O estado do conhecimento sobre inclusão da pessoa com deficiência na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12865

Palavras-chave:

Inclusão, Pessoas com Deficiência, Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer uma síntese integrativa do conhecimento sobre o tema da inclusão das PcD na EPT, com base nos artigos publicados em periódicos indexados no Portal de Periódicos da Capes, no período de 2010 a 2021. A partir da análise de oito artigos foi possível identificar que o estado do conhecimento da temática analisada tem avançado, porém existem algumas lacunas a serem preenchidas como por exemplo estudo sobre a formação continuada dos professores da EPT para inclusão das PcD, mais estudos sobre a adaptações considerando as diferentes deficiências e necessidades dos alunos com deficiência e estudos sobre as políticas públicas voltadas para temática.

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Biografia do Autor

Aline Zorzi Schultheis de Freitas, Instituto Federal do Amazonas

Doutoranda em Educação na Universidde Federal da Paraiba. Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia. Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Gestão e Supervisão Escolar pela Faculdade da Amazônia. Especialista em Gestão de Instituições Públicas pelo Instituto Federal de Rondônia. Pedagoga pela Universidade Federal de Rondônia. Atualmente é pedagoga e coordenadora geral de cursos e ações inclusivas do Instituto Federal do Amazonas.

Ilane Ferreira Cavalcante, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), mestrado em Estudos da Linguagem (1996) e doutorado em Educação (2002) pela mesma universidade. Atualmente é professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP). É lotada no Campus Zona Leste, atuou como coordenadora da Universidade Aberta do Brasil no IFRN de 2011 a 2017 e, como tal, participou do Fórum Estadual de Formação docente. Foi vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB de 2011 a 2015. Lidera o grupo de Pesquisa Multirreferencialidade, Educação e Linguagem (GPMEL) desde 2011. É editora da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica - RBEPT/IFRN. Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em literatura e história da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, educação a distância, tecnologias e acessibilidade em educação; formação de professores, gênero e literatura. Publicou, entre outros, O romance da Besta Fubana :festa, utopia e revolução no interior do Nordeste (2008), Vestígios (2009) - livro de poemas - e Mulheres e Letras (2011).

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Publicado

25/05/2022

Como Citar

FREITAS, A. Z. S. de; CAVALCANTE, I. F. O estado do conhecimento sobre inclusão da pessoa com deficiência na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e12865, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.12865. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12865. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

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ARTIGOS

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