ORIENTAÇÕES POLÍTICO PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA

Jamille de Amorim Oliveira, Yara Fonseca de Oliveira e Silva

Resumo


O estudo objetiva conhecer a concepção dos professores bacharéis acerca dos princípios da Educação Politécnica e em que medida essas diretrizes são aplicadas em suas práticas pedagógicas. Com base na abordagem qualitativa, o estudo de caso tem um corpus de análise constituído por 14 professores de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de um Câmpus do Instituto Federal de Goiás. Após a observação de aulas e entrevista semiestruturada, os resultados evidenciaram que 62% dos bacharéis estabelecem suas práticas pedagógicas baseadas na Educação Politécnica. Contudo, essas orientações político-pedagógicas são desenvolvidas a partir dos saberes da experiência, perpassadas pelo cotidiano da instituição como uma construção social.

 


Palavras-chave


Professor Bacharel. Princípios da Educação Profissional Técnica. Prática Pedagógica. Ensino Médio Integrado. Instituto Federal de Goiás.

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DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.9757

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