A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA: INVESTIGANDO AS COMPREENSÕES DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5720Palavras-chave:
Relação teoria e prática. Professores. Educação Profissional.Resumo
A relação teoria e prática é uma problemática que se apresenta em todo processo formativo, suas formas de articulação expressam posições político-pedagógicas em que a ação educativa é desenvolvida. Na educação profissional a integração da teoria com a prática é dimensão basilar quando se almeja um ensino de formação integral dos sujeitos. Compreender a relação teoria e prática no trabalho de professores de formação geral que atuam na educação profissional consiste no objetivo desta pesquisa, que foi desenvolvida de acordo com a metodologia da pesquisa qualitativa, obtendo os dados a partir de uma entrevista semi-estruturada com 04 professores que atuam em duas escolas da rede privada de ensino profissional da cidade de Natal/RN. Para reflexão sobre as compreensões dos professores, autores como Candau (2013), Pimenta (2012), Moura (2007), Machado (2013), Vázquez (2011) e Araújo e Rodrigues (2011), nos ajudaram a tecer as discussões e análises. Sendo possível entender que a relação teoria e prática é indispensável no desenvolvimento de uma formação para educação professional. Suas formas de articulação acontecem, principalmente, pelas visões dicotômica e de unidade. A partir da compreensão dos professores foi possível perceber que há uma prevalência da visão dicotômica da relação teoria e prática na atuação docente da formação técnica professionalDownloads
Referências
BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em:<http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578 publica caooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 05 jan. 2016.
CANDAU. Vera Maria (Org.). Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 2013.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Formação de Professores para a Educação Profissional Tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: MOURA, Dante Henrique (Org.) Produção de conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.
MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para uma educação profissional e tecnológica socialmente produtiva. Disponível em: http://www.anpae.org.br/congressos_
antigos/simposio2007/106.pdf. Acesso em: 15 mar 2016.
PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes Pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PURA, Lucia Oliver M. Didática Teórica e Didática Prática. São Paulo: Loyola, 2000.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed. 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.