A PRÁTICA PROFISSIONAL DO CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS DA UEMA: POTENCIALIZANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2018.7016

Palavras-chave:

Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Prática Profissional, Recursos Tecnológicos.

Resumo

As novas tecnologias e a internet a cada dia abrem novas possibilidades e desafios pedagógicos para o processo ensino-aprendizagem. Hoje é possível socializar o desenvolvimento da Prática Profissional num Ambiente Virtual de Aprendizagem de forma colaborativa.A Prática Profissional vivenciada no Curso Técnico em Alimentos da Universidade Estadual do Maranhão se apresenta como um componente desafiador e facilitador da aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, fazendo com que os trabalhadores possam enfrentar cada vez mais situações profissionais dinâmicas e complexas.  O objetivo principal desta pesquisa foi identificar a aplicabilidade das estratégias metodológicas adotadas na Prática Profissional, incluindo o uso das ferramentas tecnológicas para a eficácia do processo ensino-aprendizagem, e, consequentemente, potencializar a vivência da prática com vistas a atuação eficiente do aprendiz no mundo do trabalho. O estudo realizado utilizou metodologia de natureza quali-quantitativa com alunos e tutores do Curso Técnico em Alimentos, ofertado na modalidade a distância, na forma subsequente.  Os resultados apresentados tanto por parte dos alunos quanto dos tutores, apontaram a importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem como uma ferramenta inovadora, que propicia a interação das pessoas não apenas em um ambiente físico, mas também on-line, contribuindo dessa forma para o fortalecimento das relações interpessoais. 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ARETIO, Lorenzo Garcia. Educación a distancia hoy. Madrid: UNED, 1994.

BATES, Tony. Educar na Era Digital: design, ensino e aprendizagem. Tradução de Teaching in a Digital Age: guidelines for designing teaching and learning de Anthony Willian (Tony) Bates. Artesanato Educacional: São Paulo, 2016 (Coleção Tecnologia Educacional).

BERNARDINO, H.S. A tutoria na EaD: os papéis, as competências e a relevância do tutor. Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância. v. 2, n. 4, jul. 2011. Disponível em < https://www.researchgate.net/publication/293824876 >. Acesso em: 22 dez. 2017.

BITTAR, M. A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática. Educar em Revista. Curitiba, v.1, p.157 – 171, 2011.

BELINE, Willian; SALVI, Rosana Figueiredo. EAD e Software Livre - desafios para a transformação social. In: CIQEAD - Congresso Internacional de Qualidade em EAD, São Leopoldo, 2005.

CANDAU, V. M. A Didática em Questão. Editora Vozes: Petrópolis, 2012.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.

MORAN. José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Texto publicado nos anais do 12º Endipe – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, in ROMANOWSKI, Joana Paulin et al (Orgs). Conhecimento local e conhecimento universal: Diversidade, mídias e tecnologias na educação. vol 2, Curitiba, Champagnat, 2004, páginas 245-253. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/nucleoead/documentos/moranOsnovos.htm> Acesso em: 20 mai. 2016.

OLIVEIRA, E. G. Educação a distância na transição pragmática. Campinas, SP: Papirus, 2006. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

PACHECO, E. M.; MORIGI, V. (Org.). Ensino Técnico, Formação Profissional e Cidadania: a revolução da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Porto Alegre: Tekne, 2012.

PRETI, O. Produção de material didático impresso: orientações técnicas e pedagógicas. Cuiabá: UAB/UFMT, 2010.

SANTOS, Edméa. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. In: SILVA, Marco; PESCE, Lucila; ZUIN, Antônio (ORGs). Educação Online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.

SANTOS, Júlio. Mudanças Fundamentais na Educação. In: BATES (TONY) A.W. (Org). Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016.

SOARES, E. M. D. S; VALENTINI, C. B.; RECH, J. Convivência e aprendizagem em ambientes virtuais: uma reflexão a partir da biologia do conhecer. Educação e Revista. v. 27, n. 3.Belo Horizonte dez.2011. Disponível em < http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982011000300003 >. Acesso em: 22 dez. 2017.

TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

UEMA. Referenciais para os Cursos Técnicos da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA: Rede e-Tec Brasil (Manual). Maranhão -São Luís: UEMA, 2013.

Downloads

Publicado

20/06/2018

Como Citar

SOUZA SERRA, Ilka Márcia Ribeiro de; ARAUJO, Eliza Flora Muniz. A PRÁTICA PROFISSIONAL DO CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS DA UEMA: POTENCIALIZANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 14, p. e7016, 2018. DOI: 10.15628/rbept.2018.7016. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7016. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.