O lugar da produção docente em uma organização não governamental

Autores

  • Rodrigo dos Santos França CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA FRANÇA, Rodrigo dos Santos Assistente Social, Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local e discente no curso de licenciatura em sociologia. https://orcid.org/0000-0003-2783-3953
  • Áurea Regina Guimarães Tomasi CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TOMASI, Áurea Regina Guimarães Socióloga, mestre e doutora em Ciências da Educação e professora do Programa de Mestrado Profissional Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local. Centro Universitário UNA. aureagt@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-5627-7717

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12317

Palavras-chave:

Docente, Formação, Dicionário de Ideias, Mapa de Atividades, Memorial de Formação.

Resumo

O presente artigo trata da elaboração de um produto técnico em atendimento às exigências do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, do Centro Universitário UNA, proveniente da pesquisa de mestrado intitulada “A percepção dos docentes do processo de formação de jovens em situação de vulnerabilidade social”. Buscou-se apresentar um relato da pesquisa de dissertação de mestrado: como os docentes compreendem o contexto, a seleção e a organização de diferentes conteúdos, bem como de que modo qualificam o processo de formação, aquisição de conhecimento e interpretação dos jovens na educação profissional. Dessa forma, esse produto técnico é destinado a todos os docentes que sintam necessidade de um instrumento pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo dos Santos França, CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA FRANÇA, Rodrigo dos Santos Assistente Social, Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local e discente no curso de licenciatura em sociologia.

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), pósgraduação em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro (2006),mestrado profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA(2019). Atualmente é Educador Social/Assistente - Superintendência de Educação da AssociaçãoProfissionalizante do Menor de Belo Horizonte, foi professor da Sociedade de Ensino Superior Centro MineiroFACEMBH e está cursando licenciatura em Sociologia na Universidade Paulista UNIP . Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4107911887392808

Áurea Regina Guimarães Tomasi, CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TOMASI, Áurea Regina Guimarães Socióloga, mestre e doutora em Ciências da Educação e professora do Programa de Mestrado Profissional Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local. Centro Universitário UNA. aureagt@gmail.com

Graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Universidade Federal de Minas Gerais (1979); pós graduação em Ciências Sociais Aplicadas à Educação _ Faculdade de Educação da UFMG (1982); mestrado em Ciências da Educação - Université René Descartes - ParisV Sorbonne (1994) e doutorado em Ciências da Educação - Université René Descartes Paris, V Sorbonne (2005). Foi coordenadora do Programa de Capacitação de Dirigentes - PROCAD, da Secretaria de Estado da Educação SEE/MG. Foi Tutora no Curso de Formação Superior de Professores- Veredas, pela Universidade do Estado de Minas Gerais- FAE/UEMG.Tem experiência na área de Metodologia Científica e Sociologia com ênfase em Educação. Atuou de 2001 até 2017 na docência, pesquisa e extensão no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG . Atualmente é professora adjunta no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, do Centro Universitário Una. Tem atuado em ensino, pesquisa e extensão, principalmente nas seguintes sub áreas : organizações populares, escola, formação de professores, inovação social, práticas culturais de leitura e cinema.

Referências

ANDRÉ, Isabel; ABREU, Alexandre. (2006); Dimensões e espaços da inovação social. Finisterra: Revista portuguesa de geografia, v. 41, n. 81, p. 121-141.

CANDAU, V.M. (org.). A formação de educadores: uma perspectiva multidimensional. In:__________.Rumo a uma nova didática. 24. ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

DOWBOR, L. Educação e apropriação da realidade local. Estudos Avançados, v. 21 n. 60, São Paulo. maio-ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103=40142007000200006-sscriptsci_arttext. Acesso em: 6 março. 2018.

FAULSTICH & ROCHA. A função pragmática do contexto linguístico em obras lexicográficas e terminográficas. In: ZINGLÉ, H. (Org). Travaux du Lilla nº 2. 1997.

FRAGOSO, Antônio. Contributos para o debate teórico sobre o desenvolvimento local: um ensaio baseado em experiências investigativas. In: Revista Lusófona de Educação, n. 5, p. 63-83, 2005.

LOPES, M. Desafios e caminhos para a formação de Professores no Brasil. PORVIR, 2015. Disponível em: <https://goo.gl/seYlzj>. Acesso em 10 de nov. de 2018.

Downloads

Publicado

18/02/2022

Como Citar

FRANÇA, Rodrigo dos Santos; TOMASI, Áurea Regina Guimarães. O lugar da produção docente em uma organização não governamental. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e12317, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2021.12317. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12317. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.