Aprendizagem Baseada em Projetos como estratégia para o desenvolvimento de atividades não presenciais no ensino médio integrado em informática no IFB Campus Brasília

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11815

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Projetos, Atividades Não Presenciais, Ensino médio integrado, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Letramento digital.

Resumo

Esse relato de experiência apresenta os esforços empreendidos para a continuidade das atividades letivas, de forma não presencial, em um curso técnico integrado ao ensino médio em Informática, no âmbito do Instituto Federal de Brasília - IFB, Campus Brasília. Considera o cenário disruptivo marcado pela pandemia do COVID-19 com o planejamento de estratégias para promover a aprendizagem interativa, o cumprimento da realização de trabalhos em grupo e o atendimento a demandas específicas para estudantes em formação profissional e tecnológica. Aponta a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos de forma integrada. O desenvolvimento contempla o planejamento e a realização de oficinas para a promoção e sensibilização de aspectos do Letramento Digital dos estudantes. Enfatiza o uso de ferramentas como o Modelo Canvas de Projeto e tecnologias educacionais à avaliação formativa. Aponta a necessidade de capacitação no letramento digital, em contextos de uso de recursos digitais para a realização de atividades não presenciais, para favorecer as condições de acesso e uso adequados de ferramentas tecnológicas e recursos computacionais aos discentes no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kadidja Valéria Reginaldo de Oliveira, Instituto Federal de Brasília, Campus Brasília

Mestre e Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade de Brasília (UnB). Docente de informática no Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília.

Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos, Instituto Federal de Brasília, Campus Brasília

Doutora em Ciência da Informação na UnB. Docente de informática no Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília.

Referências

BIE. Buck Institute for Education. Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. Buck Institute for Education; tradução Daniel Bueno. -2a. ed. - Porto Alegre: Armed, 2008.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm Acesso em: 30 out. 2020.

BRASIL. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 3ª Edição, 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2017-pdf/77451-cnct-3a-edicao-pdf-1/file Acesso em: 14 out. 2020.

CUNHA, P. A. Olhar Pedagógico. A pandemia e os impactos irreversíveis na educação. Revista Educação [15 abr. 2020]. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2020/04/15/pandemia-educacao-impactos/ Acesso em: 30 dez. 2020.

FILATRO, A. Como preparar conteúdos para EaD. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

Instituto Federal de Brasília - IFB. Plano de curso do ensino médio integrado em Informática. 2014. Disponível em https://www.ifb.edu.br/attachments/article/6397/Plano%20de%20Curso%20do%20Ensino%20M%c3%a9dio%20Integrado-Informatica-Readqua.pdf Acesso em 25 out. 2020

Instituto Federal de Brasília – IFB. Resolução nº 20/2020 IFB, Define as condições de retomada das aulas no IFB. 2020. Disponível em: https://www.ifb.edu.br/acoes-e-programas/92-institucional/resolucoes . Acesso em: 30 out. 2020.

Instituto Federal de Brasília - IFB. Covid-19 – Fique ligado: Informativos do IFB. 2020. Disponível em https://www.ifb.edu.br/reitori/23605. Acesso em 23 out. 2020

Instituto Federal de Brasília - IFB. Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Disponível em: https://www.ifb.edu.br/portal-do-aluno/196-estude-no-ifb/escolha-o-seu-curso/6007-cursos-tecnicos-integrado Acesso em: 25 out. 2020 DOI: https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.63707

KLEIMAN, A. B. Preciso "ensinar" o letramento? Não basta ler e escrever?. Campinas: Cefiel/IEL/Unicamp, 2005.

NAKATA, C. H. Coronavírus: como a pandemia escancarou a desigualdade e paralisou a educação no Distrito Federal. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 2, n. 3, p. 72 - 83, 2020. DOI: https://doi.org/10.36732/riep.v2i3.64

ONU. Organização das Nações Unidas.Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs Acesso em: 30 out. 2020

SILVA, C. N. N.; MARQUES, C. L.; MARIANI, S. A educação a distância e apropriações docentes: concepções de um modelo em expansão. In: SILVA, C. N. N.; MACHADO, V. R.; CAMARGOS, L. S. (Orgs.) Educação a distância: reflexões acerca de um modelo em expansão. Brasília: Editora IFB, 2014, p. 19-37.

Downloads

Publicado

26/12/2022

Como Citar

OLIVEIRA, Kadidja Valéria Reginaldo de; SANTOS, Sylvana Karla da Silva de Lemos. Aprendizagem Baseada em Projetos como estratégia para o desenvolvimento de atividades não presenciais no ensino médio integrado em informática no IFB Campus Brasília. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e11815, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.11815. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11815. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.