Os Institutos Federais Gaúchos e o enfrentamento à pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12924

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Remoto, Pandemia de COVID-19

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica tentando se habituar as demandas oriundas da pandemia mundial de COVID-19 implementou o ensino remoto. Esse artigo teve como objetivos escrever as atividades sociais realizadas pelos Institutos Federais de Educação Profissional do Rio Grande do Sul, quanto ao auxílio a comunidade acadêmica e local durante o primeiro ano de declaração de pandemia pela Organização Mundial da Saúde, além de mapear como se deram as atividades acadêmicas após as orientações do Ministério da Educação e dos Institutos Federais, através de uma metodologia documental e bibliográfica. Em que pese, apesar dos entraves, as escolas deram continuidade ao ensino gratuito e de qualidade, além de iniciativas de apoio social e acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Eliana; POLYDORO, Soely. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na unicamp–brasil. Linha Mestra, n. 41a, p. 52-62, 2020. Disponível em: http://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/392/418. Acesso em: 20 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n41ap52-62

BRASIL. Decreto n. 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo,

Brasília, DF, 23 de jul. Seção 1, p. 1, 2004. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm>. Acesso: 16 de dez. 2015.

________. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde Boletim Epidemiológico – COE COVID-19. Brasília, n.3, mar. 2020a. Disponível em: <https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/21/2020-02-21-Boletim-Epidemiologico03.pdf>. Acesso em: 12 mai. 2020.

BRASIL. Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 3 fev. Seção 1, p. 1, 2020a. Disponível em: < https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388>. Acesso em: 05

jan. 2021.

_______. Decreto Legislativo n. 6, de 20 de março de 2020. Reconhece, para os fins do art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República encaminhada por meio da Mensagem nº 93, de 18 de março de 2020.

Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 de mar. Seção 1, p. 1 2020b. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/DLG6-2020.htm>. Acesso em: 10 nov. 2020.

_______. Portaria nº. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 18 de mar. Seção 1, p.39, 2020c. Disponível em: < http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376>. Acesso em: 14 mai. 2020.

_______. Portaria nº. 376, de 3 de abril de 2020. Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 6 de abr. Seção 1, p. 66, 2020d. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=515&pagina=66&data=06/04/2020>. Acesso em: 27 mai. 2020.

___________. Portaria nº 544, de 16 de Junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 16 de jun. Seção 1, p.62, 2020g. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872>. Acesso em: 02 jul. 2020.

___________. Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 1 de abr. Seção 1, p. 1, 2020h. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/mpv/mpv934.htm#:~:text=MPV%20934&text=Estabelece%20normas%20excepcionais%20sobre%20o,que%20lhe%20confere%20o%20art.>.Acesso em: 04 jan. 2020.

___________. Parecer CNE/CP nº: 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 1 de junho. Seção 1, p.32, 2020i. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14511-pcp005-20&category_slud=marco-2020-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 06 jan. 2021.

____________. Parecer CNE/CP nº: 11/2020. Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 3 de ago. Seção 1, p. 57, 2020j. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2020-pdf/148391-pcp011-20/file>. Acesso em: 06 jan. 2021.

__________. Portaria nº 1.030, de 1º de dezembro de 2020. Dispõe sobre o retorno às aulas presenciais e sobre caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais para integralização da carga horária das atividades pedagógicas enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 1 de dez. Seção 1, p. 55, 2020k. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-1.030-de-1-de-dezembro-de-2020-291532789>. Acesso em: 04 jan. 2020.

__________. Portaria MEC nº 1.038, de 7 de dezembro de 2020. Altera a Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meio digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e a Portaria MEC nº 1.030, de 1º de dezembro de 2020, que dispõe sobre o retorno às aulas presenciais e sobre caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais para integralização da carga horária das atividades pedagógicas, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 7 de dez. Seção 1, p.1, 2020l. Disponível em: <https://www.conjur.com.br/dl/portaria-mec-1038-aulas-presenciais.pdf>. Acesso em: 04 jan. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GUIZZO, Bianca Salazar; MARCELLO, Fabiana de Amorim; MULLER, Fernanda. A reinvenção do cotidiano em tempos de pandemia. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 46, 2020. Disponível em> <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022020000100402&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 07 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046238077

GUSSO, Hélder Lima et al . Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 41, e238957, 2020 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100802&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 06 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/es.238957

HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The difference between emergency remote teaching and online learning. (Online). Educause Review. Washington, Disponível em: <https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning>. Acesso em: 18 nov. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. IFRS. Resolução nº 020, de 23 de junho de 2020. Disponível em: < https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2020/06/Resolucao_020_2020_Aprova_manutencao_da_suspensao_atividades_academicas_administrativas-presenciais_por-prazo-indeterminado.doc.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2020.

KLEIMAN, A B; SANTOS MARQUES, I. B. A. letramentos e tecnologias digitais na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 15, p. e7514, nov. 2018. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7514>. Acesso em: 29 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2018.7514

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2003, 311 p.

OLIVEIRA, João Batista Araujo e; GOMES, Matheus; BARCELLOS, Thais. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Revista Ensaio: avaliação em políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 108, p. 555-578, set. 2020. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362020000300555&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 06 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802885

PRETI, Oreste. Educação a distância: fundamentos e políticas. Cuiabá: EdUFMT, 2009.

RODRIGUES, Bráulio Brandão et al. Aprendendo com o Imprevisível: Saúde Mental dos Universitários e Educação Médica na Pandemia de Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 44, supl. 1, e149, 2020. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000500302&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 07 jan. 2021 DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200404

Downloads

Publicado

08/05/2023

Como Citar

MIRANDA, Pauline Vielmo. Os Institutos Federais Gaúchos e o enfrentamento à pandemia de Covid-19. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e12924, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.12924. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12924. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.