Atividades não presenciais durante a pandemia de covid-19:

a percepção de alunos de dois Institutos Federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13204

Palavras-chave:

Tecnologias digitais da Informação e Comunicação, Tecnologias Emergentes, Instituto Federal de Santa Catarina, Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Resumo

Analisou-se a percepção de discentes de dois institutos federais (IFSC e IFRS) a respeito de atividades não presenciais (ANP) realizadas durante o período inicial da pandemia da covid-19. A pesquisa foi realizada por meio de um formulário on-line contendo 24 questões. Refletindo o fato de o IFSC ter seguido com aulas no formato de ANP e o IFRS ter suspendido todas as suas aulas, algumas respostas apresentaram diferenças significativas entre as duas instituições. Ficou evidente que o período de pandemia causou, para muitos discentes, um rompimento na comunicação entre discente/discente e discente/docente. Embora com dificuldades, percebe-se que a maioria dos entrevistados procurou se ajustar da melhor forma possível à nova situação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Ambrósio-Accordi, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Técnica em Assuntos Educacionais

Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Viamão

Licenciada em Educação Física - ULBRA

Especialista em Dança - PUCRS

Especialista em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica - IFSC

Especialista em Pesquisa e Prática Pedagógica - IFSC

Mestranda em Informática na Educação - IFRS

Iury de Almeida Accordi, Instituto Federal de Santa Catarina

Professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica

Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC, Câmpus Joinville.

Licenciado em Ciências Biológicas

Mestre em Ecologia

Doutor em Ciências

Referências

ALVES, É. C. R. F. et al. Análise da percepção dos alunos do CEPI Dom Veloso frente a aprendizagem remota em tempos da pandemia COVID-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 1578-1598, jan. 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/22689/18185. Acesso em: 5 ago. 2021.

BRASIL. Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Brasília: Atos do Poder Executivo, 2020. Dsponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em 5 ago. 2021.

CYRANOSKI, D. New virus identified as likely cause of mystery illness in China. Nature News, 08 jan. 2020. (Atualizado em 9 jan. 2020).

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas: 2002.

GIORNO, L.; ROSA, B. Ensino remoto emergencial em tempo de pandemia: a percepção de alunos do Ensino Médio e Técnico Integrado no uso do ambiente virtual de aprendizagem. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS, 2020, São Carlos. Anais [...]. Sã Carlos: UFSCAR, ago. 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1754. Acesso em: 5 ago. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Resolução Nº 038, de 21 de agosto de 2020. Bento Gonçalves: Instituto Federal do Rio Grande do Sul, 2020a. Disponível em: https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/Resolucao_038_2020_Aprova_Regulamento-de-atividades-pedagogicas-nao-presenciais-do-IFRS.pdf. Acesso em: 27 jul. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Portaria Nº 281, de 13 de março de 2020. Bento Gonçalves: Instituto Federal do Rio Grande do Sul, 2020b. Disponível em: https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2020/03/281_Suspensão-temporária-das-atividades-no-âmbito-do-IFRS.pdf. Acesso em: 27 jul. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA. Entenda as atividades não presenciais. Florianópolis: IFSC, s.d. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/anp-atividades-nao-presenciais. Acesso em: 27 jul. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA. Portaria do(a) Reitor(a) N° 1178, de 16 de março de 2020. Florianópolis: Instituto Federal de Santa Catarina, 2020. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/documents/30681/1852909/Portaria+retificada/6ace3bca-9a62-4ff7-a0c2-92352072ada4. Acesso em: 27 JUL. 2021.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Portaria Nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Brasília: Ministério da Educação, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/port4059-2004.pdf. Acesso em: 27 jul. 2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução Nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 27 jul. 2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília: Ministério da Educação, 2020a. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 27 jul.2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria Nº 376, de 3 de abril de 2020. Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Brasília: Ministério da Educação, 2020b. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-376-de-3-de-abril-de-2020-251289119. Acesso em: 27 jul. 2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CP Nº 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: Conselho Pleno / Conselho Nacional de Educação, 2020c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 27 jul. 2021.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Coronavírus: 1 morte e 291 casos confirmados. Brasília: Ministério da Saúde, 17 mar. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/coronavirus-1-morte-e-291-casos-confirmados. Acesso em: 27 jul. 2021.

ORGANIZAÇÃO PAN AMERICANA DA SAÚDE. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia, 11 mar. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/news/11-3-2020-who-characterizes-covid-19-pandemic. Acesso em: 27 jul. 2021.

TATAGIBA, J. S.; TATAGIBA, L. S. Educação em tempos de pandemia: limites e potencialidades segundo a percepção dos estudantes de uma escola estadual do Rio de Janeiro. EAD em Foco, v. 11, n. 2, e1317, 2021. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/download/1317/670/7562. Acesso em: 12 out. 2021.

Downloads

Publicado

01/06/2022

Como Citar

AMBRÓSIO-ACCORDI, Andréia; ACCORDI, Iury de Almeida. Atividades não presenciais durante a pandemia de covid-19: : a percepção de alunos de dois Institutos Federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e13204, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.13204. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13204. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.