O estado do conhecimento sobre inclusão da pessoa com deficiência na Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12865Palavras-chave:
Inclusão, Pessoas com Deficiência, Educação Profissional e Tecnológica.Resumo
Este artigo tem como objetivo fazer uma síntese integrativa do conhecimento sobre o tema da inclusão das PcD na EPT, com base nos artigos publicados em periódicos indexados no Portal de Periódicos da Capes, no período de 2010 a 2021. A partir da análise de oito artigos foi possível identificar que o estado do conhecimento da temática analisada tem avançado, porém existem algumas lacunas a serem preenchidas como por exemplo estudo sobre a formação continuada dos professores da EPT para inclusão das PcD, mais estudos sobre a adaptações considerando as diferentes deficiências e necessidades dos alunos com deficiência e estudos sobre as políticas públicas voltadas para temática.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394, 20 de dezembro de 1996.
______. Decreto 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Página do Planalto na rede
mundial de computadores.
______. Resolução nº 1, de 5 de janeiro de 2021 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Diário Oficial da União Publicado em: 06/01/2021 - Edição: 3 - Seção: 1 - Página: 19.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial. Parâmetros Curriculares Nacionais: adaptações curriculares. Brasília: MEC, 1998.
______. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia Assistiva. – Brasília: CORDE, 2009. 138 p.
______. Ministério da Educação. Plataforma Nilo Peçanha. Disponível em: http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/ Acesso em 29 maio 2021.
CARVALHO, Ermans Quintela; CAVALCANTI, Ricardo Jorge de Sousa. Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica: abordagem emancipatória do trabalho como princípio educativo. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. e115953219-e115953219, 2020.
FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago; JOHANN, Jackson. A história da escola de educação especial Bem Me Quer–APAE de Toledo–Paraná. Revista HISTEDBR On-Line, v. 12, n. 45e, 2012.
HEIDRICH, Regina de Oliveira et al. Tecnologia Assistiva para a inclusão de pessoas com deficiência na educação profissional. Revista Prâksis, v. 1, 2016.
HEREDERO, Eladio Sebastian. A escola inclusiva e estratégias para fazer frente a ela: as adaptações curriculares. Acta Scientiarum. Education, v. 32, n. 2, p. 193-208, 2010.
LEMOS, Elizama das Chagas; CAVALCANTE, Ilane Ferreira; ALMEIDA, Rosemary Pessoa Borges de. Ana?lise e diagno?stico da acessibilidade no Moodle para deficientes visuais. Holos, v. 4, p. 1-23, 2020.
LIMA, Michelle Pinto; CAPPELLE, Mônica Carvalho Alves. Educação Profissional de Pessoas com Deficiência: adaptações para a acessibilidade. Perspectiva, v. 31, n. 3, p. 1065-1098, 2013.
MATTJE, Emerson Tyrone; SANTOS, Everton Rodrigo. A pessoa com deficiência na política pública do programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC/Viver sem Limite). Revista Prâksis, v. 2, p. 173-194, 2018.
MAZZOTA, Marcos JS. Educação especial no Brasil. 3ª edição. Porto Alegre: Artes, 1991.
MILLI, Elcio Pasolini; THIENGO, Edmar Reis. Tampimática e o Pensamento Aritmético: Quantificando e Representando Números com um estudante com Deficiência Intelectual. Anais do Seminário Nacional de Educação Especial e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, v. 3, n. 3, 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; DEMO, Pedro; SILVA, Renan Antônio da. Pessoas com Deficiência (PcD) egressas de uma formação profissional: trabalho e educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 1703-1729, 2020.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo" estado da arte" em educação. Revista diálogo educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.