Aprendizagem Baseada em Projetos como estratégia para o desenvolvimento de atividades não presenciais no ensino médio integrado em informática no IFB Campus Brasília
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11815Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Projetos, Atividades Não Presenciais, Ensino médio integrado, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Letramento digital.Resumo
Esse relato de experiência apresenta os esforços empreendidos para a continuidade das atividades letivas, de forma não presencial, em um curso técnico integrado ao ensino médio em Informática, no âmbito do Instituto Federal de Brasília - IFB, Campus Brasília. Considera o cenário disruptivo marcado pela pandemia do COVID-19 com o planejamento de estratégias para promover a aprendizagem interativa, o cumprimento da realização de trabalhos em grupo e o atendimento a demandas específicas para estudantes em formação profissional e tecnológica. Aponta a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos de forma integrada. O desenvolvimento contempla o planejamento e a realização de oficinas para a promoção e sensibilização de aspectos do Letramento Digital dos estudantes. Enfatiza o uso de ferramentas como o Modelo Canvas de Projeto e tecnologias educacionais à avaliação formativa. Aponta a necessidade de capacitação no letramento digital, em contextos de uso de recursos digitais para a realização de atividades não presenciais, para favorecer as condições de acesso e uso adequados de ferramentas tecnológicas e recursos computacionais aos discentes no processo de aprendizagem.Downloads
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