Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12108Palavras-chave:
Educação Física, inclusão, deficiência visual, esportes adaptados, educação profissional e tecnológica.Resumo
O objetivo é verificar como a prática de esportes adaptados favorece a inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física (EF). É um estudo qualitativo realizado em 2019 no campus Tucuruí do IFPA em uma turma do ensino médio, onde foram desenvolvidas as modalidades de goalball e futebol de 5. As aulas foram estruturadas conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Utilizou-se para a coleta de dados um questionário adaptado de Cunha (2013) e as respostas foram processadas e analisadas pelo software IRAMUTEQ. Os resultados demostraram reflexões positivas sobre a inclusão e que esses esportes possuem características inclusivas. Conclui-se que a prática de modalidades de esportes adaptados nas aulas de EF favorece na inclusão de pessoas com deficiência visual.
Downloads
Referências
ALVES, Maria Luíza Tanure; FIORINI, Maria Luiza Salzani. Como promover a inclusão nas aulas de Educação Física? A adaptação como caminho. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, Marília, v. 19, n. 1, p. 03-16, jan./jun. 2018.
ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, mai./ago. 2015.
BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: Planalto Central, 2008.
CENSO ESCOLAR. Notas Estatísticas 2019. Brasília, janeiro, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br. Acesso em: 10 out. 2019.
CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. (Resenha). Revista Temas em Psicologia, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013.
CARDOSO, Vinicius Denardi. A reabilitação de pessoas com deficiência através do desporto adaptado. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 529-539, abr./jun. 2011.
CIAVATTA, Maria. RAMOS, Marise. Ensino Médio integrado. In: CALDART, Roseli Salete (orgs.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão popular, 2012. p.307-314.
COSTA, Alberto Martins da; SOUSA, Sônia Bertoni. Educação Física e esporte adaptado: história, avanços e retrocessos em relação aos princípios da integração/inclusão e perspectiva para o século XXI. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 25, n. 3, p. 27-42, mai. 2004.
CUNHA, Leonardo Miglinas. O esporte adaptado como conteúdo nas aulas de Educação Física. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
DALL’ALBA, Jacira. GUERREIRO, Elaine Maia Bessa Rebello. Inclusão no contexto dos institutos federais de educação: contribuições do napne do ifam - cmzl. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 7., 2016, São Carlos. Anais eletrônicos. Campinas: Galoá, 2016. Disponível em: https://proceedings. science/cbee/cbee7/papers/inclusao-no-contexto-dos-institutos-federais-de-educacao--contribuicoes-do-napne-do-ifam---cmzl. Acesso em: 15 mar. 2020.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e Organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p.95-128.
FERREIRA, Eliana Lucia; CATALDI, Carolina Lessa. Implantação e implementação da Educação Física inclusiva. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 27, n. 48, p. 79-94, jan./abr. 2014.
FERREIRA, João Elias Vidueira; PEREIRA, Maria do Perpétuo Socorro Sarmento; COSTA, Deriks Karlay Dias. Uso de desenhos táteis para aumentar o acesso de deficientes visuais a informações esportivas. In: CARDOSO, André Luiz Rabelo. GUIMARÃES, Iza Manuella Aires Cotrim. JUNIOR, Edson Antunes Quaresma. (orgs.). Institutos Federais: educação gestão e atuação. Montes Claros: IFNMG, 2018. p. 88-101.
FREITAS, Michele Gomes; SALES, Zenilda Nogueira; MOREIRA, Ramom Missias. Representações de alunos com deficiência visual sobre as aulas de Educação Física escolar. Revista Eletrônica de Educação, Jequié, v. 10, n. 1, p.100-109, 2016.
GARIGLIO, José Ângelo. Educação Física no currículo de uma escola profissionalizante: um caso SUI GENERIS. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 23, n. 2, p. 69-88, jan. 2002.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
IFPA. Instituto Federal do Pará. Resolução n. 064/2018 – CONSUP de 22 de março de 2018. Belém, 2018. Disponível em: http://proen.ifpa.edu.br/. Acesso em: 21.05.2020.
IFPA. Instituto Federal do Pará. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2019-2023. Belém, 2019. Disponível em: https://prodin.ifpa.edu.br/pdinterativo. Acesso em: 04 mai. 2020.
MANTOAN. Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? (Coleção cotidiano escolar). São Paulo: Moderna, 2003.
METZNER, Andria Cristina. Contribuição da Educação Física para o ensino médio: estudo a partir da prática docente de professores de Institutos Federais. Revista Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 52, p. 106-123, set./2017.
MUNSTER, Mey de Abreu Van. Inclusão de estudantes com deficiências em programas de Educação Física: adaptações curriculares e metodológicas. Revista da Sobama, Marília, v. 14, n. 2, p. 27-34, jul./dez., 2013.
MILAN, Fabricio João; SALLES, Willian das Neves; RODRIGUES, Lilian Beatriz Schwinn. Educação Física adaptada como perspectiva de inclusão: percepções de alunos sem deficiência na educação física escolar. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde, Campinas, v. 15, n. 4, p. 432-451, out./dez. 2017.
NASCIMENTO, Franclin. FARIA. Rogério. A questão da inclusão na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, a partir da ação TEC NEP. In: NASCIMENTO, Franclin Costa do. FLORINDO, Girlane Maria Ferreira. SILVA, Neide Samico da. (orgs.). Educação profissional e tecnológica inclusiva: um caminho em construção. Brasília: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, 2013. p. 13-23.
SILVA NETO, Antenor de Oliveira. et al. Educação Inclusiva: uma escola para todos. Revista Educação Especial. Santa Maria, v. 31, n. 60, p. 81-92, jan./mar. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/24091. Acesso em: 01 jul. 2020.
NUNES, Silva; LOMÔNACO, José Fernando Bitencourt. O aluno cego: preconceitos e potencialidades. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 55-64, jan./jun. 2010.
OLIVEIRA, João Paulo dos Santos; MELO, Rafaela Dias. Educação Física ambiental e inclusiva: um relato de experiência interdisciplinar no desenvolvimento e apresentação de jogos sensoriais adaptados a uma estudante com deficiência visual. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Pernambuco, v. 1, p. 1-11, 2020.
RIBEIRO, Sônia Maria. O esporte adaptado e a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2009.
SALERMO, Marina Brasiliano; ARAÚJO, Paulo Ferreira de. Esporte Adaptado como tema da Educação Física Escolar. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 6, ed. especial, p. 212-221, jul. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.