A percepção dos alunos sobre o ensino remoto emergencial em um Instituto Federal de Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14596

Palavras-chave:

Coronavírus; Processo de Ensino-Aprendizagem; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a percepção dos alunos sobre o ensino remoto emergencial (ERE), bem como o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Utilizou-se a pesquisa descritiva de natureza qualitativa e quantitativa e como instrumentos de coleta de dados aplicou-se questionários com perguntas abertas e fechadas on-line via Google forms com 31 alunos dos cursos Técnicos em Administração e Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Avançado Carolina (IFMA). A maioria dos alunos não enfrentaram grandes problemas com o novo modelo de ensino seja com o uso das ferramentas google meet e google classroom, acesso à internet ou com o uso de equipamentos alternativos como o celular para acompanhar as aulas síncronas e assíncronas.

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Biografia do Autor

Marcos Rocha Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Pedreiras

Graduado em Licenciatura Plena em Física Pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Especialista em Informática na Educação Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Atualmente é Técnico de Tecnologia da Informação no Instituto Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Redes de Computadores e configuração de Roteadores, Sistemas Operacionais, Infraestrutura de Redes, Cabeamento Estruturado, Protocolos de Redes e Gerenciamento e Monitoramento de Redes, Conhecimentos em virtualização de Sistemas. 

Oswaldo Palma Lopes Sobrinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde

Doutorando e Mestre em Ciências Agrárias - Agronomia com área de concentração em Produção Vegetal Sustentável no Cerrado e a Linha de Pesquisa em Tecnologias Sustentáveis em Sistemas de Produção e Uso do Solo e Água (Conceito 5 pela CAPES) e Especialista em Formação de Professores e Práticas Educativas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano). Especialista em Saneamento e Saúde Ambiental pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Engenheiro Agrônomo e Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) e Integrante do Grupo de Pesquisa em Agricultura Irrigada em áreas de Cerrado do IF Goiano. Desenvolve pesquisas nas áreas de Ciências Agrárias, com ênfase em Engenharia de Água e Solo, Agrometeorologia, Ciência do Solo, Fitotecnia, Ciência dos Alimentos, além de Ciências Ambientais e Ciências da Educação.

Brenda Abigail Freire de Jesus Coelho, Universidade Federal do Maranhão - Campus Codó (UFMA)

Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Integrante do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó (IFMA). Desenvolve pesquisas nas áreas de Ciências Biológicas, com ênfase em Botânica, Biologia Geral, Genética, Biologia Celular e Molecular, Educação Ambiental e interesse nas Ciências Agrárias/Agronomia e Ciências da Educação. 

Gisele Assis de Almeida, Secretaria Municipal de Educação de Jataí, GO

Secretaria Municipal de Educação de Jataí, GO

 

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Publicado

16/11/2023

Como Citar

ROCHA SILVA, Marcos; PALMA LOPES SOBRINHO, Oswaldo; ABIGAIL FREIRE DE JESUS COELHO, Brenda; ASSIS DE ALMEIDA, Gisele. A percepção dos alunos sobre o ensino remoto emergencial em um Instituto Federal de Educação. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e14596, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.14596. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14596. Acesso em: 20 jun. 2024.

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