APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA PROPOSTA DO ENSINO DE CROQUIS PARA LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.8460Palavras-chave:
Topografia. Croqui. Aprendizagem Significativa.Resumo
A proposta deste trabalho está pautada na aplicação dos conceitos relacionados a atividade significativa na visão clássica de David Ausubel, segundo a leitura, ou releitura, do autor. Buscou-se desenvolver uma ação através de atividades que estimulem a aprendizagem significativa a partir da integração entre diferentes unidades curriculares, objetivando provocar o olhar para as relações espaciais e aplicações do Croqui dentro da Topografia. Por meio de uma pesquisa-ação de natureza aplicada com caráter qualitativo e análise de conteúdo do qual a coleta de dados se deu através de observação e da realização de grupos focais. Foi elaborada uma proposta em três diferentes etapas evidenciando do estimulo da atividade significativa superordenada e através de uma abordagem interdisciplinar que ocorreu em parceria com a unidade curricular de Desenho Assistido por Computador ofertada no mesmo modulo e paralelamente ao Desenho Técnico Aplicado a Topografia no Curso Técnico em Agrimensura do Instituto Federal de Santa Catarina campus Florianópolis.
Downloads
Referências
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). NBR 13133: Execução de levantamento topográfico. Rio de Janeiro, 1994. 35p.
AURELIO, O minidicionário da língua portuguesa. 4ª edição revista e ampliada do minidicionário Aurélio. 7ª impressão – Rio de Janeiro, 2002.
BARCELOS, Bartholomeo; ALLAIN, Olivier; WOLLINGER, Paulo. Livro 1: Fundamentos da Didática e Didática Profissional. 2017. Material de Aula – sistema. Moodle. Disponível em: Acesso em: 10 dez. 2017.
BRUM, Wanderley Pivatto. Aprendizagem Significativa: Revisão teórica e apresentação de um instrumento para aplicação em sala de aula. 2014. Itinerarius Reflectionis, 9(2). https://doi.org/10.5216/rir.v2i15.27795.
MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 23 de abril de 2010. Aceito para publicação, Qurriculum, La Laguna, Espanha, 2012.
MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro, 2010.
TRAD, Leny A. B. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Physis, Rio de Janeiro , v. 19, n. 3, p. 777-796, 2009 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312009000300013&lng=en&nrm=iso>. access on 13 Feb. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312009000300013.
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
VEIGA, Luis Augusto Koenig; ZANETTI, Maria Aparecida Zehnpfennig; FAGGION, Pedro Luis. Fundamentos de topografia. 2012. Disponível em:<http://www.cartografica.ufpr.br/docs/topo2/apos_topo.pdf> Acesso em: 06 set. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.