Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12108

Palavras-chave:

Educação Física, inclusão, deficiência visual, esportes adaptados, educação profissional e tecnológica.

Resumo

O objetivo é verificar como a prática de esportes adaptados favorece a inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física (EF). É um estudo qualitativo realizado em 2019 no campus Tucuruí do IFPA em uma turma do ensino médio, onde foram desenvolvidas as modalidades de goalball e futebol de 5. As aulas foram estruturadas conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Utilizou-se para a coleta de dados um questionário adaptado de Cunha (2013) e as respostas foram processadas e analisadas pelo software IRAMUTEQ. Os resultados demostraram reflexões positivas sobre a inclusão e que esses esportes possuem características inclusivas. Conclui-se que a prática de modalidades de esportes adaptados nas aulas de EF favorece na inclusão de pessoas com deficiência visual.

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Biografia do Autor

Valdinei Matias Santana, Instituto Federal do Pará - IFPA

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Pará - Campus Belém

Evaldo Júlio Ferreira Soares, Instituto Federal do Pará - IFPA

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas 

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Publicado

06/04/2022

Como Citar

SANTANA, Valdinei Matias; SOARES, Evaldo Júlio Ferreira. Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e12108, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.12108. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12108. Acesso em: 26 abr. 2024.

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