Pesquisa e extensão no Instituto Federal Catarinense: Uma investigação sobre as problemáticas e uma revisão de posturas da gestão institucional

Marlon Cordeiro Domenech, Vanderlei Cristiano Juraski, Marcelo Volpatto Marques, Viviane Menes Da Silva, Ana Luíza Pozzobom

Resumo


Os Institutos Federais possuem, como parte de sua institucionalidade, um modelo de Educação que integra ensino, pesquisa e extensão ainda no Ensino Médio, como parte da Educação Profissional voltada à formação integral dos indivíduos. A partir disso, este trabalho foi motivado pela percepção, em um dos Campi do Instituto Federal Catarinense (IFC), de que pesquisa e extensão estavam pouco vinculadas à sociedade e eram pouco realizadas. Assim, este trabalho apresenta uma visão dos desafios para a realização de pesquisa e extensão no IFC, uma tentativa de entendê-los e propõe soluções a estes, do ponto de vista de coordenadores de projetos e gestores de pesquisa e extensão.


Palavras-chave


Pesquisa; Extensão; Educação Profissional e Tecnológica; Instituto Federal

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.8252

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RBEPTISSN 2447-1801 (Eletrônico)

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