A alteridade na docência em um contexto de busca pela aprendizagem significativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12248

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Aproximação Teoria-prática, Docência Compartilhada.

Resumo

O presente relato de experiência retrata o trabalho desenvolvido por um grupo de professores do Instituto Federal Catarinense orientados pelo compromisso com a alteridade. As disciplinas de Pesquisa e Processos Educativos I e II foram o cenário de análises, visto que elas têm como objetivo aproximar teoria e prática. O método interpretativo para a produção textual tem base na Hermenêutica Filosófica, e o movimento de sala de aula orientou-se pela Aprendizagem Significativa. Os resultados suscitaram intensos exercícios de reflexão e fusão de horizontes, pautados pela valorização da pergunta como chave de acesso para a compreensão de como se constitui a pesquisa no campo educativo, articulado com o ensino de Física, tendo como base o diálogo e a dialogicidade. 

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Biografia do Autor

Emerson Bianchini Estivalete, Instituto Federal Catarinense - IFC

Servidor Público Federal como Docente EBTT no IFC (2010)

Doutor em Educação - PUCRS (2019)

Mestre em Educação - PUCRS (2015)

Especialista em História, Ensino e Pesquisa - UFN (2008)

Graduado em História, Licenciatura - UFN (1997)

Angelisa Benetti Clebsch, Instituto Federal Catarinense - IFC

Servidora Pública Federal como Docente EBTT no IFC

Doutora em Educação Científica e Tecnológica - UFSC (2018)

Mestre em Ensino de Física - UFRGS (2004)

Especialista (1996) e Licenciada (1993) em Física - UNIJUÍ 

João Carlos Ruszczyk, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS

Servidor Público Federal como Docente EBTT no IFRS

Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural - UFPR (2007)

Mestre em Ciências Sociais - Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade - UFRRJ (1996)

Licenciado em Técnicas Agropecuárias - Centro de Ensino Superior de Erechim (1988)

Adriana Marin, Instituto Federal Catarinense - IFC

Servidora Pública Federal como Docente EBTT no IFC

Mestre em Física - IFSC (2008)

Licenciada em Física - UFSC (2001)

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Publicado

03/04/2023

Como Citar

ESTIVALETE, Emerson Bianchini; CLEBSCH, Angelisa Benetti; RUSZCZYK, João Carlos; MARIN, Adriana. A alteridade na docência em um contexto de busca pela aprendizagem significativa. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e12248, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.12248. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12248. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

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