Elas por elas: experiências docentes nos espaços escolares da educação básica, um estudo na literatura negra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10907

Palavras-chave:

Literatura negra. Estágio Supervisionado. Formação de professores/as.

Resumo

O texto é resultado obtido da experiência do Estágio Supervisionado I do Curso de Letras Vernáculas do Departamento de Ciências Humanas (UNEB), Jacobina-Bahia, como possibilidade de reflexão e construção de atitude pedagógica na formação de professor-pesquisador e na articulação do ensino com a extensão. Por esta atitude pedagógica buscamos destacar uma atividade significativa de análise, de que forma os estudantes/estagiários e da rede básica de ensino, refletem e analisam posturas racistas em territórios da educação formal. O estudo investigativo inspirou-se em Djamila Ribeiro, Carla Akotirene, Sílvio Almeida, Suely Carneiro, Adilson Moreira, bell hooks e Elizandra Souza. Através da leitura de escritos das escritoras negras, os debates sobre o racismo tem sido ampliado, afim de acabar qualquer atitude de discriminação racial nos territórios escolares, as interseccionalidades e afetamentos que provocam e atravessam os sujeitos estagiários, estudantes da rede básica de ensino e docente do estágio participes do processo que ao analisar as posturas contra a discriminação racial dos estudantes, se indagam e puseram-se em análise e reflexão por meio da atitude pedagógica lançada à turma, em que os afetamentos junto com as estudantes se fizeram estudo e vida entrelaçados no conhecimento em rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luzineide Vieira de Sousa, Universidade do Estado da Bahia(UNEB)

Luzineide Vieira de Sousa, formada em Letras Vernáculas(UNEB), com Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Mestrado em Educação( UEFS).É professora assistente da Universidade do Estado, no Curso de Letras/Inglês, no Campus IV, Jacobina, Bahia atuando na área de Linguística e Ensino.

Referências

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen,2019.

ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen,2019.

BITTENCOURT, Miriam Raquel Morgante. A Escrita Feminina E Feminista De Maria Teresa Horta. 2005. 191 pág. Faculdade de Ciências e Letras de Assis – UNESP, Assis, 2005.

COLLINS, Patricia Hill. Aprendendo com a outsider within*: a significação sociológica do pensamento feminista negro**. Revista Sociedade e Estado - Volume 31 Número 1. P. 99-127. Janeiro/Abril, 2016.

HOOKS, bell. Luta de Classes Feminista. Disponível em: <https://www.cabn.libertar.org/wp-content/uploads/2013/08/LutadeClassesFeminista.pdf>. Acesso em: 15/11/2018.

---------------Lugar de Fala. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen,2019.

marginal. 2014 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/viewFile/3059/1814

MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. São Paulo:N-1,2018, p.175.

Downloads

Publicado

17/05/2021

Como Citar

SOUSA, Luzineide Vieira de. Elas por elas: experiências docentes nos espaços escolares da educação básica, um estudo na literatura negra. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e10907, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10907. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10907. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.