A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA: INVESTIGANDO AS COMPREENSÕES DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5720

Palavras-chave:

Relação teoria e prática. Professores. Educação Profissional.

Resumo

A relação teoria e prática é uma problemática que se apresenta em todo processo formativo, suas formas de articulação expressam posições político-pedagógicas em que a ação educativa é desenvolvida. Na educação profissional a integração da teoria com a prática é dimensão basilar quando se almeja um ensino de formação integral dos sujeitos. Compreender a relação teoria e prática no trabalho de professores de formação geral que atuam na educação profissional consiste no objetivo desta pesquisa, que foi desenvolvida de acordo com a metodologia da pesquisa qualitativa, obtendo os dados a partir de uma entrevista semi-estruturada com 04 professores que atuam em duas escolas da rede privada de ensino profissional da cidade de Natal/RN. Para reflexão sobre as compreensões dos professores, autores como Candau (2013), Pimenta (2012), Moura (2007), Machado (2013), Vázquez (2011) e Araújo e Rodrigues (2011), nos ajudaram a tecer as discussões e análises. Sendo possível entender que a relação teoria e prática é indispensável no desenvolvimento de uma formação para educação professional. Suas formas de articulação acontecem, principalmente, pelas visões dicotômica e de unidade. A partir da compreensão dos professores foi possível perceber que há uma prevalência da visão dicotômica da relação teoria e prática na atuação docente da formação técnica professional

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Referências

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Publicado

15/06/2017

Como Citar

MORAIS, Jaciária de Medeiros; SOUZA, Ana Paula; COSTA, Temilson. A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA: INVESTIGANDO AS COMPREENSÕES DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 111–124, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2017.5720. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5720. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

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ARTIGOS

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