Bullying na Educação Profissional e Tecnológica: análise crítica sob a perspectiva da sociedade capitalista contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11778

Palavras-chave:

Bullying, Violência Escolar, Educação Integrada, Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

Este artigo traz uma análise crítica sobre as relações que permeiam a escola, a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e o bullying no contexto da sociedade capitalista, abordando a importância da educação integrada como alternativa de combate e prevenção a esse tipo de violência. Fruto de uma pesquisa bibliográfica, a análise presente no texto se fundamenta em autores marxistas, que discutem sobre EPT e suas bases conceituais, dentre os quais destacamos Althusser (1970), Adorno (2003), Bourdieu (1998), Moura (2010), Frigotto (2014), Ciavatta (2012), Ramos (2012), entre outros. As considerações finais sinalizam para a importância da educação integrada para a superação da violência no espaço escolar, a partir do desenvolvimento da consciência crítica e da autonomia no indivíduo.

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Publicado

02/02/2022

Como Citar

SILVA, Nara Carvalho; SILVA JÚNIOR, José Espínola. Bullying na Educação Profissional e Tecnológica: análise crítica sob a perspectiva da sociedade capitalista contemporânea. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e11778, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.11778. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11778. Acesso em: 25 abr. 2024.

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ARTIGOS

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