Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12108

Palavras-chave:

Educação Física, inclusão, deficiência visual, esportes adaptados, educação profissional e tecnológica.

Resumo

O objetivo é verificar como a prática de esportes adaptados favorece a inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física (EF). É um estudo qualitativo realizado em 2019 no campus Tucuruí do IFPA em uma turma do ensino médio, onde foram desenvolvidas as modalidades de goalball e futebol de 5. As aulas foram estruturadas conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Utilizou-se para a coleta de dados um questionário adaptado de Cunha (2013) e as respostas foram processadas e analisadas pelo software IRAMUTEQ. Os resultados demostraram reflexões positivas sobre a inclusão e que esses esportes possuem características inclusivas. Conclui-se que a prática de modalidades de esportes adaptados nas aulas de EF favorece na inclusão de pessoas com deficiência visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdinei Matias Santana, Instituto Federal do Pará - IFPA

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Pará - Campus Belém

Evaldo Júlio Ferreira Soares, Instituto Federal do Pará - IFPA

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas 

Referências

ALVES, Maria Luíza Tanure; FIORINI, Maria Luiza Salzani. Como promover a inclusão nas aulas de Educação Física? A adaptação como caminho. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, Marília, v. 19, n. 1, p. 03-16, jan./jun. 2018.

ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, mai./ago. 2015.

BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: Planalto Central, 2008.

CENSO ESCOLAR. Notas Estatísticas 2019. Brasília, janeiro, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br. Acesso em: 10 out. 2019.

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. (Resenha). Revista Temas em Psicologia, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013.

CARDOSO, Vinicius Denardi. A reabilitação de pessoas com deficiência através do desporto adaptado. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 529-539, abr./jun. 2011.

CIAVATTA, Maria. RAMOS, Marise. Ensino Médio integrado. In: CALDART, Roseli Salete (orgs.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão popular, 2012. p.307-314.

COSTA, Alberto Martins da; SOUSA, Sônia Bertoni. Educação Física e esporte adaptado: história, avanços e retrocessos em relação aos princípios da integração/inclusão e perspectiva para o século XXI. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 25, n. 3, p. 27-42, mai. 2004.

CUNHA, Leonardo Miglinas. O esporte adaptado como conteúdo nas aulas de Educação Física. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.

DALL’ALBA, Jacira. GUERREIRO, Elaine Maia Bessa Rebello. Inclusão no contexto dos institutos federais de educação: contribuições do napne do ifam - cmzl. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 7., 2016, São Carlos. Anais eletrônicos. Campinas: Galoá, 2016. Disponível em: https://proceedings. science/cbee/cbee7/papers/inclusao-no-contexto-dos-institutos-federais-de-educacao--contribuicoes-do-napne-do-ifam---cmzl. Acesso em: 15 mar. 2020.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e Organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p.95-128.

FERREIRA, Eliana Lucia; CATALDI, Carolina Lessa. Implantação e implementação da Educação Física inclusiva. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 27, n. 48, p. 79-94, jan./abr. 2014.

FERREIRA, João Elias Vidueira; PEREIRA, Maria do Perpétuo Socorro Sarmento; COSTA, Deriks Karlay Dias. Uso de desenhos táteis para aumentar o acesso de deficientes visuais a informações esportivas. In: CARDOSO, André Luiz Rabelo. GUIMARÃES, Iza Manuella Aires Cotrim. JUNIOR, Edson Antunes Quaresma. (orgs.). Institutos Federais: educação gestão e atuação. Montes Claros: IFNMG, 2018. p. 88-101.

FREITAS, Michele Gomes; SALES, Zenilda Nogueira; MOREIRA, Ramom Missias. Representações de alunos com deficiência visual sobre as aulas de Educação Física escolar. Revista Eletrônica de Educação, Jequié, v. 10, n. 1, p.100-109, 2016.

GARIGLIO, José Ângelo. Educação Física no currículo de uma escola profissionalizante: um caso SUI GENERIS. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 23, n. 2, p. 69-88, jan. 2002.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

IFPA. Instituto Federal do Pará. Resolução n. 064/2018 – CONSUP de 22 de março de 2018. Belém, 2018. Disponível em: http://proen.ifpa.edu.br/. Acesso em: 21.05.2020.

IFPA. Instituto Federal do Pará. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2019-2023. Belém, 2019. Disponível em: https://prodin.ifpa.edu.br/pdinterativo. Acesso em: 04 mai. 2020.

MANTOAN. Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? (Coleção cotidiano escolar). São Paulo: Moderna, 2003.

METZNER, Andria Cristina. Contribuição da Educação Física para o ensino médio: estudo a partir da prática docente de professores de Institutos Federais. Revista Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 52, p. 106-123, set./2017.

MUNSTER, Mey de Abreu Van. Inclusão de estudantes com deficiências em programas de Educação Física: adaptações curriculares e metodológicas. Revista da Sobama, Marília, v. 14, n. 2, p. 27-34, jul./dez., 2013.

MILAN, Fabricio João; SALLES, Willian das Neves; RODRIGUES, Lilian Beatriz Schwinn. Educação Física adaptada como perspectiva de inclusão: percepções de alunos sem deficiência na educação física escolar. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde, Campinas, v. 15, n. 4, p. 432-451, out./dez. 2017.

NASCIMENTO, Franclin. FARIA. Rogério. A questão da inclusão na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, a partir da ação TEC NEP. In: NASCIMENTO, Franclin Costa do. FLORINDO, Girlane Maria Ferreira. SILVA, Neide Samico da. (orgs.). Educação profissional e tecnológica inclusiva: um caminho em construção. Brasília: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, 2013. p. 13-23.

SILVA NETO, Antenor de Oliveira. et al. Educação Inclusiva: uma escola para todos. Revista Educação Especial. Santa Maria, v. 31, n. 60, p. 81-92, jan./mar. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/24091. Acesso em: 01 jul. 2020.

NUNES, Silva; LOMÔNACO, José Fernando Bitencourt. O aluno cego: preconceitos e potencialidades. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 55-64, jan./jun. 2010.

OLIVEIRA, João Paulo dos Santos; MELO, Rafaela Dias. Educação Física ambiental e inclusiva: um relato de experiência interdisciplinar no desenvolvimento e apresentação de jogos sensoriais adaptados a uma estudante com deficiência visual. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Pernambuco, v. 1, p. 1-11, 2020.

RIBEIRO, Sônia Maria. O esporte adaptado e a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2009.

SALERMO, Marina Brasiliano; ARAÚJO, Paulo Ferreira de. Esporte Adaptado como tema da Educação Física Escolar. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 6, ed. especial, p. 212-221, jul. 2008.

Downloads

Publicado

06/04/2022

Como Citar

SANTANA, Valdinei Matias; SOARES, Evaldo Júlio Ferreira. Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e12108, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.12108. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12108. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.