Projeto sobre educação financeira: contribuições para uma formação emancipadora no Ensino Médio Integrado no IFSP – campus sertãozinho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11722

Palavras-chave:

Formação integral, Projeto integrador, Educação financeira, Interdisciplinaridade

Resumo

O objetivo da pesquisa foi investigar as contribuições para a aprendizagem, autonomia e  pensamento crítico do estudante, de um projeto integrador denominado “Minha casa, minha dívida!”, abordando conhecimentos sobre educação financeira de maneira interdisciplinar e contextualizada. A metodologia empregada durante as fases de desenvolvimento e análise do projeto foi quanti-qualitativa baseada em elemento da pesquisa-ação. Os resultados obtidos demonstram que houve aprendizagem dos conteúdos abordados e que o projeto contribuiu para a formação integral, principalmente com a capacidade de inter-relacionar diferentes disciplinas e estas com a realidade vivenciada. Permitiu também, aos docentes envolvidos, uma compreensão mais ampla sobre os desafios e possibilidades da interdisciplinaridade.

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Biografia do Autor

Susiany Mirela Machado, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Sertãozinho

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de São Paulo - Campus Sertãozinho (2021).  Especialista em Gestão Pública pela Universidade Católica Dom Bosco (2013). MBA em Contabilidade: Governança e Controle pela Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (FUNDACE) (2010). Graduada em Ciências Contábeis pela Centro Universitário UNIFAFIBE - Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista (2007). Desde 2012 atua como Contadora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Sertãozinho.

 

Riama Coelho Gouveia, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Sertãozinho

Doutora em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Mestre em Ensino de Ciências Exatas - Física pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Possui graduação em Física (Licenciatura) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (2005). Desde 2008 é professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Sertãozinho. Tem experiência na área de Física e Ensino de Física.

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Publicado

03/02/2022

Como Citar

MACHADO, S. M.; GOUVEIA, R. C. Projeto sobre educação financeira: contribuições para uma formação emancipadora no Ensino Médio Integrado no IFSP – campus sertãozinho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e11722, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.11722. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11722. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS