O estado do conhecimento sobre inclusão da pessoa com deficiência na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12865

Palavras-chave:

Inclusão, Pessoas com Deficiência, Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer uma síntese integrativa do conhecimento sobre o tema da inclusão das PcD na EPT, com base nos artigos publicados em periódicos indexados no Portal de Periódicos da Capes, no período de 2010 a 2021. A partir da análise de oito artigos foi possível identificar que o estado do conhecimento da temática analisada tem avançado, porém existem algumas lacunas a serem preenchidas como por exemplo estudo sobre a formação continuada dos professores da EPT para inclusão das PcD, mais estudos sobre a adaptações considerando as diferentes deficiências e necessidades dos alunos com deficiência e estudos sobre as políticas públicas voltadas para temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Zorzi Schultheis de Freitas, Instituto Federal do Amazonas

Doutoranda em Educação na Universidde Federal da Paraiba. Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia. Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Gestão e Supervisão Escolar pela Faculdade da Amazônia. Especialista em Gestão de Instituições Públicas pelo Instituto Federal de Rondônia. Pedagoga pela Universidade Federal de Rondônia. Atualmente é pedagoga e coordenadora geral de cursos e ações inclusivas do Instituto Federal do Amazonas.

Ilane Ferreira Cavalcante, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), mestrado em Estudos da Linguagem (1996) e doutorado em Educação (2002) pela mesma universidade. Atualmente é professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP). É lotada no Campus Zona Leste, atuou como coordenadora da Universidade Aberta do Brasil no IFRN de 2011 a 2017 e, como tal, participou do Fórum Estadual de Formação docente. Foi vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB de 2011 a 2015. Lidera o grupo de Pesquisa Multirreferencialidade, Educação e Linguagem (GPMEL) desde 2011. É editora da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica - RBEPT/IFRN. Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em literatura e história da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, educação a distância, tecnologias e acessibilidade em educação; formação de professores, gênero e literatura. Publicou, entre outros, O romance da Besta Fubana :festa, utopia e revolução no interior do Nordeste (2008), Vestígios (2009) - livro de poemas - e Mulheres e Letras (2011).

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394, 20 de dezembro de 1996.

______. Decreto 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Página do Planalto na rede

mundial de computadores.

______. Resolução nº 1, de 5 de janeiro de 2021 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Diário Oficial da União Publicado em: 06/01/2021 - Edição: 3 - Seção: 1 - Página: 19.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial. Parâmetros Curriculares Nacionais: adaptações curriculares. Brasília: MEC, 1998.

______. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia Assistiva. – Brasília: CORDE, 2009. 138 p.

______. Ministério da Educação. Plataforma Nilo Peçanha. Disponível em: http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/ Acesso em 29 maio 2021.

CARVALHO, Ermans Quintela; CAVALCANTI, Ricardo Jorge de Sousa. Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica: abordagem emancipatória do trabalho como princípio educativo. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. e115953219-e115953219, 2020.

FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago; JOHANN, Jackson. A história da escola de educação especial Bem Me Quer–APAE de Toledo–Paraná. Revista HISTEDBR On-Line, v. 12, n. 45e, 2012.

HEIDRICH, Regina de Oliveira et al. Tecnologia Assistiva para a inclusão de pessoas com deficiência na educação profissional. Revista Prâksis, v. 1, 2016.

HEREDERO, Eladio Sebastian. A escola inclusiva e estratégias para fazer frente a ela: as adaptações curriculares. Acta Scientiarum. Education, v. 32, n. 2, p. 193-208, 2010.

LEMOS, Elizama das Chagas; CAVALCANTE, Ilane Ferreira; ALMEIDA, Rosemary Pessoa Borges de. Ana?lise e diagno?stico da acessibilidade no Moodle para deficientes visuais. Holos, v. 4, p. 1-23, 2020.

LIMA, Michelle Pinto; CAPPELLE, Mônica Carvalho Alves. Educação Profissional de Pessoas com Deficiência: adaptações para a acessibilidade. Perspectiva, v. 31, n. 3, p. 1065-1098, 2013.

MATTJE, Emerson Tyrone; SANTOS, Everton Rodrigo. A pessoa com deficiência na política pública do programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC/Viver sem Limite). Revista Prâksis, v. 2, p. 173-194, 2018.

MAZZOTA, Marcos JS. Educação especial no Brasil. 3ª edição. Porto Alegre: Artes, 1991.

MILLI, Elcio Pasolini; THIENGO, Edmar Reis. Tampimática e o Pensamento Aritmético: Quantificando e Representando Números com um estudante com Deficiência Intelectual. Anais do Seminário Nacional de Educação Especial e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, v. 3, n. 3, 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; DEMO, Pedro; SILVA, Renan Antônio da. Pessoas com Deficiência (PcD) egressas de uma formação profissional: trabalho e educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 1703-1729, 2020.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo" estado da arte" em educação. Revista diálogo educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.

Downloads

Publicado

25/05/2022

Como Citar

FREITAS, Aline Zorzi Schultheis de; CAVALCANTE, Ilane Ferreira. O estado do conhecimento sobre inclusão da pessoa com deficiência na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e12865, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.12865. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12865. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.