RECURSOS INFORMACIONAIS ABERTOS NA ÁREA DE QUÍMICA PARA ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.9790

Palavras-chave:

Tecnologia digital de informação e comunicação. Recursos educacionais abertos. Blog. Curso técnico de nível médio. Ciências Exatas e da Terra.

Resumo

Na sociedade da informação e do conhecimento, um número cada vez maior de dados é disponibilizado na internet.  Saber tratá-los, com fins profissionais e acadêmicos/escolares, é uma das habilidades básicas a ser desenvolvida no âmbito educacional. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver uma ferramenta que facilitasse aos/às estudantes de cursos técnicos de nível médio a localização de recursos informacionais abertos para o desenvolvimento de pesquisas escolares. O estudo foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e mapeamento de recursos informacionais abertos disponíveis na internet, na área de química. Após busca, recuperação e seleção das fontes informacionais, criamos um blog para armazenar e divulgar aos(às) estudantes o material selecionado. O uso do blog, como repositório, bem como o acesso dele constituem o resultado da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMIEL, T.; OREY, M.; WEST, R. Recursos Educacionais Abertos (REA): modelos para localização e adaptação. ETD – Educ. Tem. Dig., Campinas, v. 12, n. esp., p. 112-125, mar. 2011.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Brasília: Planalto. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 10 mar. 2020.

COELHO, P. M. F. Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas. Texto Livre: Linguagem e Tecnologias, v. 5, n. 2, p. 88-95, 2012. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/viewFile/2049/7254. Acesso em: 05 mar. 2020.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retrato de leitura no Brasil: 4. ed. Brasília: Ibope Inteligência, 2016. Disponível em: http://prolivro.org.br/home/images/2016/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_-_2015.pdf. Acesso em: 14 jun. 2019.

LÉVY, P. A nova relação com o saber. In: LÉVY, P. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da costa. São Paulo: Editora 34. 1999. p. 159-170.

MARCONDES, C. H.; KURAMOTO, H.; TOUTAIN, L. B.; SAYÃO, L. (Org.) Bibliotecas digitais saberes e práticas. Salvador, BA: EDUFBA; Brasília: IBICT, 2005.

OS 10 melhores sites e blogs de Química do Brasil. InfoEnem, 22 fev. 2012. Disponível em: https://www.infoenem.com.br/os-10-melhores-sites-e-blogs-de-quimica-do-brasil/. Acesso em: 20 fev.. 2020.

PRENSKY, M. Digital Native, digital immmigrants. On the horizon, MCB University Press, v. 9, n. 5, October, 2001. Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 07 mar. 2020.

SANTAELLA, L. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.

SEVERINO, A. J. Métodos de estudo para o 2º grau. São Paulo: Cortez, 1994.

SOUZA, M. A. R.; OLIVEIRA, L. P. Letramento informacional com uso de recursos educacionais abertos: estudo em bibliotecas de instituições de educação profissional, científica e tecnológica da Região Centro-Oeste. In: GOMES, S. H. A, SANTOS, A. P., REIS, F.; OLIVEIRA, F. R. (Orgs.). Letramento Informacional: educação para informação. Goiânia: Gráfica UFG, 2016. p. 261-280. Disponível em: https://cafecomleitura.fic.ufg.br/up/366/o/E-book_CELI_(Corrigido).pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.

SOUZA, R. R. Leitura e escrita de resumo escolar no ensino médio: da teoria de gênero textual à prática pedagógica. Jundiaí, SP: Paco, 2017.

Downloads

Publicado

02/02/2021

Como Citar

SOUZA, Rita Rodrigues; SOUZA, Maria Aparecida Rodrigues de. RECURSOS INFORMACIONAIS ABERTOS NA ÁREA DE QUÍMICA PARA ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e9790, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.9790. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9790. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.