Aplicando a Teoria da Aprendizagem Experiencial e o Videoprocesso na Educação Profissional Técnica em Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16460

Palavras-chave:

Educação Profissional Técnica, Ensino de Química, Aprendizagem Experiencial, Produção de vídeo, Laboratório escolar

Resumo

Relatamos um estudo que pesquisou como o uso da Teoria da Aprendizagem Experiencial e da Produção de vídeo (videoprocesso) contribuem para a aprendizagem no contexto da Educação Profissional Técnica em Química. Observamos uma turma do ensino remoto emergencial e, um ano depois, uma do ensino presencial, realizarem a mesma tarefa de produção de um vídeo didático abordando o conteúdo de uma disciplina de laboratório. Esta atividade foi planejada com base no Ciclo de Aprendizagem de Kolb. Verificamos diferenças no processo de aprendizagem das duas turmas, que foi influenciado pelo ambiente, pelo contexto e oportunidades diversas que ambas receberam. No entanto, a maioria dos(as) estudantes relatou perceber benefícios na aprendizagem pela forma como foi proposta a tarefa

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Biografia do Autor

Terezinha Ribeiro Alvim , CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1977) e  em Licenciatura Plena para a Graduação de Professores pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1989); especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Possui o cargo de Docente da EBTT  ministrando disciplinas da formação específica do curso técnico em Química e também é professora e pesquisadora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Atua como pesquisadora nas áreas de Educação em Ciências e Educação Profissional e Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, aprendizagem e avaliação em habilidades técnicas e laboratório escolar.

Luiza Nathalia de Carvalho, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Graduada em Cinema de Animação e Artes Digitais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2015 e Mestre em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET- MG) em 2023. Tem interesse na área de Educação e pensa em fazer Doutorado e trabalhar como Docente no futuro.

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Acesso em: 16 nov. 2023.

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Publicado

04.11.2025

Como Citar

ALVIM , Terezinha Ribeiro; CARVALHO, Luiza Nathalia de. Aplicando a Teoria da Aprendizagem Experiencial e o Videoprocesso na Educação Profissional Técnica em Química. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e16460, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16460. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16460. Acesso em: 4 nov. 2025.

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