ORIENTAÇÕES POLÍTICO PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.9757

Palavras-chave:

Professor Bacharel. Princípios da Educação Profissional Técnica. Prática Pedagógica. Ensino Médio Integrado. Instituto Federal de Goiás.

Resumo

O estudo objetiva conhecer a concepção dos professores bacharéis acerca dos princípios da Educação Politécnica e em que medida essas diretrizes são aplicadas em suas práticas pedagógicas. Com base na abordagem qualitativa, o estudo de caso tem um corpus de análise constituído por 14 professores de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de um Câmpus do Instituto Federal de Goiás. Após a observação de aulas e entrevista semiestruturada, os resultados evidenciaram que 62% dos bacharéis estabelecem suas práticas pedagógicas baseadas na Educação Politécnica. Contudo, essas orientações político-pedagógicas são desenvolvidas a partir dos saberes da experiência, perpassadas pelo cotidiano da instituição como uma construção social.

 

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Biografia do Autor

Jamille de Amorim Oliveira, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Egressa do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagens e Tecnologia (PPGIELT), da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Professora Efetiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

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Publicado

11/03/2021

Como Citar

OLIVEIRA, Jamille de Amorim; SILVA, Yara Fonseca de Oliveira e. ORIENTAÇÕES POLÍTICO PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e9757, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.9757. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9757. Acesso em: 23 dez. 2024.

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