Diferenciação curricular no Ensino Médio Integrado: recursos acessíveis, mediação pedagógica e trabalho colaborativo
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11492Palavras-chave:
Educação profissional e tecnológica. Ensino Médio Integrado. Educação Especial. Diferenciação curricular.Resumo
Os debates em torno da diferenciação curricular não se constituem como uma novidade no campo educacional. Hodiernamente, esta temática tem ganhado especial atenção no campo da Educação Profissional e tecnológica, devido ao aumento significativo de matrículas de estudantes com deficiência nesta modalidade de ensino. Neste estudo, serão analisadas as possibilidades de diferenciação curricular para o trabalho pedagógico no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI), objetivando apresentar possibilidades teóricas e metodológicas para os docentes que atuam nessa modalidade de ensino. Com base nas análises foi possível mapear três sentidos que a diferenciação curricular assume no contexto do EMI, quais sejam: o primeiro refere-se à criação de recursos acessíveis, o segundo sentido refere-se às estratégias de mediação pedagógica e o terceiro refere-se ao trabalho colaborativo.
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