A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA: INVESTIGANDO AS COMPREENSÕES DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5720

Palavras-chave:

Relação teoria e prática. Professores. Educação Profissional.

Resumo

A relação teoria e prática é uma problemática que se apresenta em todo processo formativo, suas formas de articulação expressam posições político-pedagógicas em que a ação educativa é desenvolvida. Na educação profissional a integração da teoria com a prática é dimensão basilar quando se almeja um ensino de formação integral dos sujeitos. Compreender a relação teoria e prática no trabalho de professores de formação geral que atuam na educação profissional consiste no objetivo desta pesquisa, que foi desenvolvida de acordo com a metodologia da pesquisa qualitativa, obtendo os dados a partir de uma entrevista semi-estruturada com 04 professores que atuam em duas escolas da rede privada de ensino profissional da cidade de Natal/RN. Para reflexão sobre as compreensões dos professores, autores como Candau (2013), Pimenta (2012), Moura (2007), Machado (2013), Vázquez (2011) e Araújo e Rodrigues (2011), nos ajudaram a tecer as discussões e análises. Sendo possível entender que a relação teoria e prática é indispensável no desenvolvimento de uma formação para educação professional. Suas formas de articulação acontecem, principalmente, pelas visões dicotômica e de unidade. A partir da compreensão dos professores foi possível perceber que há uma prevalência da visão dicotômica da relação teoria e prática na atuação docente da formação técnica professional

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em:<http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578 publica caooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 05 jan. 2016.

CANDAU. Vera Maria (Org.). Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 2013.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Formação de Professores para a Educação Profissional Tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: MOURA, Dante Henrique (Org.) Produção de conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.

MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para uma educação profissional e tecnológica socialmente produtiva. Disponível em: http://www.anpae.org.br/congressos_

antigos/simposio2007/106.pdf. Acesso em: 15 mar 2016.

PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes Pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PURA, Lucia Oliver M. Didática Teórica e Didática Prática. São Paulo: Loyola, 2000.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed. 1998.

Downloads

Publicado

15/06/2017

Como Citar

MORAIS, Jaciária de Medeiros; SOUZA, Ana Paula; COSTA, Temilson. A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA: INVESTIGANDO AS COMPREENSÕES DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 111–124, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2017.5720. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5720. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.