigar os processos de inclusão no âmbito da Educação Profissional a partir da análise da acessibilidade dos espaços físicos, em particular, dos laboratórios da área de bioquímica do IFRS - Campus Porto Alegre. Para tanto, partimos do entendimento de que a acessibilidade física é um dos elementos essenciais para a legitimação da inclusão educacional, uma vez que sua natureza é garantir o acesso nos mais diversos espaços, com facilidade, autonomia e segurança. Os resultados apresentados suscitam a necessidade de ampliarmos os estudos sobre tal temática, em particular, no âmbito da educação profissional, a fim de construirmos estratégias voltadas à promoção da acessibilidade no espaço  dos laboratórios, no caso,  de bioquímica.


Palavras-chave


Educação profissional. Acessibilidade. Ensino de bioquímica. Laboratório.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2019. Disponível em http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf . Acesso em 24/4/2020.

BRASIL, Estatuto da pessoa com deficiência – Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2015. Disponível em file:///C:/Users/ANONIMUS/Desktop/ESTATUTO%20PESSOA%20COM%20DEFICIENCIA.pdf. Acesso em 24/4/2020.

HIRATA, M. H. O laboratório de ensino e pesquisa e seus riscos. In HIRATA, M. H.;

MANCINI FILHO, J. Manual de Biossegurança. São Paulo: Manoele LTDA, 2002.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 2.ed. São Paulo: Harper, 1986.

MANZINI, E. J. Inclusão e acessibilidade. In: Revista da Sobama. v.10, n. 1. p. 31-36. 2005. Suplemento.

MATOS, K. de. Posso brincar com você? Um estudo da possibilidade de crianças cegas brincarem com videntes sob a Ática do desenho universal. 287 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo: São Paulo, 2007.

MEC/SETEC. Ofício nº 1409/2009DAPE/SETEC/MEC. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Diretoria de Articulação e Projetos Especiais, 2009. Brasília – DF.

MEC PCN Ensino Médio. Brasília: SEMTEC/MEC, 1999. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS.

MELO, A. M. Acessibilidade e corpo: encontros e desencontros na inclusão educacional. In: DA SILVA, F. F; DE FREITAS, D. P. S. II Seminário corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais na educação. Uruguaiana: Unipampa, 2012. 35-50.

SASSAKI, R. K. Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. São Paulo: PRODEF, 1997, 16 p.

STAINBACK, S.; STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

WEISSMANN, H. Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Tradução Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1998. 248 p.




DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10871

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

RBEPTISSN 2447-1801 (Eletrônico)

Indexação: Latindex - DOAJIresie - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa - BBE – Bibliografia Brasileira de Educação – (Brasil-Cibec/Inep/MEC)  - ERIH PLUS – European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences - Sistema eletrônico de editoração de revistas do IBICT - OasisBr - Portal de Periódicos CAPES/MEC - Diadorim - Sumários.org - LivRe - Catálogo de Periódicos de Livre Acesso - CrossRef -  Google Scholar - WorldCat - Airiti Library - MIAR - Information Matrix for the Analysis of Journals - International Institute of Organized Research (I2OR) - LatinREV - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades - Publons - Citefactor - Scientific Indexing Services (SIS) 

Siga a RBEPT: