A importância da Biblioteca no processo de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11355Palavras-chave:
Biblioteca. Ensino. AprendizagemResumo
A biblioteca muitas vezes tem se revelado como um local restrito à guarda e conservação de livros. Essa ideia restringe a potencialidade desse espaço, no que se propõe à fomentá-la para a realização do processo de ensino aprendizagem. Assim, a presente pesquisa objetiva identificar as impressões dos estudantes de um curso do IFTM acerca deste espaço para a realização de suas atividades de ensino. O estudo realizado na Biblioteca tratou de maneira qualitativa os dados obtidos através da aplicação de questionários aos estudantes, que investigou além da percepção dos entrevistados, a frequência de uso, satisfação quanto à estrutura física e materiais disponíveis no acervo da área do referido curso, qualidade do atendimento além de investigar se a biblioteca é vista como colaboradora do processo de ensino aprendizagem se revelando como um espaço instigante e dinâmico.Downloads
Referências
ANDRADE, Maria Eugênia Albino. A biblioteca faz a diferença. In: CAMPELLO, Bernadete Santos. A Biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educaça?o Profissional, Cient??fica e Tecnolo?gica, cria os Institutos Federais de Educaça?o, Cie?ncia e Tecnologia, e da? outras provide?ncias. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Bras??lia, 30 dez. 2008a, Seça?o 1, p. 1.
CAMPELLO, Bernadete. A função educativa na Biblioteca Escolar no Brasil: perspectivas para o seu aperfeiçoamento. Questões em rede. Disponível em: <http://repositorios.questoesemrede.uff.br/repositorios/handle/123456789/230.Acesso em: 05 jul. 2019.
COSTA, Jéssica Fernandes. O papel da biblioteca escolar no processo de ensino- aprendizagem. 2013: 95 f. (Monografia) – Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília – UNB, Brasília (DF), 201. Disponível em: file:///C:/Users/Home/Downloads/340-1443-1-PB.pdf. Acesso em: 02 jul. 2019.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Centro de Recursos de Aprendizagem: biblioteca escolar para o século XXI. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/12859>. Acesso em: 21 jun. 2019.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo (SP): Atlas, 2008.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. São Paulo: Atlas, 2011.
MILANESI, Luiz. O que é biblioteca. 4. ed. São Paulo (SP): Brasiliense, 1986.
O QUE foi a Escola Nova no Brasil? Disponível em: <https://www.google.com/search?ei=NZYkXZCyCa3F5OUPtc2t-A4&q=o+que+foi+a+escola+nova+no++brasil&oq=o+que+foi+a+escola+nova+no++brasil&gs_l=psy-ab.3...13687.16371..17127...1.0..0.191.1525.1j11......0....1..gws-wiz.......0i71j0j0i22i30.VF_hI_H6I2A> Acesso em: 06 jul. 2019.
PERISSÉ, Gabriel. Elogio da Leitura. Barueri (SP): Manole, 2005.
PETIT, Michèle. A arte de ler: ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.