Aprendizagem significativa na Educação Profissional

uma revisão bibliográfica

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Educação Profissional, Aprendizagem mecânica.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar estudos a respeito da aprendizagem significativa, bem como, as possibilidades pedagógicas decorrentes do uso dessa abordagem na educação profissional. Fundamenta-se em teóricos como: David Ausubel (1980), Moreira (1995-2017), Masini (2017) entre outros. Para o desenvolvimento deste estudo adotou-se a pesquisa bibliográfica. Os resultados mostram que possuem poucos relatos de docentes que utilizaram essa abordagem no ensino profissionalizante, no entanto, evidenciou-se que a aprendizagem significativa é um valioso processo didático, no qual o professor por meio de instrumentos que viabilizem essa aprendizagem consegue de forma expressiva avançar os conhecimentos de seus educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Pereira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Professor do IFPA - Campus Conceição do Araguaia - Mestre em Ensino pela UNIVATES-RS - Graduado em Tecnologia em Análise e Des. de Sistemas pela Universidade do Tocantins (2009) e em Lic. Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2006). Especialista em Redes de Computadores e Docência do Ensino Superior, trabalha com as disciplinas: Tecnologias Educacionais e EaD, Pesquisa como Princípio Educativo, Redes de Computadores, Sistemas Operacionais, Manutenção de computadores, Design Gráfico e Multimídia, Informática aplicada a várias cursos técnicos e superiores e Didática Aplicada a Segurança do Trabalho.

Elidiane Ferreira Bispo Corrêa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Conceição do Araguaia

Graduada em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (2014) e Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Teologia Hokemãn Fateh (2016). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Candido Mendes (2016), Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Única de Ipatinga (2019). Licenciatura em Letras - Inglês pela faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança (2019). Especialista em Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo Instituto Federal do Pará (2020).

Referências

ALVES, M. S. CORREIA, A. A. S. Produção de vídeos como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional. Brazilian Journal of Development. DOI:10.34117/bjdv6n9-460. Brasília 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/16971> Acesso em: 02 mar. 2021.

ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre, Artmed, 2002.

AUSUBEL, D.P., NOVAK, J.D. e HANESIAN, H. Psicologia educação. (trad. de Eva Nick et al.) Rio, interamericana, 1980. 625 p.

FINKEL, D. Dar classe com la boca cerrada. Valencia: Publicaciones de La Universitat València. Tradução para o espanhol do original Teaching with your mouth shut. 2008.

MASINI, E. F. S., MOREIRA, M. A. (col.). Aprendizagem Significativa na Escola. Editora CRV: Curitiba, 2017.

MOREIRA. Antônio Marcos. Teorias da aprendizagem, Segunda Ed. São Paulo, Moraes, 1995.

MOREIRA. Antônio Marcos, A teoria da Aprendizagem Significativa e sua implementação em sala de aula. Editora Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

MOREIRA. Antônio Marcos. Abandono da narrativa, ensino centrado no aluno e aprender a aprender criticamente. III Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, São Paulo, SP, 26 a 30 de julho de 2010. Disponível em: <http://moreira.if.ufrgs.br/Abandonoport.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2021.

MOREIRA. Antônio Marcos, Aprendizagem Significativa: A teoria e textos complementares.1° Ed. Editora LF, São Paulo, 2011.

MOREIRA. Antônio Marcos. Aprendizagem Significativa em Mapas Conceituais. São Paulo, Brasil, na USP/Leste, dias 25 e 26 de março de 2013.Publicado na série Textos de Apoio ao Professor de Física, Vol. 24, N. 6, 2013, do PPGEnFis/IF-UFRGS, Brasil.Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/public/tapf/v24_n6_moreira.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2021.

PACHECO, S. M.; DAMASIO, F. Mapas conceituais e diagramas V: ferramentas para o ensino, a aprendizagem e a avaliação no ensino técnico. Ciências & Cognição, v. 14, n. 2, 8 ago. 2009. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/148>. Acesso em: 15 mar. 2021.

PROETTI, Sidney. As pesquisas qualitativas e quantitativas como métodos de investigação científica: Um estudo comparativo e objetivo, 2018. Disponível em: <http://www.periodicos.unifai.edu.br> Acesso em: 01 dez 2020.

SANTOS, A., NAZÁRIO, O. R. Uma introdução à Aprendizagem Significativa no Ensino Básico da Sociologia: O papel do professor. Revista Pedagogia em Ação. 2015, edição volume 7 Minas Gerais.

SILVA, Claudio Pereira, Entre o rato, o mouse e uma profissão: Relato de experiência com aprendizagem significativa. Educação no século XXI, primeira Ed. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2018.

SILVA, T, França Rodrigues. O uso de organizadores prévios elaborados com trechos de textos históricos originais com recurso de ensino. Universidade de Brasília Programa de Pós-graduação em Educação, 2010. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/9122/1/2010_ThiagoFrancadaSilva.pdf>Acesso em 15 mar. 2021.

SIMÕES, Cleonir, Coelho, VOELZKE Marcos Rincon. Ensino de astronomia e aprendizagem significativa: um olhar sobre o ensino técnico integrado. Research, Society and Development, v. 9, n. 3, e82932463, 2020 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409, 2020. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/2463> Acesso em: 30 mar. 2021.

SOUZA, Priscila Rodrigues. Aprendizagem significativa e alinhamento construtivo: uma proposta para o ensino de circuitos elétricos, 2016. Disponível; http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/60 Acesso em: 30 mar. 2021.

Downloads

Publicado

01/06/2023 — Atualizado em 21/06/2023

Como Citar

SILVA, Claudio Pereira da; CORRÊA, Elidiane Ferreira Bispo. Aprendizagem significativa na Educação Profissional: uma revisão bibliográfica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e13668, 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13368. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.