Iniciação Científica no Ensino Médio Integrado:

ampliando a visão e o crescimento no ambiente acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12706

Palavras-chave:

iniciação científica, ensino médio integrado, integração curricular, relato de experiência

Resumo

Este relato trata da experiência como bolsista de iniciação científica do Ensino Médio Integrado que vivenciei, em 2020, como membro do Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Parnamirim, ao longo do desenvolvimento do projeto de pesquisa “Farol da Integração: analisando a integração curricular nos relatórios de Prática Profissional”. Essa vivência ampliou minha visão sobre o processo de produção científica, evidenciou a importância de desenvolver a criticidade, ter responsabilidade social e construir uma educação que caminhe em direção à formação integral dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Maria Azevedo Guilhermino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Estudante do 3º ano do curso Técnico de Nivel Médio em Informática, na Forma Integrado, do IFRN Campus Parnamirim; Bolsista de Iniciação científica do Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional (NuPEP).

Alison Pereira Batista, IFRN/Docente

Doutor em Educação (2021), Mestrado acadêmico em Educação (2013), Especialização em Pedagogia do Movimento (2003) e Licenciatura Plena em Educação Física (2002). Toda a sua formação acadêmica é vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN - Campus Parnamirim). É autor do livro Conhecimentos sobre o corpo: uma possibilidade de intervenção pedagógica nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Tem como áreas de interesse acadêmico e profissional: CORPO, APRENDIZAGEM, CULTURA DE MOVIMENTO, EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA, ENSINO MÉDIO e REDs (Recursos Educacionais Digitais). É membro dos Grupos de Pesquisa GEPEC/UFRN (Corpo e Cultura de Movimento), LEFEM/UFRN (Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia) e do NuPEP/IFRN/Parnamirim (Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional).

Priscila Tiziana Aliança, IFRN/Docente

Licenciada em Letras (Português-Inglês) pela UFPE; especialista em PROEJA pelo IFRN; mestre em Educação, tendo como área de concentração a Educação Profissional, pelo IFRN. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (IFRN) na linha de pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas, atuando junto ao Grupo de Pesquisa Observatório da Diversidade. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional (NuPEP). Estudiosa da abordagem (auto)biográfica como metodologia de (auto)formação e pesquisa, bem como dos processos de formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica.

Luiz Alberto Celestino Pessoa Pimentel, IFRN/Docente

Graduado em Letras - Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002); Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior pela Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN - FACEX (2006) e Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Referências

BRASIL. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Documento base. Brasília, DF: mec/setec, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 11 de junho de 2021.

IFRN. Projeto político-pedagógico do IFRN: uma construção coletiva. Natal/RN, 2012. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/ifrn/institucional/projeto-politico-pedagogico-1/lateral/menu-1/volume-1-documento-base. Acesso em: 19 de março de 2021.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MOURA, D. H.; LIMA FILHO, D. L.; SILVA, M. R. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.63, pp.1057-1080. ISSN 1809-449X.

https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206313.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte Autêntica. 2005.

YOUNG, M. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa, 44 n.151 p.190-202 jan./mar 2014.

Publicado

28/06/2022

Como Citar

GUILHERMINO, Júlia Maria Azevedo; BATISTA, Alison Pereira; ALIANÇA, Priscila Tiziana; PIMENTEL, Luiz Alberto Celestino Pessoa. Iniciação Científica no Ensino Médio Integrado: : ampliando a visão e o crescimento no ambiente acadêmico. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e12706, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.12706. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12706. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.